quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Departamento Municipal de Trânsito divulga relatório de trabalho

O Departamento Municipal de Trânsito de Candiota (DMTC) divulgou, na quarta-feira, dia 11, um relatório de esclarecimentos sobre os serviços executados, em andamento, e em planejamento. O órgão foi criado em 2011 com o objetivo de atender a legislação federal que instituiu novas competências aos municípios sobre a regulamentação, gestão e fiscalização do setor.

No documento, constam como trabalhos já executados até o momento: a capacitação necessária para o desenvolvimento das atividades, além do estudo e levantamentos em algumas ruas do município, mais precisamente nas vias que receberam asfalto na Vila Operária e na sede do município. Também são elencados, como ações em andamento: a elaboração de projetos de leis; de Cartilha de Regulamentação de Calçadas; e o projeto para revitalização de trânsito e circulação que deverá atingir todos os bairros e área rural de Candiota.

Como destaca a diretora do Departamento, Marta Martins, “nossa prioridade é a fiscalização, projeção e execução das vias urbanas do município. Os primeiros passos foram dados, onde efetuamos a fiscalização das obras de pavimentação, fazendo substituições nos projetos elaborados antes da criação do Departamento, as quais ainda estavam em desacordo com as normas do Código Brasileiro de Trânsito”.

Sinalização 

Conforme adianta Marta, em 2012, o setor atuará, por exemplo, no término da sinalização das ruas Francisco Assis do Pinho e Acácio das Neves com pintura dos meios-fios, colocação de placas de sinalização, bem como colocação de material arenoso e calcário na parte onde os moradores deverão construir suas calçadas. “Ainda na Rua Francisco Assis do Pinho estaremos colocando placas nos pontos comerciais, estipulando o horário para carga e descarga (das 6h às 8h e das 18h às 20). O mesmo critério será usado nos demais estabelecimentos comerciais que apresentarem alguma dificuldade na circulação”, enalteceu.

Além disto, deve ser executado o projeto de revitalização da sinalização da sede do Município. “Juntamente a isto, faremos o levantamento patrimonial das placas. Ao terminarmos, passaremos para os bairros da Vila Residencial, Vila Operária, Seival e a área rural”, relato ao acrescentar que: “cabe destacar que as localidades São Simão e João Emílio recebem obras de pavimentação. Em função disto, as mesmas receberão a devida sinalização, acompanhada pela fiscalização do DMTC”.

Controle de tráfego e fiscalização 

De acordo com a diretora, um trabalho para o controle no estacionamento e circulação de caminhões nas vias urbanas será desenvolvido. “Nossa meta é instalar placas estipulando que, dentro do perímetro urbano, somente será permitindo a circulação de caminhões com até dez toneladas. Para os veículos acima deste peso será indicada uma rota alternativa, a qual receberá ações que facilitem a circulação”, comentou Marta.

Ainda para este ano, está prevista a realização de uma campanha, em parceria com a Brigada Militar, para a conscientização da população quanto aos direitos e deveres de cada um. Somente após isto, iniciará o processo de aplicação de multas cabíveis.

O DMTC 

O Departamento está instalado na rua Ulysses Guimarães, nº190, em Dario Lassance, e atende pelo telefone (53) 32457106.

Segundo Marta, por se tratar de um órgão novo, o DMTC ainda está em estruturação. “Ainda temos algumas deficiências, mas estas serão sanadas do decorrer de sua implantação em razão da boa vontade e disposição das pessoas envolvidas no processo”, garantiu. Por fim, ela frisa que este “é um Departamento em ritmo de formação que, com o tempo, deixará demonstrada toda sua importância no processo que busca garantir o desenvolvimento do nosso município dentro da Lei e normas impostas”.

10 comentários:

  1. Clebismar Cougo de Oliveira12 de janeiro de 2012 às 14:48

    Gostaria de solicitar as autoridades do DMTC, que vistoriassem com carinho, a rua Pedro Koromberg, aqui na resedencial na altura da Clínica Laboral, pois estacionam carros dos dois lados da rua criando dificuldades para a passagem de um terceiro carro, quem sabe este departamento não determina, estacionarem em só um dos lados, póis a mesma e estreita e assim o tránsito vai fluir melhor e a população da residencial agradece e eu também.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não entendi esta notícia, pois fiquei afastado de Candiota por 3 anos e ao voltar, me deparo com a senhorita Marta Martins (PMDB de quatro costados)coordenadora de transporte no governo do PT ???
    Por favor, alguém me explique isso...

    ResponderExcluir
  3. Não entendi também a tal campanha para conscientização de direitos e deveres, que seria incrementada em parceria com a Brigada Militar. Afinal, quem é habilitado, a priori, já deve saber seus direitos e deveres. Ahhh e ainda, só depois multar. Multar???? Autuar e/ou Notificar somente, pois quem multa é o DETRAN e ainda, só depois de instalada uma JARI no município.

    ResponderExcluir
  4. eu explico anônimo do dia 13/01 03:29 é que ela faz parte do novo partido de Candiota o PF (Partido do Folador), assim como o Fitinha, Claúdio Hernendes, Rosauria, Juliano Correia, Liliana, Bibiana, Diogo Louco, Pé Preto, Cocota, Renato Bello, Jornalzinho da cidade... entre outros. Diz um número de 1 à 10, eheheh.....

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de sugerir a criação de agentes municipais de trânsito em Candiota, concentrando a fiscalização dos mesmos na Rodovia Miguel Arlindo Câmara. E também que o município melhorasse as condições dessa importante via, tanto na sinalização quanto na coibição da alta velocidade na mesma (instalação de redutores de velocidade e pardais no período urbano da João emílio, por exemplo). Como o prefeito daqui não goza da simpatia da presidente Dilma, acho que o dinheiro para reformar a Miguel Câmara não vem mais. O jeito é achar uma solução caseira para ela. Quem sabe um pedágio comunitário, APENAS para ônibus e caminhões?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo doa 13, 12:39:
    Obrigado pela explicação. Agora entendi. Quer dizer, todo esse pessoal trocou de lado por "competência profissional"?? Deve ser isso, né. Mas também , Candiota é um lugar pequeno mas reúne um número considerável de políticos sem-vergonha. Esse prefeito daqui faz tanta negociata que, tenha certeza, deixaria o seu José Sarney ruborizado. Com certeza!

    ResponderExcluir
  7. essa gente não tem lado, tem é preço... se diziam anti-PT, novos filiados do PF(Partido do Folador) Darlan, Celso dos Santos, Guilherme Barão...

    ResponderExcluir
  8. E o Presidente Celso hein!
    Agora ema ato de desespero colocou o Enio Tavares como assessor; sim esse mesmo Enio que concorreu a vereador pelo PT e também pelo PMDB,,,

    Nas eleições passadas desancava de cabo a rabo o Celso com diversos e impublicaveis prdicados... agora o Celso tenta conseguir os votinhos dos eleitores do Enio para tentar se manter como vereador...

    Acho muito dificil, pois o Enio não se dá bem nem com os proprios irmão, isso que são vizinhos e no mais ele já firmou compromisso também com outros candidatos a vereadores, sendo uma do PMDB..

    Pobre Celso está dando soco no ar!!!

    ResponderExcluir
  9. É o PMDB pegando os cargos file-mignon e deixando pra nós do PT só a carne de pescoço......credo!! nunca imaginei que seria assim

    ResponderExcluir
  10. Isso tudo por culpa do seu Folador, que cospe nos militantes do PT e trata os peedebistas a filé mignon...
    Nada como um dia após do outro...
    Quero ver se as bandeirinhas do PT vão caminhar com ele na próxima. Quero ver...

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.