terça-feira, 7 de agosto de 2012

Manifestantes iniciaram demarcação de lotes de área invadida

Quatro dias após a invasão de área em Candiota, os manifestantes seguem instalados no local.


Foto: Francisco Porto
A área é destinada à construção de 207 moradias populares através do programa do governo federal “Minha casa, minha vida”. O Poder Judiciário já determinou a reintegração de posse ao governo municipal, mas até o momento as negociações não avançaram. 

Os manifestantes aproveitaram o tempo estipulado para a desocupação para iniciar as marcações dos lotes. O representante do grupo, Edismar Quadros, explica que acredita em uma negociação positiva com o poder público, por isso o grupo iniciou as demarcações.

Segundo ele, existem mais duas áreas que foram ocupados por manifestantes no passado e, hoje, somam centenas de casas. “Não temos para onde ir. Se a prefeitura não dá condições de moradia e trabalho, nós precisamos ocupar para conseguir alguma coisa mesmo”, declara. 

Quadros conta que a intenção é conseguir derrubar a liminar de reintegração até hoje. Se não for possível, manterão a ocupação, e continuarão as tratativas e as negociação com o poder público. Para ele, trata-se de uma questão social, devendo ter a atenção e ser observada pelas autoridades, pois os manifestantes estão em busca de moradia e se dispõe a construir no local se obtiverem licença do poder público. “Nós estamos defendendo uma causa social. Se tem o projeto dessas moradias populares aqui fica até mais fácil, porque nós só queremos a área, vamos construir por nossa conta”, explica. 

Prevista para iniciar até o final do ano, as obras do residencial estão em processo de licitação através da gerenciadora do programa, Caixa Econômica Federal. A expectativa é de que os manifestantes cumpram a medida judicial ainda nesta semana, de forma pacífica, sob a supervisão da Brigada Militar.

Fonte: Jornal Minuano

9 comentários:

  1. Pois é, acho que a prefeitura de Candiota não tem obrigação nehuma de resolver o problemas habitacionais dos outros municípios da região, pois o que estou visualizando é a presença de muita gente de outros municípios que oportunistamente vem se infiar nos assuntos de Candiota, promovidos pelo fãs da discórdia e anarquia, que estão patrocinando essa ação! Eu luto por uma Candiota melhor para quem vive e trabalha aqui no município, portanto temos que dar um basta ao inchaço em detrimento do crescimento ordenado, portanto sou a favor de uma ação enérgica e decisiva do poder judicial a a respeito da retirada desse pessoal e acrescento a necessidade de abertura de processo de investigação para a apuração dos verdadeiros responsáveis pela ação, pois só assim poderemos dormir em paz, com esse tipo de sujeito cumprindo pena em reclusão!

    ResponderExcluir
  2. esta na hora do municipio fechar as portas para forasteiros que vem para destruir candiota!!!
    essa açao foi orquestrada pela politica da eleiçao,pessoas que tem casas e pessoas de fora do municipio estao envolvidas nisso!! isso se chama provalecimento eleitoral!!!
    acho que ta na hora da populaçao de candiota se mobilizar contra esse tipo de gente que so quer interesse proprio,que nao pensa no coletivo!!! fora forasteiros!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também acho,tem que tirar este pessoal e mostrar que candiota,não e uma cidade sem lei,estas pessoas chegam aqui,e passam por cima de tudo,onde se viu invadir um terreno onde centenas de familias candiotenses estão esperando ser comtepladas com suas resideencias,pessoas que sempre trabalharam e moraram aqui,isto esta virando uma pouca vergonha,parece as casas da cgtee onde várias pessoas que não eram daqui,invadiram e ficaram com as casas,sem vinculo nenhum com candiota,virou tudo empizza,espero que o prefeito mande eles sairem,para que isso sirva de exemplo para futuras invasões!!

      Excluir
  3. Enquanto existir políticos, que se dizem políticos, da própria base de apoio do governo municipal, insuflando essas invasões, o municipio de Candiota continuará sendo refem de exploradores que vem de outros municipios, fazer dessas invaões de áreas públicas um negócio lucrativo. Hoje invade aqui, vende, invade lá, vende também, e assim por diante. Ao passo que, quem quiser comprar um terreno, para honestamente construir sua casa, terá que desembolsar mais ou menos 30 mil reais. Prefeito Folador, está na hora de cortar o mal pela raíz. A hora é agora. Dura é a lei, mas é a lei.

    ResponderExcluir
  4. A idéia do Prefeito Folador é de emendar o loteamento Areal ao Loteamento da Portelinha.
    Esse cinturão de habitações, por mais precarias que sejam, tem em seu interior eleitores, que poderão se somar ao seu projeto de candidatura a Deputado, o que não é novidade para ninguem, isso todo mundo sabe.
    Só que é preciso fazer crescer esse projeto dentro do regramento legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEM ACHAVA QUE IA VIRAR PIZZA SE RALOU,CANDIOTA TEM DONO SIM!! QUE ISSO SIRVA DE EXEMPLO,PARA NÃO VIREM MAIS PARA CÁ INVADIR O QUE E NOSSO,SIM NOSSO,POIS PAGAMOS IMPOSTO!!QUANDO VIRÃO AQUELE MONTE DE POLICIAIS,POLICIA DE CHOQUE,O PESSOAL BAIXOU A CABEÇA PASSIVAMENTE E SE RETIROU DO TERRENO PÚBLICO,AGORA ESTÃO EM ARÉA PRIVADA,QUE VAI DURAR MENOS QUE CARNAVAL NA LATA,POIS O DONO E ADVOGADO,E JÁ ENTROU COM A LIMINAR PEDINDO REINTEGRAÇÃO DE POSSE,OU SEJA JÁ ERA!!

      Excluir
  5. eu acho uma barbaridade oque esses invasores fizeram.Porque a maioria dos invasores ja tinham moradia e perderem tempo tirando o lugar que havia sido destinado a um projeto de 207 casas para pessoas que nao tem ou estao em areas de risco...
    Mas com a ajuda do batalhao de policia eles conseguiram desocupar a area.

    ResponderExcluir
  6. quando a policia chegou não tinha ninguem ,os invasores ja tinham saido no dia anterior de noite e nem precisava um batalhão de policia ate porque não eram 200 familia naõ tinha mais que 30 pessoas mais era boato.

    ResponderExcluir
  7. Gostamos muito da matéria! Parabéns! Muito bem elaborada!
    E pra quem procura investimentos em loteamentos abertos, fechados ou loteamentos industriais na região de Campinas, Piracicaba e Ribeirão Preto a Cemara Loteamentos tem a opção correta pra você. Podemos tanto tirar suas dúvidas a respeito do assunto, como apresentar ótimas oportunidades que cabem no seu bolso! www.cemara.com.br

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.