É incrível que a nossa Prainha, ao longo de décadas, resisti a todo esse tempo, passado 40 anos desde a construção da barragem, como sendo o principal e mais visitado ponto turístico do nosso município, mesmo sem a atenção necessária e as mínimas condições de infra-estrutura.
Candiota, o berço da revolução Farroupilha, pólo carbonífero, energético e cimenteiro, município de uma grande riqueza histórico-cultural, cidade pólo de geração de empregos, ainda não despertou para a industria do turismo, interessante para ser explorado sob o aspecto econômico e necessária para o lazer da comunidade em geral.
Todas essas potencialidades, em especial da prainha, fizeram com que a cidade se destacasse e despertasse o interesse de milhares de pessoas que, mais uma vez, super lotaram as margens do grande lago, no último fim se semana, quando da realização do concurso Garota Verão/2012.
É lamentável que os turistas cheguem à nossa cidade, repletos de entusiasmo, e não podermos oferecer uma estrutura sustentável suficiente para atendê-los com eficácia, deixando a desejar desde o estressante engarrafamento de carros, passando pelas questões sanitárias e mão de obra pouco qualificada, que causam prejuízos ao crescimento do turismo no nosso município.
Um turismo sustentável é fruto de um despertar de consciências, que busque diariamente a qualificação dos serviços oferecidos e, consequentemente, gerando lucratividade e principalmente a satisfação dos munícipes e visitantes.
Para atingir esse progresso precisamos eliminar definitivamente as improvisações de última hora, trabalhar com um planejamento em longo prazo, e não de duas semanas como ocorreu no caso do evento da Garota Verão.
É necessária uma consciência ecológica e sustentável mútua ocasionando uma mudança de mentalidade, investimentos e acessibilidade a profissionalização por parte de todos.
Do empreendedor comerciante em investir em seus funcionários para o melhor acolhimento do turista e por parte dos trabalhadores em investir na educação profissional.
Da Prefeitura a qual se preocupe em deixar a cidade bonita, enquanto, por exemplo, na Prainha - que é um belo local para visitação turística - temos um estrada de acesso (Miguel Arlindo Câmara) tomada de lixo industrial a céu aberto.
Assim fica claro que embora tenhamos as indispensáveis improvisações do “Tatú Magaíver”, nossas ações de marketing turístico ainda são da “era da pedra lascada”.
No próximo verão, outra vez, Garota Verão, prainha super lotada, muitas coisas a festejar, mas quiçá sem os problemas e mazelas de todos os anos.
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
Garota verão em uma Prainha improvisada
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
- Compartilhe este conteúdo.
10 comentários:
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Obrigado e não deixe de comentar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boa tarde!! não te tiro a razão em que devemos ampliar o turismo em candiota,mais esta feito sim,a longo prazo,outra coisa que vou dizer talvez vc e a maioria das pessoas não saibam,e não sei porque que não falam,ficam quietos,o maigaiver não fez nada de graça não,ele foi muito bempago,oito mil reais foi pago para ele reformar e arrumar lá,então peço para as pessoas procurar se imformar antes de falar,pois tem gente se achando e esta recebendo para muitos trabalhos,e não diz que é a prefeitura que esta pagando,então acordem não vão na primeira choradeira do eu fiz...vejam quem está por trás do espelho.vc não tem culpa,simplesmente está mau imformado.Este senhor sempre faz as coisas com o chapéu dos outros,gil deison,luiz carlos vcs vão continuar deixando até quando?
ResponderExcluirPorque será que quando alguém quer fazer alguma coisa para melhorar Candiota aparece um bando de idiotas que nunca fizeram nada pelo município para criticar????????
ResponderExcluirO problema em Candiota são os conchavos políticos e, nisso, o seu Folador é mestre. Negociata é com ele mesmo. Esse secretário de cultura é um maria-vai-com-as-outras, pois não tem voz ativa e o seu partido estava ontem com o PMDB e já se abraçou no PT por cargos. Não tem como melhorar desse jeito...
ResponderExcluirTalvez um dia,nós fossemos um bando de idiotas,agora não?agora nós enxergamos pessoas aproveitadoras que querem se fazer em cima dos outros,que são demagogas usando o nome dos outros para seu bem próprio,Prestem bem atenção agora no periodo eleitoral em quem vcs vão enganar para tentar conseguir votos,indiferente de partido,pois o enganado será vcs!!
ResponderExcluirhahahaahah vc adora falar do secretario de cultura,ele não tem voz ativa?ele tem e muita,Pois e ele que esta ali,foi ele que o folador chamou para estar na pasta de novo,não vc????ele estava junto com opmdb tenho certeza que não!!existe um ditado que diz me diga com andas e te direi quem es,então meu caro tenho certeza que ele não estava lá não fale o que vc não sabe.
ResponderExcluireu acho que o prefeito poderia muito bem fazer um local com piscinas nem que seja para sócios que fica muito melhor ai a chinelagem não frequenta toda a cidade tem um local assim para a população menos candiota
ResponderExcluirmais que inguinorancia deste anonimo mais e um baita idiota nao que se juntar com chinelagem fala serio te manda de candiota e faz um picinao so pra tua turma classe media alta
ExcluirNão acredito nisso!!!!!já não basta a discriminação com o pessoal do areal,agora vai ter com o pessoal,que frequenta lugares públicos,minha cara,vc já imaginou se a praia do cassino,tivesse privações?ou copacabana?vc quer um clube privado????? construa um,ali vc vai escolher quem entra,e prefeitura e nenhuma cidade tem isso,pois e pública,Fala sério somente em candiota que acontece isso....
ResponderExcluiracho q tem que ter retriçoes sim... principalmente de segunda á sexta .. por q se reunen muitas familias na prainha p descançar, curtir ferias... se não haver isso.. a prainha vai vira um boteko de bebados e drogados... SE QUEREM RESPEITO RESPEITEM PRIMEIRO..
ResponderExcluirtodos querem um lugar d respeito p curtir com afamilia...
acho q todos devem ter o msmo direito desde q respeitem as pessoa... fora menos bebendo e dando showzinho. fora piriguety transando na aqgua. fora gente ipocrita ,, VAMOS TORNA UM LUGAR DE PAZ E RESPITO..
ResponderExcluirTEM Q TER MAIS POLICIAMENTO SOMENTE P PRAINHA TEM MUITA MENINA E MENINO MENOS FAZENDO FIASCO