quinta-feira, 19 de novembro de 2009

14º Congresso Nacional da Juventude Socialista do PDT

Como ja havia citado anteriormente, e não vou aqui "mascarar" minha posição política partidária, estive em Praia Grande/SP participando deste evento de nível nacional onde pude colher muitos frutos para a luta dos jovens em nosso município.

O congresso reuniu mais de 2000 mil jovens da Juventude Socialista do PDT de todos os estados brasileiros mais o distrito federal além das lideranças partidárias de todo o Brasil, como Carlos Lupi, Ministro do Trabalho e Emprego, Deputado federal de SP Paulinho Pereira, e presidente da Força Sindical e o Deputado Federal do RS Vieira da Cunha, presidente nacional do PDT.

Durante os três dias de debates, foram discutidos a organização interna da Juventude, pré-sal, trabalhismo, soberania nacional e conjuntura internacional entre outros temas.

Os temas com maior destaque no congresso foram o pré-sal e conjuntura internacional que contou com a participação do cônsul de Cuba no Brasil, Carlos Trejo Sosa e representantes do Chile, Venezuela, Peru, Bolívia, Paraguai e Itália.

Atingimos nosso objetivo principal com a participação, visualizando o crescimento e as tendências do PDT a nível nacional, estadual e a nível municipal tornado-se de grande importância para os jovens da região pela responsabilidade que as juventudes partidárias tem assumido nos municípios. Mas principalmente, em uma breve conversa com o professor, Ildo Sauer, pude confirmar o grande momento que o carvão mineral, principal riqueza de nossa Candiota vive. Segundo o professor, a matriz energética brasileira é muito dependente da energia hídrica, pela fartura de águas, mas que sempre foi insegura para pela diversificação climática do Brasil, hora os rios estão cheios e as hidrelétricas gerando a todo o vapor, hora a seca e as termoelétricas "segurando as pontas". Mas até aí tudo bem, um processo natural. O problema é a dependência de sistemas como Itaipú, comprovado na última terça-feira com o apagão, que coloca o sistema elétrico Brasileiro em cheque mate! Aí entra a importância da energia térmica, para nós aqui de Candiota, com base no carvão, uma riqueza que torna ainda mais barata a energia além da segurança na entrega final. Mas esse momento segundo o professor deve durar pouco, pois com a exploração do Pré-sal (tema que pretendo abordar com mais profundidade), o dinheiro arrecadado com essa grande riqueza, deve servir, além de tantos outros problemas que enfrentamos no Brasil, para a renovação da matriz energética do Brasil, baseada em energia consideradas limpas, como a eólica. Portanto, vamos aproveitar o momento.

Dito isso, nossa participação marca que a JS do PDT que ser protagonista nos processo de mudança e politização dos jovens de Candiota, Hulha Negra e Bagé, com socialismo, democracia educação e defesa dos trabalhadores, principais bandeiras do PDT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.