sábado, 1 de maio de 2010

Dia do Trabalhador

O dia do trabalhador teve sua origem no congresso socialista realizado em paris no ano de 1889. Foi instituído no dia 1º de MAIO para prestar uma homenagem aos trabalhadores que saíram em protesto nos EUA – Chicago no dia 1/5/1986 para protestar as condições desumanas de trabalho, onde exigiam a redução da Jornada do Trabalho de 13 para 8 horas diárias.
Em 1943 Getúlio Vargas unifica toda a legislação trabalhista existente no Brasil, fazendo com que a massa de trabalhadores tivesse seus direitos defendidos pelo estado.
O tempo esta cada vez mais precário em nossas vidas, buscamos uma estabilidade financeira e profissional, e assim, acabamos nos qualificando à uma vida direcionada especialmente ao trabalho. Os cuidados com a casa, a família e o lazer com os amigos ficam reservados para os restos mortais dos domingos. Escravizamos a nós mesmos pelas nossas realizações futuras, e sem perceber, deixamos de lado o que nos move como Seres Humanos restando Seres Máquinas que trabalham, trabalham e trabalham.
A luta começa logo pela manhã onde sem mesmo acordar nos colocamos de pé para trabalhar e embora adaptados a esse ritmo chegamos em casa cansados com a intensa rotina. Contudo temos que prescrever os nossos futuros garantidos pelo esforço que temos a cada dia, por isso somos defendidos por Leis que fiscalizam e zelam pelo bem – estar do empregado, todavia a garantia de vida parte da luta de cada um, onde pesamos valores que realmente precisam ser preservados e saboreados pelo Ser Humano.
O dia do trabalhador deve ser marcado como uma data de grande valor para nós trabalhadores, que encontramos no TRABALHISMO a verdadeira forma de governo, onde o trabalhador não é visto apenas como uma máquina ou uma fonte de lucro, mas como um ser humano digno de ter o bem estar necessário.
"Assim, pois, compreendo o trabalhismo como o primado dos valores do trabalho, a luta contínua para aumentar a participação dos trabalhadores na riqueza social, opondo-se a toda e qualquer forma de exploração do homem pelo homem, de classes sociais por outras classes sociais e de nações por outras nações. Desse modo, o trabalhismo expressa, fundamentalmente, as aspirações de todos os que dependem do trabalho para viver, isto é, dos trabalhadores das cidades e dos campos, dos assalariados em geral, bem como dos agricultores e dos que vivem da prestação de serviços, sem distinção da natureza de suas tarefas."
(Leonel Brizola; em estrevista concedida a Moniz Bandeira, em 1978)

VIDA LONGA AOS DIREITOS DOS TRABALHADORES

Uma homenagem no blog Teclando o 7 a todos os trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.