sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Concurso Público da Prefeitura de Candiota - Valor da Incrição

Realmente, a Lei Complementar 010 que trata do código tributário de Candiota, em seu anexo IX, que está publicada no site da Câmara de Vereadores de Candiota, fixa a taxa de inscrição em concurso público e está abaixo:



A questão é a seguinte:

Os valores expostos na lei não estão de acordo com o que foi publicado no edital. Das duas uma:

Ou a lei foi alterada pelo executivo fixando as novas taxas expostas no edital, que acredito que seja o que aconteceu, ou o valor que está sendo cobrado é ilegal.

22 comentários:

  1. A lei para ser alterada não precisa passar pela câmara? Se passou, os "legitimos representantes do povo" aprovaram isso? Se bem que o rapaz do chapéu aprova o que quer e o que não quer na cãmara de vereadores. Basta dar um estágio pra um, um CC pra outro, um FG pra outro e assim vai. O governo de todos, realmente de todos que possuem voto na câmara. Viva a democrácia.

    ResponderExcluir
  2. Eu só vejo uma vantagem com esses valores altos e o fato da inscrição ser só em Candiota, é que vai limitar bastante o numero de candidatos e quem realmente quer trabalhar aí vai ter uma chance melhor.

    Obs. Pablo agora não tá mais faltando assunto no Blog, vai bater todos os records de acesso e postagens.

    ResponderExcluir
  3. sabes ler e interpretar?????
    LEI COMPLEMENTAR N.º 010, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2003.
    INSTITUI O CÓDIGO TRIBUTÁRIO DO
    MUNICÍPIO DE CANDIOTA E DÁ
    OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
    Do elenco Tributário Municipal
    Art. 1º - São estabelecidos por esta lei os impostos, taxas e contribuições de
    melhoria a incidirem no Município de Candiota
    Art. 3º - Os valores para os tributos municipais são fixados em reais ou nos
    percentuais previstos nesta lei, conforme previsto no capítulo correspondente a cada tributo.
    Parágrafo único - Os valores fixados em reais poderão ser corrigidos, mediante
    decreto, para fins de atualização para os próximos exercícios, devendo ser utilizado o IGPM-FGV Índice Geral de Preços de Mercado da Fundação Getúlio Vargas) acumulado do ano-exercício anterior, sendo que na extinção desta por índice que vier a substituí-la ou, ainda na falta deste, por índice de inflação calculado por instituição oficial ou de reconhecida idoneidade.
    DAS TAXAS
    Art. 57 - As taxas cobradas pelo município tem como fato gerador o exercício
    regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto a sua disposição.
    Art. 64 -Parágrafo único - A taxa será devida:III - por inscrição em concurso; Art. 65 - A Taxa, diferenciada em função da natureza do documento ou ato
    administrativo que lhe der origem, é calculada com base nas alíquotas constantes da Tabela que constitui o ANEXO IX desta Lei.
    POIS ENTAO TA SE SABES INTERPRETAR STA AI..
    ah so uma coisinha sta lei foi aprovadae sancionada em 30/12/2003

    ResponderExcluir
  4. Mas como é desaforado este anônimo do "sabes ler e interpretar". Desaforado e mal intencionado, pois ainda remete aos governantes de 2003 a culpa por tais preço. Pablo vc tá certo, a meu ver, é certo que os valores foram corrigidos e o Art. 3º Paragrafo ùnico dá este direito ao Executivo de assim proceder inclusive por Decreto o que não acredito. Mas o povão mesmo assim tá fazendo comparações com outros municipios e achando muiiiito caro.

    ResponderExcluir
  5. Acho que as pessoas que estão criticando ou se queichando do valor das inscrições do concurso municipal, deveriam levar em conta os valores dos salários da região, pois se fizerem uma pesquisa de salários nas prefeitura vizinhas, poderão constatar que aqui em Candiota os funcionários são bem remunerados.... dai os mesmos que reclamando se inscreveram, se forem aprovados e chamados, garanto que não vão nem lembrar o valor da inscrição que pagaram...

    ResponderExcluir
  6. eu gostaria de fazer , resido na cidade de bagé. mas estou achando dificuldade. O povo dai quer selecionar mesmo!!!!!
    taxa de inscrição altíssima......
    inscrições pressencial?
    absurdo!!!!
    carta marcada!!!!

    ResponderExcluir
  7. acho que nao tem dificuldade nenhuma ate pq tem gente de pelotas,piratini...
    quem quer corre atras!
    e outra sobre os valores a lei é essa! e o salario da prefeitura de candiota é o dos melhores e ainda tem gente reclamando de pagar o valor pela inscrição!

    ResponderExcluir
  8. Acho Muito antipático por parte do Anônimo que Usa a Expressão CARTA MARCADA, pois a comissão do concurso não esta impedindo ninguém de se inscrever, pois se este morador que reside 45 Km de Candiota esta achando dificuldades para participar.... AMIGO ESPERA SAIR UM CONCURSO NA TUA CIDADE E FAZ.

    ResponderExcluir
  9. É gente , CARTA MARCADA???? O reinado acabou, o Rei foi destronado, hi faz horas. Naquela época sim tinha carta marcada, onde só os súditos entravam... ou eu estou errado. A questão do valor da inscrição só não aceita quem não quer porque na Lei 010/03 está escrito que os tributos devem ser reajustados pelo IGPM e se o Prefeitos não o fizer corre no erro de renúncia de receitas. Pois tem gente ali de cima que trabalhou (fez horas na Prefeitura) e deveria saber disso. E por Decreto sim senhor. Eu acho que as pessoas se informassem primeiro sobre um tema pra depois botar pilhas nos outros, criar polêmicas? Assim dá recorde de acesso.Tem que procurar a verdade senhores pra depois discutir ou criticar se for o caso com domínio no assunto, coisa feia, hein...vai ficar com pouca credibilidade assim. A respeito da data de 30/12/2003, eu acho que a pessoa que colocou isso num comentário está certa, ela não falou desse ou daquele prefeito no meu entender é que aquela tabelinha ali em cima não poderia ficar naquele valor se a Lei determina que o administrador deve fazer o reajuste dos tributos por decreto que o faça, é dever dele sim senhor,porque a Lei determina, foi assim desde 2003 e sempre será, até que haja alteração na Lei 010/2003. Muito obrigado pela oportunidade... eu acho que a polêmica foi longe demais. O Município tem Leis e acho que devam ser cumpridas, ou estou errado? ....

    ResponderExcluir
  10. Achei caríssimo! Fiz o concurso de Pinheiro Machado para nível superior e paguei R$35,00.No meu entendimento quem está fazendo um concurso é porque quer trabalhar, não significa que já esteja empregado e já tenha condições de pagar este valor exorbitante. Ao concorrer uma vaga cuja remuneração é de R$ 963,00, só no ato da inscrição já vou gastar 13,7% deste valor.

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal, só queria saber uma coisa, no site da energiaessencial informa que os documentos necessários são originais e cópias do documento de identidade e CPF, mas o CPF é só entrar na página da Receita Federal e imprimir, não é necessário ter o original, será que é isso mesmo?

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, por favor confiram a parte do edital do concurso que fala sobre a pontuação de cada disciplina exigida, existe uma incoerência! Na tabela fica claro que deve-se atingir 10 pontos de um total de 20 pontos em português, Conhec.gerais e legislação, ou seja, 50% de cada prova para obter a aprovação. Mas logo abaixo quando eles descrevem os critérios de aprovação somente mencionam 50% de aprovação no total da prova escrita e 50% na prova de conhecimentos específicos. Precisamos pressionar para que publiquem uma errata! O coerente seria tirar a exigência de 50% de acerto em português, legislação e conhec. gerais!! Já que o mais importante é o específico, não?

    ResponderExcluir
  13. amigo anônimo, se você realmente quer uma das vagas, acho que não deveria se preocupar com com essa parte de aprovação, pois para ter uma dessas vagas você terá que acertar muito mais do que 50%. com relação ao valor, tem gente defendendo o valor porque o valor do salário é maior do que o das outras prefeituras! grande merda, mesmo sendo maior do que as outras, não chega a mil reais o de nivel médio, e a inscrição e 80 conto. é um absurdo o preço das inscrições! e outra, se vocÊ pagasse os 80 reais e tivesse pelo menos estrutura de banca examinadora, aí tudo bem, mas pagar esse preço para banca "carlos e jabur" que não tem nem inscrição na internet!!! por favor!!!

    ResponderExcluir
  14. Para complementar a discussão, a taxa da inscrição realmente é alta, pois essa taxa é para concursos em que a remuneração não baixa de 7.000 mil reais, como TRT, TRF, TRE, entre outros. Como vi comentários que o salário é o melhor da região afirmo com convicção que está longe de ser o melhor da região. Quanto a inscrição presencial acho bem pensado, pois assim se inscrevem aqueles que realmente querem e / ou são da região.

    ResponderExcluir
  15. Meus amigos, concurso é imprevisível você pode vir a ser aprovado entre os primeiros lugares com uma média um pouco maior que 6.0, isso quer dizer que nem sempre a média é alta, depende muito do grau de dificuldade da prova e de quem está concorrendo com você. Pode acontecer da pessoa se sair muito bem em específico e não atingir a média estipulada nas outras disciplinas, separadamente. Aí o que acontece? Ela pode ser desclassificada por um critério incoerente e vai ter que se incomodar entrando com recurso ...(no município de Barracão a energia essencial já teve que divulgar uma errata para alterar essa mesma pontuação, é só olharem no site!)

    ResponderExcluir
  16. Sobre o valor do concurso, é óbvio que é caro, mas prefeituras como a de Pelotas, por exemplo, costumam colocar nos editais de concurso um item sobre como proceder para solicitar a isenção da taxa de inscrição(para aqueles que não tem condições de pagar). Mas,acho que nem todas as prefeituras aderiram a esta lei, um direito do candidato. Portanto, cabe a população exigir através de denúncias por escrito que essa lei cumpra-se, infelizmente não adianta somente reclamar aqui no blog.

    ResponderExcluir
  17. Amigos, o valor de inscrição do concurso está caro, mas o correto seria a Prefeitura colocar no edital um item sobre formas de solicitar isenção dessa taxa, para aqueles que não tem condições de pagar. Muitas outras Prefeituras fazem cumprir essa Lei, um direito do candidato. Porque Candiota não cumpre? Está na hora da população agir(denunciar)e fazer cumprir seus direitos!

    ResponderExcluir
  18. Lendo os comentários aqui postados, não se pode deixar de perceber a arrogância e a prepotência com que as pessoas postam seus comentários. Obviamente aproveitando-se do anonimato, pois se tivessem que colocar seus nomes, é claro que mudariam o tom.

    Utilizei o site www.calculoexato.com.br para fazer o cálculo do valor da inscrição do concurso, com base na valor da Lei Complementar nº 10 aprovada em 30 de dezembro de 2003, atualizando pelo IGP-M para os dias atuais e o valor para os cargos de nível superior passou dos R$ 85,00 para R$ 131, 83. Para os que gostam ou para os que não gostam, o valor é esse mesmo, infelizmente.

    Nome: Paulo Learci de Andrades
    Fone: (53) 9945-7783
    CI nº 5027570604

    ResponderExcluir
  19. É, Learci,não poderia ser diferente, tem que haver o reajuste, senão o prefeito é responsabilizado por, se não estou errado, renúncia de receita. Me perdoem se errei o nome.Mas eu gostaria de saber o porquê da gente quando é necessário conseguir Certidão Negativa de Débitos com a União, Estado, enfim tudo grátis e pela internet e quando solicitamos esta mesma Certidão a nivel municipal, temos que pagar por ela. Qual a diferença entre Negativa de Débito Federal/Estadual/Municipal, pois só pagamos pela municipal.Há e quanto aos anônimos postarem seus pensamentos, eu acho que é por pura inseguança e medo de represálias, pois ignorância tecnológica não é.

    Sérgio da Silva Brito

    ResponderExcluir
  20. PAULO LEARCI TEU RACIOCIONIO BUROCRATICO NÃO AJUDA EM NADA, ME DESCULPE, O VALOR DA INSCRIÇÃO É MUITO ALTO. CERTAMENTE É PRA PAGAR O VALE ALIMENTAÇÃO DOS FUNCIONARIOS QUE ATÉ AGORA NÃO FOI DEPOSITADO. AINDA QUEREM COLOCAR MAIS GENTE NA PREFEITURA! ABRAÇO;
    SOU FUNCIONARIO DA PREFEITURA

    ResponderExcluir
  21. desculpa meus amigos, fiz sim concurso na minha cidade bagé. e passei agencia bancaria e a matricula era 40 reais. sou caixa . tbm fiz para pinheiro machado e la era 35 reais nivel médio. só faria para candiota para ficar mais proxima de minha cidade natal. mas exixte sim cartas marcadas, engano dos amigos que são ingenuos. Cada um tem direito de expressar e pensar o que quizer, respeitando o pensamento dos colegas, eu apenas expressei o meu .

    ResponderExcluir
  22. Eu fiz mina inscrição e estou bem bem confiante de ocupar minha vaga, por que por o que estou acompanhando no comentários dos colegas acima posso deduzir que : todos estão preocupados demais em falarem mal do concurso e dos valores das inscrições, usando até palavras de baixo nível, não devem estar tendo tempo para se dedicarem a estudar e passar na prova... sorte a mina que além de concorrente por vaga moro no município e não gostaria de ter colega ou até mesmo atendendo algum contribuinte ou qualquer outra pessoa que vá até o poder publico.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.