quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Municípios da região recebem maquinários

Como não pude estar presente ontem na solenidade de entrega do maquinário aos municípios do CIDEJA, publico aqui a matéria veiculada no Jornal Minuano desta quinta-feira. Vale ressaltar aqui na empenho do nosso prefeito neste processo, pois foi incansável na busca deste recurso.

Por: Cláudio Falcão - Jornal Minuano

Um conjunto de máquinas adquiridas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que já é considerada a maior patrulha mecanizada já entregue no Rio Grande do Sul e uma das maiores do Brasil foi entregue oficialmente.

O maquinário vai beneficiar os cinco municípios - Candiota, Hulha Negra, Aceguá, Pedras Altas e Pinheiro Machado, que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja). Também o superintendente do Incra/RS Roberto Ramos e o prefeito de Candiota e presidente do Cideja, Luiz Carlos Folador assinaram o Termo de Permissão de Uso do maquinário, que foi formalizado para quatro anos, podendo ser renovado por igual tempo. Ao ato, compareceram também os prefeitos de Hulha Negra Renato Machado, de Pinheiro Machado Luiz Fernando Leivas, de Aceguá Gerhard Martens e o representante do prefeito de Pedras Altas Gabriel de Lellis Júnior, o presidente do Fórum de Desenvolvimento Regional, Combate as Estiagens e Manejo das Águas vereador Dalvir Zorzi, além de diversas lideranças, vereadores e secretários municipais dos municípios envolvidos. O prefeito Luiz Carlos Folador fez uma longa lista de agradecimentos, mas escolheu o vereador de Pedras Altas, Santos Éden Feijó Pinto, como símbolo e exemplo de toda a conquista, lembrando que mesmo nos momentos em que tudo parecia que daria errado, ele não desanimava e motivava a todos. “O vereador é o exemplo de que a união e persistência da região resultaram neste momento tão importante e histórico”, enfatizou. Já o superintendente do Incra/RS Roberto Ramos frisou que para ele era uma satisfação pessoal a entrega da patrulha mecanizada, pois ele é servidor do quadro do Incra. “Estas máquinas vêm para mudar a realidade dos assentamentos, que combinadas com outras ações de emancipação e consolidação vão dar o pleno desenvolvimento a estas comunidades”, destacou. 

Estradas dos assentamentos 

Fruto de uma demanda iniciada em 2005 ainda pelo Fórum da Estiagem, o conjunto de máquinas, que totalizam um investimento de cerca de R$ 9 milhões, tem por objetivo a implantação, recuperação e conservação de estradas e acessos internos nos assentamentos reconhecidos pelo Incra nos cinco municípios envolvidos. Também as máquinas poderão ser utilizadas para outras obras nos assentamentos, especialmente aquelas que visem reduzir os efeitos da estiagem, tais como açudes e barragens. O Cideja será o responsável pela administração e utilização da patrulha, através dos Planos de Trabalho específicos definido por cada município e aprovado pelo Incra. O Consórcio também será responsável pela manutenção e operação do maquinário, elaborando relatórios semestrais de execução de obras. 

Mais de 2,1 mil famílias atendidas 

Ao todo serão atendidas 2 182 famílias de pequenos agricultores familiares dos cinco municípios, que totaliza cerca de 10 mil pessoas moradoras de 66 assentamentos. São cinco assentamentos e 192 famílias em Aceguá; 25 assentamentos e 707 famílias em Candiota; 844 famílias de 24 assentamentos de Hulha Negra; 250 famílias de cinco assentamentos de Pedras Altas, e sete assentamentos com 189 famílias de Pinheiro Machado. 

O maquinário

Cada município recebeu uma motoniveladora e um rolo compactador. Além disso, Aceguá recebeu uma pá-carregadeira, Candiota uma escavadeira hidráulica, Hulha Negra um caminhão F-4000, Pedras Altas três caminhões 12m³ e Pinheiro Machado também três caminhões 12m³. Este investimento totalizou R$ 8,6 milhões. Um trator de esteiras, que ainda não foi entregue, será comum aos cinco municípios, conforme a demanda e necessidade de cada um, obedecendo a um cronograma estabelecido pelo Cideja. Candiota, Aceguá e Hulha Negra receberão, em breve, dois caminhões com capacidade de carga de 25 metros cúbicos cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.