segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Tensão em Candiota: área é ocupada por cerca de 100 manifestantes

Uma área destinada à construção de 207 casas do Programa “Minha casa, minha vida” foi ocupada, na quinta-feira, em Candiota, por trabalhadores assalariados e filhos de assentados.

No dia 03, o Poder Judiciário determinou a reintegração de posse à prefeitura, mas os ocupantes permaneceram. A Brigada Militar de Bagé e Pelotão de Operações Especiais uniram-se à polícia candiotense e, até o fechamento desta edição, tentavam negociar uma desocupação pacífica.
Condições de sobrevivência é a solicitação dos ocupantes. Edismar Quadros, representante do grupo que se instalou na área, conta que eles são filhos de agricultores que migraram para a cidade para trabalhar: “o campo não nos dava condições de sobrevivência, então viemos para a cidade. Aqui moramos de favor, por isso queremos nossas casas. Logo aqui na frente existem duas áreas de ocupação, com várias famílias morando. Nós queremos esta para construirmos nossas residências”, defende. 
A procuradora do município, Luciane Cruz, afirma que as obras do residencial iniciam até ao final do ano e que há um processo de licitação, coordenado pela Caixa, financiadora do “Minha casa, minha vida”. “Existe um cadastro único do município, no qual as famílias se inscrevem para se beneficiarem do programa. Essas residências são destinadas a trabalhadores com renda entre zero e três salários mínimos, ou seja, é para a habitação popular”, explica. 

Até o momento não houve negociação com a prefeitura: “Se o pessoal desocupar, o prefeito quer reunir-se com os representantes do grupo na quarta-feira, às 15h. Caso não desocupem, não há reunião”, esclarece a procuradora. O major Emílio Teixeira, da Brigada Militar, conta que está na primeira fase de negociação: “Estamos na tentativa de fazer com que os ocupantes cumpram a medida judicial voluntariamente”, alerta.

Fonte e fotos: Jornal Minuano

19 comentários:

  1. Não quero ser falador mas se correr o bicho pega e se parar o bicho come. que sinuca de bico.

    ResponderExcluir
  2. Ô Taylor.
    Fui hoje a tarde dar uma olhada nessa área invadida e já desocupada.

    Essa área, que parece ser da Prefeitura, e estou sabendo que tramita na Camara um pedido de cedencia para CEF fazer um nucleo habitacional;

    Quero sugerir aos Nobres Vereadores e Veradoras, e ao Secretario Muncipal de Meio Ambiente SR, Aroldo Garcia,que seja feito um laudo técnico que avalie os riscos que correrão os futuros moradores se fizeram casas nesse local.

    É uma área de risco ambiental, poeira da estrada que é ao lado da estra do carvão e poeira do britador que é a poucos metros do lugar, sem falar na cinza da usina.

    Quem autorizar essa obra estara correndo o risco de ser conivente com os donos das futuras casas.

    E nem estou falando que este lote é praticamente uma aréa de mineração;

    Algeum tem que ter o bom senso de sugerir que essas casas sejam construidas nos fundos da Vila Operaria, onde é uma area protegida e exatamente para a finalidade de habitação.

    Obrigaduuu

    ResponderExcluir
  3. Meu voce ta coberto de razão naquele luga tem a poluição sonora dos maquinarios da CRM e o fedor do lixão que fica a pouco mais de 1 km. vão fazer umas cazinhas de pombas coladas nas do areal ai vai ser o favelão de candiota. Depois vão nos tirar as secretarias de obra e de educação para acabar com a vila operaria e a casa que comprei por R$ 35.000,00 vai valer 20. To me mudando para Hulha Negra. funeraria.

    ResponderExcluir
  4. Ali é um local totalmente insalubre!
    As autoridades sabem disso, e tem que ficarem atentas a esse problema, caso contrario podem ser responsabilizadas!

    ResponderExcluir
  5. Mas respondendo para dois comentários, está totalmente sem razão, primeiro lugar próximo essa área hoje tem muitas residências, sem fala que faz muitos anos que moram nesse local.
    Mas mais que impressiona é que todo esse tempo passou varias administrações e foi muito pouco investidos em habitação, se fazem criticam, porque outros governos que passaram nem fizeram a metade nem casas de bomba como chamam, mas sei que chamam assim por inveja.
    Porque não foi investido nem 1 centavo em habitação nos últimos 8 anos do governo anterior?
    Eu mesmo não tenho casa própria pago aluguel um dinheiro morto se retorno, para quem paga aluguel com certeza ficaria muito feliz em receber a chave da casa própria sonho de todos que pagam aluguel.
    Mas para quem faz oposição e tem casa própria fica muito fácil de chamar de casa de pomba, fazer critica nesse assunto.
    Mas deixo minha pergunta porque no governo passado não foi investido nada em habitação em nosso município?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É em 3 anos aumentou muito, mais invasões no governo PT, a morada do sol é um exemplo de estrutura habitacional feitas em qual gestão?

      Excluir
  6. A morada do sol não foi feita, é um exemplo, lá o pessoal faz aumento e pode estender roupa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk neste governo as primeiras são germinadas dificultando em tudo até mesmo na privacidade das pessoas começando com o pático comunitário kkkkk, as proximas??? serão um favelão na frente da prefeitura pois não poderão fazer aumentos, não terá pátios para estender as roupas, sendo assim terão que dividir as casas com cerca de arame e assim ja usar pra estender as roupas kkkk. Avalie cidadão candiotense não seja hipócrita.

      Excluir
  7. ha essa pergunta ninguem sabe responde eles so respondem perguntas que não lhe foram feitas.

    ResponderExcluir
  8. tambem foi só a morada do sol em quase 20 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim mais bem melhores as casas do que as do governo atual, pois tem pátio grande e individual, podendo as casas serem aumentadas e as do governo atual????
      Responda-me caro anônimo das 16:12

      Excluir
    2. Pois bem anonimo das 16:12
      E em 20 anos quantas invasões e em quais governos? Candiota virou uma favela só...

      Excluir
  9. Vai concordando, foi o pouco que deu para fazer com pouca verba, mas as casinhas foram bem feitas.

    ResponderExcluir
  10. mesmo com invasões ta bem melhor do que antes, esses invasores e favelados como são chamados é seres humanos que são descriminados por gente que se sente superior aos outros, não se esqueça que eles tambem são eleitores.

    ResponderExcluir
  11. tu chama de favelão pq tu deve ter boa casa mas pra quem não tem e paga aluguel que nem eu ,pra mim ta otimo pq apto não tem patio e muita gente compra.vamos elogia nossa cidade que ta linda

    ResponderExcluir
  12. ha eu queria uma casinha daquelas enfrente a prefeitura um belo lugar,patio praque?mais uma coisa pra limpa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patio para criar galinha, cachorro e fazer uma hortinha

      Excluir
  13. Sabe aquelas casinhas de papelão que a gente dá para crianças brincarem e diz assim "cole aqui", pois é!
    Só que estamos tratando de vidas humanas, paredes inteiras sendo feitas com economia de material e depois sendo literalmente colados os painéis que nem alicerce tem, pois são montadas em cima de uma lona preta, torço muito que as consequencias não sejam as que todas estão prevendo!
    Sem patio, nem para estende um varal já é um probelma, imagina sem alicerces, a onde está a segurança?

    ResponderExcluir
  14. Gente que horror!
    Cainhas de montagem infantil, sem patio, e prmessa de novas casas naquel area que foi invdida e de eorme risco e impacto ambintal enorme.
    Que (des)governo é esse?
    Cada os veradores para fiscalizar...

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.