quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Mais um passo dado para construção da USINA MPX Sul

A MPX está com a licença prévia do IBAMA para instalação da Termoelétrica de 600Mw. A próxima etapa é a participação da empresa no leilão de energia que acontece no dia 17 de dezembro. Vale lembrar que após o apagão de terça-feira passada a energia térmica ganha força no leilão e passa a ser comercializa com preços mais acessíveis, o que beneficia muito os empreendimentos térmicos em Candiota. Com isso, há grande expectativa que a MPX comece, já no próximo ano, a construção da Usina do Seival, em que estão previstos investimento de R$ 1,4 bilhão de dólares e geração de pelo menos cinco mil empregos durante a obra.

No evento que estive em Praia Grande/SP, um dos temas discutidos foi a questão energética com ênfase no Pré-sal. Mas no final debate, conversei com o palestrante professor da USP, Ildo Luis Sauer, que também esteve no Jô Soares na terça-feira falando sobre o apagão, sobre as questões ligada ao avanço da energia térmica a base de carvão mineral e as afirmações feitas pelo professor são muito positivas, pois segundo ele, o carvão mineral vive um momento de grande valorização no pais, visto que a dependência e a insegurança da geração de energia hidrica, comprovadas na última terça com o apagão que afetou mais de 18 estados, valorizam muito no momento a energia térmica, mas que o momento deve durar pouco em razão da exploração do Pré-sal, que deve gerar uma grande riqueza ao país que deve entrar em um processo de renovação da matriz energética baseada em energia "limpa" como a eólica.
Portanto vamos aproveitar o momento, porque se as duas usinas de Candiota não sairem agora não sai mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.