quinta-feira, 24 de junho de 2010

Escolas de Candiota terão acesso a internet através da rede elétrica

Projeto faz parte do programa UCA (um computador por aluno) do governo federal e beneficiará 492 alunos de duas escolas
O programa UCA (Um Computador por Aluno) do governo federal ganha mais um capítulo no dia 28 de junho com a entrada de duas escolas da cidade de Candiota, região da Campanha do Rio Grande do Sul. Pela primeira vez, os alunos beneficiados pelo programa poderão acessar a rede mundial de computadores (internet) através da tecnologia PLC (Power Line Communication), que faz a transmissão de dados via banda larga utilizando-se da rede elétrica.

Para incluir a transmissão via PLC para os alunos do UCA, o governo federal chamou a APTEL para liderar o projeto. “O pontapé inicial será dado em Candiota e já estamos na fase final de testes para incluir a tecnologia PLC para alunos em Pedras (Pernambuco) e Barreirinhas (Maranhão)”, afirma o presidente da APTEL, Pedro Jatobá.

O projeto em Candiota, que irá beneficiar 492 alunos e 44 professores das escolas Santa Izabel, que fica no assentamento São Miguel, e Neli Betemps, bairro de João Emílio, da cidade de Candiota (RS) teve ainda a participação da Presidência da República, do MEC (Ministério da Educação), CEEE, Panasonic, Procable e Prefeitura Municipal de Candiota.

“Candiota vive um grande momento”, comemora o prefeito Luiz Carlos Folador. “Depois da revalorização do carvão na matriz energética nacional, o que possibilitou a ampliação da Usina Presidente Médici, com a instalação da Fase C e o anúncio de investimentos privados na construção de outra usina, recebemos este grande projeto que une forças do setor público e da iniciativa privada na busca de novos horizontes para a educação”, justifica o prefeito.

Opnião do Blog: Mais uma ótima conquista para Candiota que ja vinha sendo buscada pelo governo de Marcelo Gregório, assim como o projeto UCA. Tecnologia de Ponta para os alunos da rede municipal. Só tenho algumas dúvidas quanto a estes projetos como: E o suporte posterior aos equipamentos, quem vai fornecer: O município, o estado ou o governo federal?
Será que não vai acontecer o mesmo que aconteceu com os veículos da Brigada Militar, doados pelo Governo Federal que quando foi preciso fazer revisão, foi uma queda de braço entre Governo Federal e estadual para ver quem iria bancar os custos? 

Candiota está com grandes demandas tecnológicas mas a prefeitura possui apenas um funcionário desta área trabalhando em todos os projetos. 

2 comentários:

  1. Mais uma ótima conquista para Candiota que ja vinha sendo buscada pelo governo de Marcelo Gregório, mas sera que teria acontecido com ele ainda mais sendo projeto piloto nacional com a divida que tinha o municipio seria complicado benificiar municipio com tamanho da divida que tinha e tem até hoje causada pela administração dele isso tem que falar com certeza o municipio de Candiota na segunda feira 28/06/2010 não estaria recebendo o ministro da educação.

    ResponderExcluir
  2. O que achei bastante interessante, já que é compromisso da administração municipal dar continuidade aos bons projetos, como ocorreu aqui, e servirá de exemplo para os demais municípios. Os políticos passam e a visão de um bom prefeito é a de atender aos anseios de seus munícipes. Parabéns a ambas as administrações!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.