quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Usinas de Candiota - Só falta o tiro de misericórdia

Não bastasse a exclusão das usinas a carvão dos leilões, desde 2009, o governo federal, a cada ato, não deixa dúvidas que a idéia é atacar em todas as frentes para redução gradativa da energia térmica a carvão na matriz energética brasileira e, pelo envelhecimento das usinas e alternativas (gás natural...), a possível exclusão.

As obrigações estabelecidas no TAC-Termo de Ajuste de Conduta, assinado entre Eletrobrás-CGTEE e Ministério de Minas e Energia-IBAMA, em 13-04-2011, além das questões ambientais, foi o meio “politicamente correto” para decretar o fechamento da Usina Fase “A” (maior que 5 Usinas Candiota-I), em dezembro/2013, além de impor procedimentos de altos custos para operação da Fase “B”, com o provável fechamento de 56% do atual complexo Energético Presidente Médici, até 2016.

Ora! Enquanto a classe trabalhadora, representada pelo Sindicato dos Mineiros de Candiota, se articulava e mobilizava-se com a criação da “Associação Pró Carvão”, eis que o Governo Federal aumentava ainda mais o rigor sobre as usinas a carvão, impondo novas restrições e dificuldades para a utilização da nossa maior riqueza.

Eis que a ANEEL, no mês passado, não cedendo aos pedidos de investidores do setor de carvão, aprovou novos critérios para a resolução normativa 129/2004, que trata do reembolso do custo de combustível para usinas a carvão mineral nacional, valores acima de R$ 500 milhões.

Assim, para o agente ter a garantia de que receberá o reembolso de 100% do custo com carvão, passarão a ser exigidos índices mínimos de eficiência.

Usinas como a Fase “A” de Candiota (126 MW) terão que ter uma eficiência mínima de 30%. A atual eficiência é da ordem de 24%.

A Usina Fase “B” (320 MW) uma eficiência de 35%, hoje no patamar de 25%.

Para a Usina Fase “C” (350 MW), é exigida eficiência de 35%. Recém inaugurada, apresenta uma eficiência neste patamar (37%), conforme dados extraídos de gráfico da própria resolução.

Ao mesmo tempo, observamos um silencio sepulcral do governador do Estado e a apatia dos altos dirigentes da CGTEE e CRM. O que demonstra desmobilização e/ou comprometimento com a política imposta pelo Governo Federal ao setor.

Pois não se vê (ao menos na assembléia da Pró-Carvão) nenhuma ação visando a organização, articulação, esclarecimento e muito menos mobilização das nossas duas maiores empresas do município. Para não ser injusto, a única ação concreta foi a presença de Oxilei Duarte, SA-funcionário da CRM, que será o 1º vice-presidente da nova Associação.

Enquanto isso é decretado que nossas usinas terão que se adaptar às novas normas até 2016. Se não conseguirem receberão subsídios menor do governo.

“Em casos extremos, os limites exigem uma modificação completa na usina”, afirmou Romeu Rufino, relator do texto das novas exigências, em matéria da folha.uol.com.br.

Também por isso, infelizmente, esse é mais um golpe frontal contra o carvão mineral, que combalido busca esquivar-se do tiro de misericórdia!

12 comentários:

  1. Este é um bom momento para que as duas candidaturas à prefeito de Candiota manifestarem, através de Programas de Governo, através deste blog ou de outro expediente qualquer, o que pretedem fazer de prático para impedir que o carvão mineral desapareça para sempre da matriz energética brasileira.
    Com a palavra os nobres candidatos à prefeito.
    O silêncio será entendido como NADA.

    ResponderExcluir
  2. O PT e PSDB Candiota não encontra eco nos pedidos de audiencia sobre esse assunto em Brasilia; a coisa tá ficando preta!!

    ResponderExcluir
  3. Os petracas de plantão não acham mais argumentos.. o silencio é confirmação da ineficiencia total nessa materia de manutenção do carvão mineral de candiota

    ResponderExcluir
  4. Seu Tailor, sou morador da João Emilio, sou do PDT, estou desempregado, sou qualificado como vigilante, entrou uma firma na CRM, fiz entrevista, não fui chamado, porque?; colocaram o Márcio CC da prefeitura na Assão Social, cota do PDT (Guilherme Barão)já a solicitei informação se CC pode trabalhar de carteira assinada, dependendo da resposta vou denunciar ao Ministério Público, se o senhor puder me ajudar a limpar essa puliticagem, fico muito grato.

    ResponderExcluir
  5. Isso é brincadeira conosco? Nossos candidatos não se manifestam a respeito, por que?
    O PT está acabando com nosso carvão!
    Sra. Dilma que foi Secretária de Minas e Energia do RGS, conhece muito bem a importância da CRM e da CGTEE para o desenvolvimento da região da campanha, mas desse jeito, nossa região vai acabar afundando cada vez mais.
    Muito obrigado Sra. Dilma, muito obrigado mesmo!!!

    ResponderExcluir
  6. SEI QUE ESSE ASSUNTO NÃO TEM NADA A VER COM A MATÉRIA, MAS MINHA INDIGNAÇÃO FALA MAIS ALTA:

    SOU MORADOR DO LASSANCE E JÁ ESTOU INDIGNADO COM OS CARROS DE SOM DOS POLITICOS.
    QUEREM FAZER LAVAGEM CEREBRAL COM A GENTE?
    PUXA...O CARRO DE SOM DO FOLADOR E DO TAL DARLAN, BEM COMO OUTROS CANDIDATOS, JÁ ESTÃO ME DEIXANDO INDIGNADO. ACABARAM COM O SOSSEGO.

    SERA QUE SOU SÓ EU QUE ESTOU INDIGNADO? O QUE OS DEMAIS MORADORES PENSAM A RESPEITO?

    ResponderExcluir
  7. tu so citou os carros de som do pt e dos outros?isso ta cheirando PMDBESTA e so voce que ta indignado prq aqui em lassance raro passar um carro de som, eu adoro esses dois som que voce diz encomodar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ptraca e Pmdbesta, quem perde é nossos ouvidos. É uma poluição sonora.

      Excluir
    2. Se carro de som ganhasse eleição eu colocaria um trio-elétrico que o povo sairia atras.

      Excluir
  8. É OS PTRACAS ASSUSTAM MESMO. ATE OS CARROS DE SOM ENCOMODAM ELES,AI COMO ELES ESTÃO IRRITADOS.

    ResponderExcluir
  9. NÃO JOGUE SEU VOTO FORA,VAMOS CORTAR ARVORES QUE NÃO DÁ FRUTOS.

    ResponderExcluir
  10. Que gente chata com esses carros de som! Botou som na frente da minha casa... meu voto já não leva.
    Políticos tipo copa do mundo...só aparecem de 4 em 4 anos. Era só o que me faltava....

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.