segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A dificuldade em aceitar críticas


Receber críticas faz parte da vida, e quem trabalha em equipe ou realiza alguma atividade para o público acaba sempre recebendo sua parcela delas, justas ou não.


Mas lidar com críticas é muitas vezes um desafio.


Muitas vezes as críticas trazem em si oportunidades valiosas de aprendizado, e em outras elas são um genuíno meio de identificar e corrigir desconformidades no serviço prestado. Há também as críticas que nada acrescentam, ou que são dirigidas à pessoa errada, e é necessário lidar com estas também.


Nas últimas semanas o blog tem batido todos os recordes de visitas e comentários.


Creio eu que fruto do espaço aberto que os leitores veêm para criticar e sugerir. E é claro que a maioria criticar, fruto da natureza humana, especialista em críticas. Isso é ruim? Depende do ponto devista, EU creio que não.


Criticas a nós surgem todos os dias, este blog é um exemplo disso. Assim como aumentam as visitas, aumetam também as responsabilidades e obviamente as críticas. Cabe a mim aceitar ou não, mas na minha humilde percepção, de maneira alguma julgar alguém por uma crítica.


Quando criei este espaço sabia dos ônus e bônus em mante-lo de forma democrática e principalmente INDEPENDENTE.


O que sempre prezo no momento de criticar é ser construtivo, mostrar o por que da crítica, sugerir e sempre que julgar justo elogiar, o que nunca deixei de fazer. Alias quem lê diariamente meu Blog, e não somente para ler comentários e temas polêmicos, sabe que existem mais elogios que críticas.


O que é postado em forma de comentário, muitas vezes anônimos, é uma prática das pessoas que talvez não possuam uma "abertura" necessária para fazer determinada crítica forma identificada. O que não é o meu caso. E mais, muitos comentários que faltam com o respeito ou agridem de alguma maneira uma pessoa são filtrados e não são publicados. E existem muuuuuuitos deste tipo.


Temos diversos exemplos de homens públicos de sucesso, Getulio Vargas, Brizola, Jango e mais recentemente a quase unanimidade chamada Lula. Mas vocês acham que esses homens não sofreram críticas?


Se eu fosse um homem detentor de cargo eletivo, prestaria muita atenção e tentaria, da melhor forma, conviver com as críticas das pessoas que de 4 em 4 anos depositam sua confiança em alguém que não é o dono da verdade, é apenas um representante dos anceios da maioria de população.


Isso chama-se DEMOCRACIA.


Mais sobre o assunto no artigo Como receber críticas de maneira construtiva“ 

6 comentários:

  1. Tchê louco, deu nos dedos de muita gente.

    ResponderExcluir
  2. É de se entender que pessoas reajam de forma radical quando criticadas, pois somente homens (lato sensu) com elevado senso de justiça reconhece na crítica aberta, sem segundas intenções, um raro momento de reflexão. Já recomendou alguém bem antes de nós: "as críticas não me abalam e os elogios não me iludem. Sou o que sou e não o que pensam....".

    ResponderExcluir
  3. Em quem será que vai servir o chapéu?

    ResponderExcluir
  4. O chapéu vai servir, por lógico, em quem gosta de usá-lo.

    ResponderExcluir
  5. Criticar por criticar é realmente muito fácil,o difícil é olhar para os próprios defeitos e acima de tudo admití-los.hehehe

    ResponderExcluir
  6. Gostei do que li sobre critica achei muito bom, e acredito que à critica e criticas e com certesa tem criticas construtivas,poriso faço elogios mas critico tambem, como no caso do corpo de bombeiro de candiota,o atendimento dos proficionais é exelente,mais em compensaçao pelo amor de Deus, divulgaram uma voto de um caminhao novo no jornal que seria para la e eu pergunto cada?tem bastante sucata na frente la nem a onde colocar guadados tem pois estao na frente das casas das pessoas, e agora para variar o unico que ainda estava funcionando estragou e ai como fica o cerviso,depois reclamam, ja pensaram se chega acontecer algum problema que eles tenham que resolver e ai como fica? por favor exelentissimo prefeito de um jeito vc tem o poder para solucionar vamos colaborar com eles e fazer alguna coisa se nao coitados o que vao ouvir sem culpa né pois eles estao ali para prestarem o cerviso mais cadê as condiçoes, com nenhuma viatura funcionando como fica a situaçao deles,ter que ter uma soluçao com urgencia e co certesa soluçao tem!!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.