quarta-feira, 30 de junho de 2010

Ministro Cassel confirma recursos para Cideja

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, confirmou, na manhã de ontem(29), no CTG Candeeiro do Pago, em Candiota, durante o Seminário de Desenvolvimento Sustentável da Região da Campanha, que o Governo Federal, através do Incra, já está adquirindo as cerca de 30 máquinas, caminhões e veículos de transporte que serão repassados ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Ambiental e Social dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (CIDEJA).
Os equipamentos estão orçados em R$ 8 milhões de reais e, segundo o ministro, se constituem no maior repasse de recursos para um consórcio regional fazer investimentos desta natureza. As máquinas serão utilizadas para reforma, abertura e conservação de estradas do interior, nas regiões de assentamentos, dos cinco municípios que integram o CIDEJA e o Fórum Regional de Desenvolvimento, Manejo das Águas e Combate aos Efeitos da Estiagem.
Foto: Daniela Fernandes - Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal

“Tratamos esta região de forma diferenciada porque aqui os problemas são diferentes e porque houve a organização dos municípios num consórcio”, explicou o ministro, que prevê um passo significativo rumo a resolução de um antigo e grave problema que afeta os mais de 100 assentamentos da região formada pelos municípios de Candiota, Aceguá, Hulha Negra, Pinheiro Machado e Pedras Altas, onde estão assentadas cerca de três mil famílias.

“O País avançou muito nos últimos dez anos. Estamos diminuindo as diferenças entre ricos e pobres e começamos a reduzir as desigualdades regionais. Não é fácil resolver todos os problemas, mas não adianta ficar lamentando, temos que detectar os problemas e buscar as soluções, pois estamos na hora de sair do atoleiro e encontrar alternativas que possam alavancar o desenvolvimento regional”, destacou o ministro durante sua fala para cerca de mil pessoas de toda a região que superlotavam as dependências da entidade tradicionalista.
A previsão é de que o processo de aquisição dos equipamentos esteja concluído num período máximo de 60 dias.
Debate sobre o Desenvolvimento Regional Sustentável vai continuar

A principal decisão do Seminário sobre o Desenvolvimento Sustentável da Região da Campanha, realizado ontem(29), no CTG Candeeiro do Pago, em Candiota, foi a de que o debate em busca de alternativas vai continuar, com o envolvimento de técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do INCRA, dos órgãos de assistência técnica, entidades e representações da agricultura familiar.

A sugestão foi apresentada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, sob o argumento de que o seminário é o melhor ambiente para a busca de saídas para os problemas que impedem o avanço da pequena e média propriedade na região. “Não podemos perder a pulsação deste seminário, precisamos aprofundar as discussões e buscar as saídas”, explicou Cassel.
Um diagnóstico apresentado pelo engenheiro agrônomo Erone Londero, do escritório regional da Emater, após levantamento histórico da ocupação da terra na região, apontou algumas das razões que levaram à atual situação, em que mais de 90% dos pequenos produtores estão endividados e sem condições de contrair novos empréstimos.
“Os assentamentos, que começaram a 21 anos, foram feitos sem planejamento, depois não foram criadas as condições de infra-estrutura e houve erro na escolha das matrizes produtivas, tendo a opção recaído, por exemplo, no plantio de grãos, o que é temerário para as pequenas propriedades localizadas na região”, conceituou Londero.
O ministro Cassel concordou com o representante da Emater, reforçando que políticas erradas levaram à situação atual. “Precisamos ampliar a discussão para saber quais os caminhos e buscar junto ao Governo Federal os recursos que podem dar início à retomada”.
A reconversão produtiva é um dos caminhos apontados. Este trabalho já começou com os investimentos na bacia leiteira e na fruticultura.


Prefeitos da região destacam atuação do MDA e do INCRA

Os prefeitos dos municípios de Candiota, Hulha Negra, Aceguá, Pedras Altas e Pinheiro Machado estiveram reunidos com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e com o superintendente estadual do Incra, Mozart Dietrich, na manhã de ontem.
No encontro, realizado no gabinete do prefeito Luiz Carlos Folador, os prefeitos foram unânimes em reconhecer a importância do MDA e do Incra para o desenvolvimento da região. “Estamos satisfeitos com os recursos destinados pelo Governo Federal para o nosso município, como por exemplo a verba para implantação de uma queijaria”, comentou o prefeito de Pedras Altas, Gabriel de Lelis. “Isso confirma que a reforma agrário é o caminho”, acrescentou o prefeito.
Já o prefeito de Aceguá, Gerhard Martens, disse que em breve será inaugurado um moinho financiado com recursos do Incra e agradeceu a destinação de R$ 446.000,00 para a construção de um aterro e uma ponte, que vai possibilitar o trânsito numa região do interior do município. “As respostas para as nossas demandas são imediatas e, por isso, estamos radiantes”, justificou Martens.
Já o prefeito de Hulha Negra, Carlos Renato Machado, destacou que o Incra faz a diferença em seu município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.