sábado, 19 de setembro de 2009

Como funcionam as buscas no Google

O que começou como um projeto liderado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes do programa de Ph.D. de Stanford, é agora uma das mais influentes companhias na World Wide Web: Google. No início, o objetivo dos estudantes era fazer uma ferramenta de busca eficiente, que desse aos usuários links relevantes em resposta aos pedidos de busca. Apesar desse continuar sendo o principal objetivo do Google hoje, a companhia oferece serviços que vão de e-mail a armazenamento de documentos. Em menos de uma década, o Google evoluiu de uma empresa de dois homens para uma corporação multibilionária.

Hoje, a popularidade do Google continua crescendo. Em 2007, o Google ultrapassou a Microsoft como o site mais visitado da Web [fonte: San Francisco Chronicle]. A influência da companhia na Internet é inegável. Todo webmaster quer ter o seu site listado no topo das páginas de resultados do Google (SERPs - search engine results pages), pois isso quase sempre resulta no aumento do tráfego no respectivo site. O Google também comprou outras companhias de Internet, que variam entre serviços de blogs ao site de compartilhamento de vídeos YouTube. Por um tempo, a tecnologia de busca do Google serviu até para potencializar os sites de buscas concorrentes - o Yahoo utilizou as buscas do Google até desenvolver sua própria tecnologia em 2004 .

A ferramenta de busca do Google

Sem as ferramentas de busca seria praticamente impossível encontrar a informação que se precisa quando se navega pela Internet. A ferramenta de busca do Google é muito poderosa. Como todos os sistemas de busca, o Google utiliza um algoritmo especial para gerar resultados de buscas. Enquanto o Google compartilha fatos gerais sobre seu algoritmo, os detalhes são segredos da empresa. Isso ajuda o Google a se manter competitivo e reduz as chances de alguém descobrir um modo de abusar do sistema.

O Google utiliza programas autômatos chamados de spiders ou crawlers, como a maioria dos sistemas de busca. Como outras ferramentas, o Google tem uma grande lista de palavras-chave e onde essas palavras podem ser encontradas. O que diferencia o Google é como ele classifica o resultado das buscas, determinando como os resultados são mostrados na página de resultados. O Google usa um algoritmo registrado com o nome de PageRank, que atribui a cada página da Web uma classificação de relevância.

A classificação de uma página depende de alguns fatores:
  • A freqüência e a localização das palavras-chave dentro da página da Web - se a palavra-chave aparece apenas uma vez no corpo da página, receberá uma pontuação baixa para essa palavra.
  • Tempo em que a página está no ar - pessoas criam novas páginas todos os dias e nem todas ficam no ar por muito tempo. O Google dá mais valor à páginas que têm uma história estabelecida.
  • O número de outras páginas que têm links para a página em questão - o Google verifica quantas páginas mostram links para um site em particular para determinar sua relevância.
Em breve veremos mais detalhes sobre SEO - Search Engine Optimization. Em português ele é conhecido como Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas.

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