quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Em termos percentuais, uma das maiores favelas do país fica a 800m da Prefeitura de Candiota

Já postei aqui que, segundo o IBGE, é considerado favela – ou “aglomerado subnormal” – região que têm pelo menos 51 domicílios, com ocupação ilegal e em terreno inadequados para urbanização. 

Segundo o mesmo estudo do IBGE, publicado no mês passado, compilados do Censo de 2010, os aglomerados subnormais são favelas, invasões, baixadas e palafitas, e que pessoas vivendo nestas áreas praticamente dobrou nos últimos 20 anos.

Diante disso e conforme nossa postagem S.O.S. Comunidade do Areal - O lado enferrujado da moeda, inegável que o Areal, hoje com aproximadamente 106 domicílios, na cidade de Candiota, trata-se de uma favela ou aglomerado subnormal - “AS”.

Se no país a multiplicação se deu em 20 anos, no nosso município a ocorrência aconteceu, de forma acelerada, nos últimos 3 anos, com a consolidação da favela do Areal, o lado enferrujado da moeda.

O caderno “Aglomerados Subnormais”, do estudo do IBGE, aponta que 323 municípios abrigam os 6% de brasileiros, 11,4 milhões de pessoas, morando em “AS”. As áreas metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belém, juntas, abrigam 43,7 da população que vive em “AS”.

Abaixo um quadro, elaborado a partir dos dados do IBGE, que mostra as regiões metropolitanas e suas “AS”.

A coluna “População” refere-se ao total de habitantes de toda a região metropolitana; a coluna “Habitante AS” refere-se ao número absoluto de pessoas vivendo em “aglomerados subnormais”.

O IBGE, também com base no Censo Demográfico 2010, fez um levantamento das cidades com os maiores aglomerados subnormais. Confira:


Se considerarmos que a cidade de Candiota (antiga Dario Lassance e adjacências), possui algo em torno de 1036 domicílios e que 106 deles encontram-se na favela do Areal;

Considerando-se ainda que em cada domicílio vivam 3,3 pessoas (média IBGE), concluí-se que a cidade de Candiota tem uma população em torno de 3.419 habitantes e 349 deles domiciliados na Favela do Areal.


Daí se depreende, salvo números em contrários, que a Favela do Areal, na cidade de Candiota, em termos percentuais, é maior que todas as favelas da região metropolitana de Belo Horizonte, comparada as das regiões metropolitanas de São Paulo e Fortaleza, e a frente dos aglomerados subnormais de outras 18 capitais e suas respectivas regiões metropolitanas, que concentram os maiores agrupamentos de favelados do Brasil.

E mais, a favela do Areal, conta com o dobro da população da favela de Coroadinho, em Belém, a maior favela das capitais brasileiras, em temos percentuais. Confira:


Isto é triste. É um sentimento de vergonha com relação a nossa cidade.

Ainda que se presencie a favelização de Candiota, diante de um silêncio constrangedor ao lado, é inegável que o governo Folador esta construindo um saldo positivo de realizações, tal como pavimentação de ruas e outras tantas divulgadas em tempo real aqui no Blog.

E o grande desafio para 2012, papel para a mídia isenta e descompromissada com a parcialidade, será construir um território de boa vontade, onde as discussões possam ser abertas, o contraditório estimulado e toda forma de intolerância política abolida.

Se tiver errado, que me perdoem. Outra vez, posso até estar cometendo inconveniências verbais, mas provocar o debate, mostrando os prós e TAMBÉM os contras, também é uma forma de buscar soluções para centenas de pessoas que vivem em situações subumanas, como no caso da comunidade do Areal.

Duplo clique nos quadros acima para visualizá-los maiores.

32 comentários:

  1. Não sou contra pavimentar ruas, mas um dos grandes erros do governo Folador foi a falta de estabelecimento de prioridades. Existem demandas mais prementes, como construções de açudes e outras iniciativas para combater a seca no interior, investimentos em saúde( a começar pela saída do secretário), qualificação profissional e o empenho para atrair empresas( temos a argila que não é aproveitada) e a organização e melhoria destes aglomerados subnormais. O Folador teve e tem a oportunidade de fazer muito mais, pois dinheiro não falta nesta gestão( arrecadação praticamente dobrou c/ a Fase C). E para finalizar 90% deste pessoal remanescente do PMDB que recebeu os mimos do Falador vai de Odilo, aguardem!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. depois dessa ate eu vou conhecer a tal favela do areal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz pelo seu interesse, mas ao invés de vir conhecer a tal favela, porque você não vai até o gabinete do prefeito e pergunta a ele porque ele não faz um zoológico pois estamos parecendo exatamente isso bichos.essa minha ironia é a mais pura verdade

      Excluir
    2. Olha, sinceramente, não sei se dar para chamar de favela, um local onde tem TV por assinatura, carros novos, alguns inclusive zero Km. Pois é, se acham injustiçados ainda. E o pior que ainda existem demagogos que defendem. Duvido que tu publique isso moderador do Blog, pois estou criticando algo que você defende.

      Excluir
  3. Vai anônimo Jan 18, 2012 06:34 AM. Vai lá e volta falando mal do governo, como faz o Taylor. Fala, fala, fala, mas tem gente dele com teta na prefeitura. Isso ele não fala. Moral de cueca.

    ResponderExcluir
  4. Na semana do natal fui ali no arel levar uma amigo meu e me lembrei quando era motorista da ouro e prata e passava todos os dias na ponte do guaiba e via aquela favela cheia de barraquinhos com crinças na frente brincando com animais. Uma imagem triste que nunca imaginei que ia ver em candiota.

    ResponderExcluir
  5. Meu caro anônimo "Jan 18, 2012 07:18 AM" você tergiversou.

    Pergunte ao prefeito Folador se pedi ou indiquei alguém para ocupar cargo na prefeitura. A propósito, a bem da verdade, até agora, graças ao bom Deus, ainda não precisei do expediente do puxasaquismo.

    Ainda consigo pensar com a própria mente e aqui defendo minhas convicções, expondo minha modesta opinião e deixando que cada um gere as suas conclusões, a exemplo de você.

    Um abraço.

    Taylor Lima

    ResponderExcluir
  6. ola boa tarde.. nao sei como essas pessoas pensam nao. pelo seguinte.. nao e de agora que areal foi invadido.2 isso ja vem de outra epoca nao quero entrar em atrito sobre qual epoca 3 pode fazer 500 casas ali no areal quando terminar alguem vai do lado das 500 casas e vai fazer os barraquinhos e tudo começa novamente..o problema e que tem gente que quer que tudo caia do ceu.. essa e minha opiniao...

    ResponderExcluir
  7. Não quero puxar assado pro lado de ninguém, mas sou moradora do areal(favela) assim como muitos chamam!
    Mas vejo uma unica pessoa que todas as semanas passa na frente de nossa casa, aqui na triste e imunda favela.Pelo qual nem preciso citar nome pois ele é consciente o suficiente para saber quem é ele.e além disso para não criar mais algumas citações desagradáveis com o seu nome.
    Pelo que vejo não se torna somente problemas para o sr prefeito do município, Sabemos que é triste a situação, que falta muitas coisas na nossa cidade.
    Mas aqui na nossa favela não são todos que tem acesso as redes sociais, e não estão ligados nesses tipos de comentários.
    mas eu queria somente salientar que aqui vivem seres humanos, famílias, carentes, favelados ou não seres humanos. e essas artimanhas para atingirem o governo municipal, nos afeta em muito pois isso nos causa muito constrangimento. pois é triste ver as pessoas cruzar nas nossas ruas com olhar de piedade e outros de indiferença, eu concordo que as suas criticas são verdadeiras a situação...

    ResponderExcluir
  8. Taylor te pergunto que época começou as acupações no areal?
    Isso é culpa de governos anteriores que não investiu em habitação, mas engraçado de tudo isso que acho, que fica tentando fazer uma oposição muito critica em relação ao governo atual, não sei que magoa tem que leva fazer isso.
    Mas sabemos que a historia não é bem assim, não sou contra que mora lá pelo contrario sou a favor se hoje estão assim faltou investimento em nosso municipio, mas também tem coisa que faz a gente pensar mais pouco, como foi citado acima, tem gente mesmo de carros zero ou quase zero mas claro não podemos genalizar, e sabemos que muitos estão fazendo da invasão um grande negacio isso não acho justo nem ético, mas não ocorre isso no geral mas isso é fato que tem acontecido, dizem que estão pedindo até 25 mil por um terreno, diz que tem gente que chega ter de 3 a 4 lotes.
    Isso causa uma mancha nessa situação.
    Mas defendo quem por não ter sindo feito nada no governo anterior isso que teve 8 anos e nada foi feito. Se hoje terminar governo Folador já investiu mais em 3 anos do que 8 anos deles.

    ResponderExcluir
  9. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Nota: Para outros significados, veja Favela (desambiguação).Desculpe mais me senti obrigada a fazer isso,o ibge esta errado,aqui diz o que quer dizer favela,para bom entendedor lugar onde há suicidios,assasinatos,drogas,e onde o governo não ajuda com projetos para saneamento basico,eletricidade,agua potavel,e para regularizar,onde as pessoas vivem,não e o caso de candiota,e onde as pessoas vivem em extrema pobresa desempregados,isto e a ONU que diz,então sinto muito,ibge tem que rever o caso,e minha opinião,e espero que o senhor entenda e coloque obrigada tenha uma boa noite.

    .
    Nota: Para outros significados, veja Favela (desambiguação).


    Favela Dharavi, uma das maiores do mundo, em Mumbai, Índia. 55% da população da cidade vive em favelas, que cobrem apenas 6% das terras da cidade.[1] A taxa de crescimento de favelas em Mumbai é maior do que a taxa de crescimento urbano geral.[2]
    Favela (português brasileiro), bairro de lata (português europeu) ou musseque (português angolano), tal como definido pela agência das Nações Unidas, UN-HABITAT, é uma área degradada de uma determinada cidade caracterizada por moradias precárias, falta de infraestrutura e sem regularização fundiária. Segundo a Organização das Nações Unidas, a porcentagem da população urbana que vive em favelas diminuiu de 47 por cento para 37 por cento no mundo em desenvolvimento, no período entre 1990 e 2005.[3] No entanto, devido ao crescimento populacional e ao aumento das populações urbanas, o número dos moradores de favelas ainda é crescente. Um bilhão de pessoas no mundo vivem em favelas[4] e esse número provavelmente irá crescer para 2 bilhões em 2030.[5] Outro relatório da ONU, divulgado em 2010, apontou que 227 milhões de pessoas deixaram de viver em favelas na década de 2000.[6]
    O termo tem sido tradicionalmente referido a áreas de habitação que já foram respeitáveis, mas que se deterioraram quando os habitantes originais foram deslocados para novas e melhores partes da cidade, porém o termo também é aplicado aos vastos assentamentos informais encontrados nas cidades do mundo subdesenvolvido e em desenvolvimento.[7]
    Muitos moradores opõe-se energicamente contra a descrição de suas comunidades como "favelas", alegando que o termo é pejorativo e que, muitas vezes, resulta em ameaças de despejos.[8] Muitos acadêmicos têm criticado a UN-HABITAT e o Banco Mundial, argumentando que a campanha criada pelas duas instituições denominada "Cidades Sem Favelas" levou a um aumento maciço de despejos forçados.[9]
    Embora suas características geográficas variem entre as diferentes regiões, geralmente essas áreas são habitadas por pessoas pobres ou socialmente desfavorecidas. Os edifícios de favelas variam desde simples barracos a estruturas permanentes e bem-estruturadas. Na maioria das favelas ocorre a falta de água potável, eletricidade, saneamento e outros serviços básicos, como policiamento e corpo de bombeiros, por exemplo.

    ResponderExcluir
  10. Favela:Um conjunto disforme de barracos feitos de madeira e sucata, montados em locais sem condições de moradia.Nosso lugar tem condições o prefeito esta batalhando,muita coisa não depende dele,embora eu não votei nele,agora vou votar,pois ele esta batalhando,enquanto o meu partido que eu tinha como o certo,chama todos nós de favelados,mais este ano que venha o pmdb pedir voto para os favelados,venham que vcs vão ganhar uma pedrada.

    ResponderExcluir
  11. Não sei o porque sentir pena de nos que moramos ali no areal,porque tudo foi conquistado com muita luta,concerteza existem muitas coisas a fazer,mas tem muita gente que pensa que estamos sujando a imagem de Candiota com nossas casas,alguns tem mais outros tem menos mas em todos lugares é assim,e nos moradores do areal nos sentimos muito feliz de morar ali pois não teriamos condições de pagar 25,30 mil por um terreno,e outra coisa ao governo atual obrigado.

    ResponderExcluir
  12. AnônimoJan 18, 2012 07:13 PM
    Muito bem, esta com toda razão, estão querendo usar descriminar o areal mas isso não passa de uma ação politiqueira, mas depois vão com certeza pedir votos, hoje dizem que culpa do Folador, para coloca culpa claro, mas isso não passa dos pmedbistas, mas não hora de pedir votos essa gente, não vão lembrar que chamam de favela ou favela 2F.
    Mas tem que correrem esse que chamam de favela.

    ResponderExcluir
  13. favela todo o candiota era quando era aquele desgoverno com a continuaçao do folador candiota no futuro vai ser um mar de rosas aguardem

    ResponderExcluir
  14. para pessoas que vive da politica e moram numa bonita casa da cgtee sem pagar aluguel agua e iptu e facil falar das pessoas do areal. Não mora ali mais vou toda semana na casa da minha irmã, eles estão ali não e porque gosta e que não tem outro lugar. os politicos deveria conhecer o areal, tem muitos que não sabe onde fica. mas eles sabe que o prefeito da dinheiro pa globo, ctg, time de futebol, donos de cavalo fas festa e as pessoas ali passando que precisa de tudo.não tenho partido gosto das pessoas mais e muito triste ver as pessoas do areal desempregada morando mal.

    ResponderExcluir
  15. ! tu ta tentando, tentando fazer com que o povo desconsidere folador!!! MAS O POVO NÃO É BOBO, DAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAALE FOLADOR!! OS PMDbistas FALAM, FALAM DO AREAL mas o areal é todo,TODO do FOLADOR!

    ResponderExcluir
  16. Defendo arduamente o pessoal do Areal.
    Tenho certeza q quem é contra está em uma casa
    bem central bem mobiliada muito confortável, assim é fácil tomar posições contrárias.
    E tenho certeza que todas as medidas necessárias então sendo tomadas, mas isso sabemos q é um pouco demorado, o primeiro passo já foi dado, portanto desejo felicidades aos moradores do Areal, precisamos acreditar e desanimar jamais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo contigo anonimo.. bah fico de cara com esse partido que nao esta no governo usando os moradores do areal mas pelos comentarios dos moradores de la acho que se deram mal.. o povo e sabio...ok abraços...

      Excluir
  17. Fui conhecer essa favela de Candiota. É muito triste as familias constrindo barraquinhos no meio de um banhado. Já vi este filme em outros lugares, depois de chegar nesse ponto não termina mais.Aqui em Bagé quando se fala de Candiota é tudo no aumentativo, mas eu não conhecia esse lado triste.

    ResponderExcluir
  18. este negocio do areal e so politicagem das viuvinhas desesperadas porque eles sabem que aquele pessoal e todo do folador mas o povao nao e bobo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou contra as pessoas do Areal, elas são vítimas dos maus políticos.
      E nós que moramos nas ruas próximas da favela. Nossa casa hoje vale a metade de quando compramos 4 anos atrás. Quando o prefeito vier pedir voto na minha casa vou mostrar para ele a grande obra do governo dele.

      Excluir
  19. anonimo 19 de janeiro de 2012 02:52 tu esta com pena do pessoal do areal ali so tem gente de bem e gente muito bem renumerada tem gente que tem carro do ano e lote no assentamento gente bem financeiramete

    ResponderExcluir
  20. Falam tanto em favela, o Taylor esta querendo que da para perceber para levar outro lado, todos sabem onde quer chegar.
    Mas pergunto qual cidade que não tem uma favela, eu não considero favela o areal, é só olhar que as casa não são favelas, 80% a grande maioria são casas boas, não sou contra quem tem casa boa, quero dizer, no sintido que não devemos chamar de favela, se todas favelas fossem assim.
    Mas pelo que sabemos para começar favela não tem luz ligada legalmente para começar.
    Então não use os moradores do areal como escudo politico construa suas bases politicas para poder dizer algo.
    E podem ter a certeza que muita gente gostaria de hoje estar morando no areal, eu mesmo gostaria de estar com construindo uma casa nesse espaço.
    Com certeza muitos que chamam de favela nunca fizeram nada para mudar uma palha em Candiota, pelo contrario são do time que cada vez pior muito melhor. Mas só que eles não estão tendo sorte Candiota hoje esta cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  21. Vejo, que é triste ver e entender a cabeça das pessoas.
    Nosso município é tão pequeno e é considerado um município rico.
    Não sei se essa questão causa pena,medo, enfim não sei como expressar a indignação ou comoção das pessoas que aqui postam suas opiniões que todos tem o direito de expressar.
    mas faço um questionamento a todos nossos amigos que aqui deixam suas opiniões.
    o que o LOTEAMENTO AREAL É PARA OS MORADORES DA NOSSA CIDADE? VAMOS FAZER UMA ENQUETE, PERGUNTAR A OPINIÃO DO POVO, DOS NOSSOS VIZINHOS E VER SE REALMENTE SOMOS FAVELADOS OU SOMOS OPORTUNISTAS. SE SOMOS NECESSITADOS OU APROVEITADORES.
    POIS AQUI NOS FICA CLARO QUE É QUESTÃO POLITICA, MAS QUERO DIZER QUE A POLITICA É DE QUATRO EM QUATRO ANOS,
    E AQUI SOMOS PARA ESSES E MUITOS OUTROS ANOS.
    SOMOS SERES HUMANOS COMO TODOS AQUI DO NOSSO MUNICÍPIO.
    PEÇO A TI TAILOR QUE FAÇA UMA ENQUETE SOBRE ESSE ASSUNTO!

    ResponderExcluir
  22. VERGONHA APENAS VERGONHA.
    DESCRIMINAÇÃO É CRIME.
    PARA ATINGIREM O GOVERNO ATINGEM O POVO.
    CUIDADO QUE AS PESSOAS ESTÃO OBSERVANDO TUDO

    ResponderExcluir
  23. pessoal o areal é uma palhaçada, a maioria dos moradores estão empregados e tem condições de pagar aluguel,alguns tem carro do ano é só vocês irem lá olhar, muitos estão mais interessados no valor de mercado do terreno que é no centro do município, outros tem propriedades no interior de Candiota no qual já estão arrendando, propriedades essas dadas pelo governo, e outros já estão vendendo as casas do areal, em um lote foi construindo um "boteco" o que isso tem a ver com habitação? Então o pior cego é o que não quer ver, puro interesse político. agora digam que isso não acontece no areal que eu não comento mais nada, mas não me venham com desculpas esfarrapadas. a propósito e tinham "gato" de luz, que é crime.

    ResponderExcluir
  24. infelizmente o areal começou com pessoas que vieram de pinheiro machado trazidas pelo prefeito folador para votar na sua pessoa e as mesmas pessoas foram invadindo aquela area com a concordancia do senhor folador é so perguntar para a presidenta da associação de moradores do areal talvez éla não queira se comprometer porque desde 5 de novembro de 2011 éla esta filiada ao PT partido do folador é so perguntar.

    ResponderExcluir
  25. infelizmente o areal começou em novembro de 2008, logo após a vitória do prefeito Folador. infelizmente os primeiros lotes foram marcados por pessoas que anos atrás já tinham invadidoa campo da CRM perto da cimbagé, com o apoio do vereador Luiz Carlos Folador. infelizmente não tem como negar que quem votou no Folador ajudou a criar a favela do Areal. infelizmente eu votei no Folador.

    ResponderExcluir
  26. Vendo comentario, parece que não pode se filiar ao PT, só pode se filiar no partido das viuvinha infelizes, coloca na tua cabecinha, que hoje vivemos em uma democracia temos a liberdade para se filiar no P que quisermos ou estou enganado temos que se filair no partido qua vamos agradar os outros.
    Cada comentario que nos faz a pensar como tem gente bitolada ainda.

    ResponderExcluir
  27. GENTEEEEEEEE, VCS SABEM AONDE É A NOVA FAVELA DO FOLADOR!
    NO NOSSO BALNEÁRIO (PRAINHA DE CANDIOTA), DIZ QUE COM A AUTORIZAÇÃO DO SR PREFEITO EM EXERCÍCIO E TUDO. OLHEM SÓ COMO AS FAVELAS ESTÃO AUMENTANDO NO NOSSO MUNICIPIO.

    ResponderExcluir
  28. E cada vez vai aumentar mais. POis os moradores que receberam as acasinhas proximo a CRM, querem abandonas as casas pois na primeira chuva (isso que estamos em seca) inundou todas as casas.
    Inclusive na semana passada foi feita uma reportagem pelo jornal Folha do Pampa, e alguns corajosos abriram a boca, mais a maioria se calou, com medo de represalias.
    Mas a resposta virá no voto.
    Casas humildes com dignidade, e não pinturas bonitinhas e pura armadilha para os moradores que nem banho quente podem tomar, porque cai a rede que foi projetada de forma incompetente e irresponsável.,

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.