


O show da primeira noite será da cantora Schana Müller e grupo. Na segunda noite, sobe ao palco do Canto Moleque o cantor Joca Martins. E, no domingo, o show de encerramento será feito pela dupla Cesar Oliveira e Rogério Mello.
Os organizadores devem anunciar, na próxima semana, os shows de abertura de cada uma das noites do evento, espaços que serão dedicados para a valorização dos talentos regionais.
Maiores informações no site do evento: www.cantomoleque.com.br
Por: Christopher Goulart - Advogado, neto de Jango
Uma triste realidade assola nosso país. Somos brasileiros sem um sentimento de nação. O povo não tem consciência política, e seu destino fica na mão de pequenos grupos ditos politizados, que na sua imensa maioria, não representam a vontade de inclusão das massas no processo de desenvolvimento soberano. Estes poucos que governam muitos ficam a serviço de interesses meramente particulares, esquecem da essência pública implícita em seus mandatos, e remetem ao limbo um sentimento de pátria que já existiu, sim, no Brasil.
Em inúmeras ocasiões testemunhei valorosos relatos de patriotas de gerações pretéritas, orgulhosos de sua participação na revolução de 30, na política do Estado Novo, no movimento queremista, no retorno do Presidente Vargas ao poder em 1950. Cidadãos que relatam até hoje, com firme convicção, seu posicionamento em 64 seja ele qual for. Todos estes, independentemente de suas posições ideológicas, carregam consigo algo em comum: são patriotas que amavam e amam o país. Confesso que no “alto” de meus 32 anos, sinto uma ponta de inveja destes senhores que fizeram parte de uma época em que falar em ideologia fazia parte do quotidiano.
Em tempos de celebração da Independência Brasileira, pergunto-me em que momento da história recente se perdeu o sentimento de amor à pátria, o mesmo que levava multidões às ruas exigindo mudanças. Vou além. Como retomar o espírito patriótico num país onde se considera normal que crianças vivam nas ruas, sejam mendigos, pivetes, prostitutas, trabalhadores, e não estudantes? Onde se considera normal que os 1% mais ricos da população recebam 20,5% da renda nacional e os 50% mais pobres recebam apenas 13,2%? Esse é o desafio de uma nova geração, que ao invés de fugir da política por motivos muito compreensíveis, deve entender que é justamente através das adversidades que nos fortalecemos.
Lançar o futuro de uma nação ao incerto, na mão de oportunistas de plantão, é uma temeridade. O balcão de negociatas que assistimos nos informativos e jornais só tende a piorar cada vez mais, se os jovens não se engajarem com afinco nas causas públicas e nos problemas do país, da mesma forma que um dia fizeram nossos ancestrais.
Por isso, pelo bem da nossa nação, não podemos ficar apenas “olhando a banda passar”, como diria o poeta Chico Buarque. Mas para isso não basta apenas votar conscientemente nas próximas eleições. A militância efetiva, em suas diversas formas de atuação política e social, é um caminho para a retomada de um sentimento patriótico de fundamental importância para a unificação do país.
A comissão organizadora da 16ª edição do Canto Moleque confirmou, nesta semana, os três principais shows do evento, que acontece no Ginásio Municipal de Esportes de Candiota, em Dario Lassance, de 9 a 11 de outubro.
O show da primeira noite será da cantora Schana Müller e grupo. Na segunda noite, sobe ao palco do Canto Moleque o cantor Joca Martins. E, no domingo, o show de encerramento será feito pela dupla Cesar Oliveira e Rogério Mello.
Os organizadores devem anunciar, na próxima semana, os shows de abertura de cada uma das noites do evento, espaços que serão dedicados para a valorização dos talentos regionais.
E as inscrições pela Internet estão "bombando". O festival ja possui diversas inscrições de todo estado. A comissão organizadora avisa os concorrentes para não deixaram a inscrição para última hora para evitar congestionamento no site.
A recepção à Chama Farroupilha e o Baile à Moda Antiga são as duas principais atividades marcadas para este sábado na abertura das comemorações da Semana Farroupilha em Candiota. A programação da Semana Farroupilha da Integração foi montada pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Bem Estar, em conjunto com as entidades tradicionalistas do município.
Na última quinta-feira, o prefeito Luiz Carlos Folador, acompanhado do vice-prefeito Paulo Brum, e dos secretários Gil Deison Pereira, da Cultura, Turismo, Esporte e Bem Estar, e Artêmio Parcianelo, das Obras e Serviços Públicos, entregou aos representantes das cinco entidades tradicionalistas em atuação no município um cheque de R$ 2.000,00 para ser utilizado na montagem da programação de cada uma delas.
A Chama Farroupilha, que está sendo conduzida pelo Grupo de Cavalarianos de Candiota desde a cidade de São Lourenço do Sul. Entidades tradicionalistas e comunidade em geral recebem a chama neste sábado, às 14h, no Seival, de onde será conduzida a todos os CTGs e Piquetes em funcionamento no município.
A partir das 19h, na Praça de Dario Lassance, junto ao Acampamento Farroupilha, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Bem Estar promove o Baile à Moda Antiga, animado pela dupla Jackson e Alexandre Barreto e, ainda, pelo Grupo De Marca e Sinal.
Confira, abaixo, o restante da programação.
Na Praça Dario Lassance:
Dia 12 - 14:00 Chegada da Chama Crioula em Seival
19:00 Baile à moda Antiga na Praça Dario Lassance
Dia 13 - 09:00 Cavalgada de distribuição da Chama Crioula
Dia 14 – Das 09:00 as 19:00 - atividades culturais na praça Dario Lassance (PTG raízes do Seival)
Dia 15 - 09:00 as 19:00 atividades culturais na praça Dario Lassance (CTG Luiz Chirivino)
Dia 16 - 09:00 as 19:00 atividades culturais na praça Dario Lassance (CTG Candeeiro do Pago)
Dia 17 - 09:00 as 19:00 atividades culturais na praça Dario Lassance (Conferencia de Saude)
Dia 18 - 09:00 as 19:00 atividades culturais na praça Dario Lassance (Secretaria de Cultura)
Dia 19 - 09:00 as 19:00 atividades culturais na praça Dario Lassance (PTG Garrão de Potro)
20 - 14:00 Desfile Temático Desfile dos Cavaleiros
Programação das Entidades:
CTG Luiz Chirivino
· Dia 18/09 as 19:00 Conclamador da Poesia
· Dia 19/09 as 23:30 Fandango Oficial
CTG Candeeiro do Pago
· Dia 13/09 as 23:30 Fandango Oficial
· Dia 15/09 as 19:30 4° Candeeiro da musica e poesia
CTG Batalha do Seival
· Dia 16/09 as 19:30 Seibo da canção e poesia
· Dia 18/09 as 23:30 Fandango Oficial
CTG Combate do Seival
· De 13/09 a 20/09 Tradicionais rondas à chama
· Dia 19/09 as 23:30 Fandango Oficial
CCTG Lanceiros da Liberdade
· Dia 16/09 as 20:00 Quem faz pela cultura
· Dia 17/09 as 10:00 Torneio de Truco