quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Candiota integra-se ao Sistema Nacional de Trânsito


Durante a terça-feira, dia 14, o Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) efetuou uma inspeção técnica junto ao Departamento Municipal de Transportes e Circulação (DMTC) de Candiota. O objetivo foi avaliar a qualidade do sistema que está sendo estruturado no município para, então, incluí-lo no Sistema Nacional de Trânsito (SNL).

Conforme relata a coordenadora do DMTC, Marta Martins, foram avaliados itens como os projetos de curto, médio e longo prazo para melhorias de sinalização – além da já existente –, o programa de Educação para o Trânsito, a organização estrutural do Departamento (implantado no ano passado), bem como da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) – também instaurada em 2011. “Foi um trabalho bastante detalhado, com análise de uma vasta lista de documentos. O importante é que fomos aprovados”, salientou Marta.

A inspeção foi executada pelos técnicos do Cetran, Olegário Rodrigues Filho e Dilmar Mendes Brasil. “Todos os municípios têm que estar integrados no Sistema Nacional de Trânsito. Há cerca de um mês, Candiota já havia encaminhado a documentação completa. Na avaliação, constatamos que o órgão municipal está em ótimo estado”, destacou Filho, ao informar que todos os documentos foram encaminhados até o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O que muda?

Com a aprovação na inspeção, o município passa, automaticamente, no processo para integração junto ao Sistema Nacional de Trânsito. A homologação e inserção no SNL, porém, deve ocorrer dentro de 30 dias.

A partir deste momento, por exemplo, a Brigada Militar terá autonomia de autuar qualquer veículo que estiver em vias do município em situação de parada, circulação ou estacionamento, inclusive com aplicação de multas por infrações.

No que diz respeito ao poder público municipal, o DMTC passa a ser o órgão responsável pelo desenvolvimento de atividades de engenharia de tráfego, ações educativas de trafegabilidade, além de controle e análise de estatísticas referentes à circulação de veículos.

A coordenadora aponta alguns dos primeiros trabalhos que deverão ser executados. “Temos alguns serviços já estabelecidos para executar. Um deles é a troca de placas e reforço da sinalização existente, bem como a implantação de um sistema controlado para cargas e descargas”, adiantou. Outro ponto citado é sobre a regulamentação de circulação de veículos pesados dentro dos bairros. “Vamos delimitar rotas alternativas de acesso e de tráfego”, comentou. Marta também destaca a instalação de sinalização específica junto às intuições de ensino como uma das ações que deverão ser instauradas o mais breve possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.