segunda-feira, 31 de maio de 2010

Clima quente na Fase C

A possibilidade de manifestação por parte dos mais de 800 funcionários da empresa IESA, esquentou o clima em Candiota nesta manhã. 

O Batalhão de Operação Especiais da Brigada Militar está de prontidão na Fase C e nas vias de acesso ao município com policiais fortemente armados.

A edição de sábado do Jornal Primeira Folha fez uma ampla abordagem sobre a situação na FASE C, onde a empresa IESA abandonou o canteiro de obras da Usina Presidente Médic. A Eletrobras CGTEE determinou ao grupo chinês Citic - responsável pelas obras e pela contratação da Iesa para a montagem da caldeira da Fase C, que tome todas as medidas cabíveis para que os trabalhadores, fornecedores e o município tenham garantidos seus direitos, bem como, determinou que o cronograma de obras não seja atrasado devido ao problema

Desde a chegada da empresa Iesa Projetos, Equipamentos e Montagens S.A ao canteiro de obras da Fase C, há cerca de dois anos, que a relação é tumultuada. Foram duas greves dos trabalhadores e a mais recente tinha como mote principal a alimentação servida aos cerca de 800 trabalhadores, que atuavam no canteiro na montagem da caldeira - um dos principais equipamentos num empreendimento de geração de energia térmica.

Os motivos alegados é que a Citic não estava cumprindo o contrato, tendo uma dívida de cerca de R$ 8 milhões, entre outros entraves contratuais, entretanto afirmou que os trabalhadores e fornecedores terão seus direitos garantidos.

Um comentário:

  1. luiz carlos machado31 de maio de 2010 às 21:42

    Seria oportuno reeditar o seu post sobre isenção de imposto (ISS) para essas empresas com resultados, ou retorno, totalmente discutíveis. Não há garantias, ou fiscalização, do cumprimento da condição de empregar pessoas daqui e o tratamento dispensado aos trabalhadores é bastante desrespeitoso. Enquanto isso absorvemos todo o impacto da obra em nossa precária infraestrura urbana, nos serviços de saúde, segurança, transportes e outros, sem contar que ainda arcaremos com a ampliação do impacto ambiental quando do início da operação da usina. O dinheiro de tais impostos teria um fim mais nobre se aplicado em nossa cidade do que acabar no bolso de poucos e espertos empresários. Só para citar um exemplo de melhor aplicação daqueles recursos, me reporto aos recém encerrados jogos escolares, onde as condições nas quais as crianças procuravam fazer as provas de atletismo na improvisada "pista da Vila Residencial" eram absolutamente inadequadas, para dizer o mínimo. Só para ilustrar, o local não dispõe nem mesmo de vestiários, água e a única coisa que lembra saneamento naquele local era os resíduos do esgoto que corria pela mesma pista havia poucos dias.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.