quinta-feira, 8 de julho de 2010

Foi notícias no blog Teclando o 7 no dia 08 de Julho de 2009

Desenvolvimento INsustentável
Primeiro vamos aos conceitos:
Desenvolvimento (em geral) - é um processo dinâmico de melhoria, que implica uma mudança, uma evolução, crescimento e avanço.
Sustentabilidade, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Desenvolvimento Sustentável, conforme a Declaração de Política de 2002 da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em Joanesburgo, afirma que o Desenvolvimento Sustentável é construído sobre “três pilares interdependentes e mutuamente sustentadores” — desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental. Esse paradigma reconhece a complexidade e o interrelacionamento de questões críticas como pobreza, desperdício, degradação ambiental, decadência urbana, crescimento populacional, igualdade de gêneros, saúde, conflito e violência aos direitos humanos.
Agora vamos para a prática, aplicada a realidade de Candiota nos últimos meses.
Vivemos em um município de aproximadamente 10 mil habitantes, onde à alguns anos atrás sonhava-se com a grande obra do CANDIOTÃO, que hoje é a FASE C da usina presidente Médici que trouxe o “desenvolvimento” não só para Candiota, mas para toda a região sul. Mas será que nossa querida cidade possui sustentabilidade para este desenvolvimento? Tem sido notícia em nosso jornal local, A 1 Folha, assaltos ousados, acidentes de trânsito, estradas esburacadas, problemas com serviços básicos como fornecimento de água e luz, falta de mão de obra qualificada, falta de moradias e aluguéis com valores altissímos, além dos problemas encontrados na prestação de serviços bancários, onde à 10 anos atrás tínhamos uma única “sub-agencia” do Banrisul em Candiota e hoje possuímos três agencias de diferentes bancos e mais uma lotérica, que nos primeiros dias do mês encontran-se todas lotadas. Mas isso é culpa do governo? Das pessoas? Das empresas? Creio que sim, todos nós temos uma parcela de culpa.
Mas o que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?
Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de PLANEJAMENTO! Enquanto sonhávamos com o desenvolvimento deveríamos ter nos planejado para o crescimento. Mas nem tudo está perdido. Foi notícia também no jornal 1 Folha – “MPX entrega estudo sobre impacto ambiental ao prefeito de Candiota” , já podemos começar a planejar a obra da usina do Seival. Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser: ecologicamente correto; economicamente viável; socialmente justo; e culturalmente aceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.