sexta-feira, 23 de julho de 2010

Regularização Fundiária em ritmo acelerado

A Justiça Federal, em despacho do juiz Altair Antonio Gregório, concedeu a desapropriação de uma área de 15 hectares e 7.881,12 metros quadrados, localizada em Dario Lassance, que pertencia a Astrogildo Sobrosa dos Santos, em favor da União. O processo, ajuizado em 1955, só voltou a tramitar a partir da intervenção da Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Candiota, tendo em vista que a área interessa ao município. 

Os cerca de 16 hectares estão localizados na frente da Prefeitura Municipal, entre os loteamentos da Cimbagé e da CRM e Rodovia Miguel Arlindo Câmara. Na área, a prefeitura municipal, entre outros projetos, pretende construir o Centro Administrativo Municipal, agrupando em um só prédio todos setores da administração. 

Segundo o coordenador do Setor de Regularização Fundiária da Procuradoria Jurídica, Adriano Castro dos Santos, a medida impulsiona o desenvolvimento econômico e social do município, permitindo o crescimento organizado da cidade e possibilitando que a propridade cumpra a sua função social. 

De acordo com a Procuradora Jurídica, Marcia Lence, a decisão representa uma vitória do município. “Recebemos a determinação do prefeito Luiz Carlos Folador de buscarmos àquela área e fomos atrás, descobrimos a existência do processo e nos aliamos à Superintendência de Patrimônio da União, que acelerou a sua tramitação, obtendo, agora, esta conquista”. 

O prefeito Folador informou que, agora, o município, já previamente acordado com a Superintendência de Patrimônio, vai formalizar o seu interesse pela propriedade, apresentando projetos de ocupação para a área. “Temos certeza de que conseguiremos nosso objetivo”, disse, confiante, o prefeito de Candiota. 

Setor de Regularização Fundiária 

Esta é mais uma conquista do Setor de Regularização Fundiária. Anteriormente, trabalhos executados pelo setor possibilitaram, por exemplo, atrair investimentos de aproximadamente um milhão de reais, com a regularização da posse da área de um hectare ocupada pela Escola Santa Izabel, pertencente Alexis Telesforo Barbosa, em negociação com o seu herdeiro Nonoay Barbosa, onde será construído o novo prédio da escola, orçado em R$ 750.000,00 e da área que sediará o Posto de Saúde de Seival, investimento de 200 mil reais. 

Atualmente, o setor trabalha no projeto de regularização dos lotes da Vila João Emilio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.