quinta-feira, 22 de julho de 2010

Teatro no encerramento do primeiro semestre letivo em Candiota



Amanã, a partir das 8h30min, no CTG Batalha do Seival, a Secretaria Municipal de Educação de Candiota promove o encerramento das atividades do primeiro semestre letivo. 


Uma das atrações é a apresentação da peça teatral “... e o gato não comeu”, pelo Grupo de Teatro do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Pelotas, que também fará a oficina “Teatro e Imaginação: o avesso do espetáculo”. 



A peça 


Estimular a apreciação crítica da arte teatral em crianças sem tornar o espetáculo didático é uma tarefa difícil. “...e o gato não comeu!!!” revela um universo de brincadeiras tradicionais que permite às crianças o jogo teatral prazeroso e, ao mesmo tempo, uma interação com os atores. É essa participação ativa dos espectadores na construção da ação dramática que possibilita uma consciência da poética utilizada. 

Os atores representam na presença e com os espectadores. Isso significa que não há nenhum tipo de truque: o que é acionado é a imaginação dos participantes para que juntos aos atores possam compor um mundo ficcional onde habitam: meninos, meninas, mas também bichos que falam, seres mágicos, e outras possibilidades da mente humana. 

O texto, escrito pelo diretor Adriano Moraes, reflete todo um universo em que os atores brincam de teatro, brincam com as palavras e interagem com os espectadores que são os grandes responsáveis pelo andamento da ação dramática. 

Os atores vivenciam uma gostosa aventura permeada por uma série de brincadeiras antigas e sempre novas: esconde-esconde, casinha, jogos de roda, trava-línguas, parlendas, enfim, uma aventura pelo mundo das brincadeiras tradicionais. A cada momento a platéia é convidada a participar: cantando, contando, gritando, etc. 

Para rechear essa brincadeira-aventura, personagens como um gato vegetariano, um rato celerado, uma gata beringelífica, uma bruxinha que quer ser fada, servem de estímulo à trama que envolve desde encontros desastrosos a desvendamento de enigmas. 

Nesse espetáculo para crianças, que é também um exercício de formação de platéia proposto pelo Núcleo, os atores experimentam os conselhos do livro “A construção da personagem” de Stanislavski. Elementos que garantem um senso de verdade para as personagens de ficção são testados na presença do grupo mais exigente e sincero que temos conhecimento: as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.