sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Operação Agata 5 em Candiota

Tropas da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada estão desde o dia 06 de agosto atuando na Operação Ágata 5.

A Operação Ágata 5 é coordenada pelo Ministério da Defesa e conta com a participação de diversos ministérios. Segundo o comando da 3ª Brigada, com sede em Bagé, o objetivo da operação, que está sendo realizada simultaneamente na faixa de fronteira, do Rio Grande do Sul ao Mato Grosso do Sul, é o combate à prática de ilícitos transfronteiriços e ambientais, tais como a circulação irregular de mercadorias, abigeato, entre outros. Na área da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada a operação conta com 1,3 mil homens cobrindo os municípios de Pedras Altas, Aceguá, Dom Pedrito, Santana do Livramento e Candiota. Também participam da Operação diversos órgãos, tais como Polícia Federal, Receita Federal, Brigada Militar, IBAMA, Polícia Civil, Ministério da Agricultura e Polícia Rodoviária Federal. 

Além dos Postos de Bloqueio e Controle operado pelas tropas do Exército com apoio dos diversos órgãos, em estradas e vias urbanas e rurais, algumas organizações militares realizam Ação Cívico Social (ACISO) nas localidades com a realização de palestras educativas, atendimentos médico-odontógicos e divulgação das formas de ingresso no Exército Brasileiro. 

Diz ainda a nota da 3ª Brigada, que o emprego das Forças Armadas na Operação Ágata 5 tem amparo na legislação em vigor (Lei Complementar Nr 97, de 09 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar Nr 117, de 02 de setembro de 2004 e pela Lei Complementar Nr 136, de 25 de agosto de 2010) e visa, acima de tudo, firmar a presença do Estado no combate à criminalidade na Faixa de Fronteira, de acordo com os objetivos do Plano Estratégico de Fronteiras. 

Conforme o major José William da Silva, da Seção de Comunicação Social, os militares da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada empregados nesta operação estão preparados operacional e psicologicamente para atuar, junto com as agências governamentais, dentro da lei, respeitando os direitos e garantias individuais previstos na Constituição Federal. 

Em Candiota os militares estão acampados junto a escola a Madrugada com previsão de permanecer no local até o dia 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.