domingo, 22 de novembro de 2009

Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais

Numa época difícil na história de nosso país, Elis Regina levantou sua voz em favor da liberdade e renovação, usando a empatia em detrimento da militância para levantar sua bandeira em prol "da compreensão, do encontro e do entendimento entre as pessoas".
"Como Nossos Pais", poesia composta por Belchior, é um hino à uma juventude que amadurece percebendo que o mundo é uma constante, porque é feito de homens que se acomodam e de outros que lutam por mudança.

Como Nossos Pais

Não quero lhe falar, meu grande amor, das coisas que aprendi nos discos;
quero lhe contar como eu vivi e tudo o que aconteceu comigo.
Viver é melhor que sonhar. Eu sei que o amor é uma coisa boa;
mas também sei que qualquer canto é menor do que a vida de qualquer pessoa.

Por isso, cuidado, meu bem, há perigo na esquina!
Eles venceram. E o sinal está fechado pra nós que somos jovens.
Para abraçar seu irmão e beijar sua menina na rua
é que se fez o seu braço, o seu lábio, e a sua voz...

Você me pergunta pela minha paixão.
Digo que estou encantada com uma nova invenção.
Eu vou ficar nesta cidade. Não vou voltar pr'o sertão.
Pois vejo vir vindo, no vento, o cheiro da nova estação.
Eu sei de tudo, na ferida viva do meu coração...

Já faz tempo, eu vi você na rua: cabelo ao vento, gente jovem reunida.
Na parede da memória, essa lembrança é o quadro que dói mais.
Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos
ainda somos os mesmos e vivemos...
Ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais...

Nossos ídolos ainda são os mesmos; e as aparências não enganam não.
Você diz que depois deles não apareceu mais ninguém.
Você pode até dizer que eu tô por fora; ou então, que eu tô inventando.
Mas é você que ama o passado e que não vê...
É você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem.

Hoje eu sei que quem me deu a idéia de uma nova consciência e juventude
tá em casa, guardado por Deus, contando vil metal.
Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo, tudo, tudo o que fizemos,
Nós ainda somos os mesmos e vivemos...
Ainda somos os mesmos e vivemos...
Ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.