sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Saúde - especialistas fazem críticas a vetos de Dilma à Emenda 29

Segundo matéria do jornal O Globo, assinada por Carolina Benevides e Sérgio Roxo, a falta de uma exigência para que a União eleve os seus gastos com Saúde é, na avaliação de especialistas, o principal ponto negativo da lei sancionada na última segunda-feira pela presidente Dilma Rousseff e que regulamentou a Emenda 29.

Eles dizem que o impedimento para que estados e municípios maquiem os gastos deve elevar a verba, mas esse dinheiro não será suficiente para resolver as carências do setor.

- A expectativa de que se pudesse aumentar significativamente os recursos da Saúde, principalmente com contribuição da área federal, foi frustrada - afirmou o ex-ministro da Saúde Adib Jatene.

Aloisio Tibiriçá, vice-presidente da Confederação Nacional de Medicina (CFM), também fala em "frustração": - Foi uma frustração para todos que esperavam que o governo desse prioridade à Saúde pública. Quando faz um subfinanciamento do setor, você está fortalecendo a Saúde privada.

3 comentários:

  1. Parece que a saúde não é prioridade do governo federal em nosso país. Se um país tem a aspiração de ser uma potência mundial(como especulam alguns especialistas), deve priorizar a educação, a saúde, a segurança, a habitação e criar frentes de empregabilidade e renda. Enquanto o governo brasileiro brincar de governar o país não podemos sequer sonhar em ser uma grande potência. Que pena! Nosso povo tão sofrido merece um governo que se preocupe em atender suas necessidades básicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido,vc sabe qyem e o responsavel por cada municipio,ou seja oque e feito e escolhindo pela comunidade ou seja,procure o conselho de educação e saude do municipio,e veja oque eles escolheram onde os secretarios iram aplicar o dinheiro,acredito que vc não saiba,por isso estou lhe dizendo,em pinheiro e aqui na hulha somos nós que escolhemos,em candiota tambem tem,cobre deles foi eles que escolheram não os secretarios,que acata,isto deve estar em ata dos conselhos abraços

      Excluir
    2. No minimo deve ser uma pessoa muito mau informada, e com certeza gosta da privaraia.
      Mas investimento a educação um projeto de longo prazo, traz grande retorno a saúde porque as pessoas fica nitido que retorno possitivo traz uma grande economia, pela situação que se encotrava nosso pais vai longe pelas sequelas que ficou pela privataria tucana.

      Excluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.