sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Os impactos da paralisação das Usinas em Candiota

O ministério público sugeriu ao IBAMA que suspendesse a geração de energia em Candiota em até 15 dias até que seja atestada a viabilidade ambiental do complexo,  e os impactos desta ação podem ser diversos:

Para CGTEE, que não vive uma saúde financeira das melhores seria "o empurrão para a fundo do poço", pois a Companhia ja está gastando milhões na recuperação da fase B e parar a geração de energia implicaria em uma série de multas pelos compromissos assumidos.

Para o Brasil, que mais uma vez vive uma situação de apagão, também não seria bom, pois as usinas térmicas nestas situações são quem garantem o fornecimento de energia a Milhões de Brasileiros.

Para Candiota geraria um impacto econômico e o fim dos problemas de cinza e carvão na cidade. Mas até que ponto ganhamos com essa ação?


A quantidade de dióximo de enxofre e material particulado que está sendo jogado sobre nossas cabeças é MUITO GRANDE. Quem vive em Candiota sabe do que estou falando.

Acho que não chagaremos ao ponto de Candiota não produzir mais energia e inviabilizar empreendimentos futuros, pessoalmente não é o que quero, mas a ação do ministério público só reforça a idéia que não podemos mais adiar o debate sobre o modelo de desenvolvimento que queremos para a nossa querida Candiota e no Brasil. A frase abaixo resumi o que quero dizer:

A definição mais usada para o desenvolvimento sustentável:


"Em busca do desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades."



6 comentários:

  1. Tudo é uma questão de escala de prioridades. O que é mais importante? gerar energia ou preservar a vida? Se for possível gerar energia, preservando as pessoas e o ambiente onde vivem, não é isso que chamam de sustentabilidade? De nada adianta a construção de mais usinas se o ar de Candiota ficar irrespirável. Acho que não é isso que os candiotenses querem. Então que as usinas atendam a TODOS os requisitos para operar com condições das pessoas continuarem morando em Candiota.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito bom que aleguem, seja de onde for, mas faça alguma coisa para que estes IRRESPONSAVEIS, que administram a CGTEE tomem providencias rápidas pela total poluição que estão desordenadamente causando ao município e aos moradores de Candiota, pois é muito fácil reunir um pequeno numero de pessoas num local e chamarem pessoas técnicas para encher de palavras e gráficos bonzinhos..etc... e no outro dia seguir jogando cinza pra cima nas chaminés da usina...sabemos que não será bom parta nosso desenvolvimento econômico fechar a Termo-Elétrica, mas que o IBAMA ou Alguem do Gênero façam este caras que sabemos nem moram no município trabalhem direito... enquanto não vem as eólicas queimem carvão com responsabilidade.

    ResponderExcluir
  3. A CGTEE está numa situação difícil principalmente pela incompetência de seus dirigentes. Aqui em Candiota tem uma verdadeira máfia que há 30 anos administra a Usina e está ajudando a levá-la para o fundo do poço...Infelizmente.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei se teria uma MÁFIA, mas que tem uns que se aproveitam dela, isso tem mesmo. Lembram do escândalo das Usinas de Biomassas? Éééééé, envolveram a CGTEE até o último fio de cabelo. O Dr Sereno teve que se explicar um monte. Felizmente ficou provado que um "safado", que todos sabem o nome, foi quem deu o o aval ou falsificou as assinaturas para que se conseguissem aquele monte de dinheiro. Até agora não sei em que situação se encontra aquela roubalheira, isso mesmo, roubalheira, pois foi provado que houve falsificação de assinatura. Será que a CGTEE (nós) é quem vamos pagar o pato, digo, o valor auferido mediante fraude? Se quiserem responder eu gostaria de saber. Sou Sérgio da Silva Brito - morador de Candiota. As usinas de biomassas ficaram só na MASSA, MASSAda de dinheiro que alguém recebeu e não fez nada.

    ResponderExcluir
  5. Falando em transporte ao funcionalismo, acho que a Prefeitura deveria seguir o exemplo de empresas como a CGTEE e CRM que garantem o transporte de seus colaboradores até o local de trabalho, afinal quem governa o municipio e o PT que deveria estar ao lado dos trabalhadores ou já esqueceram da sua origem. um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  6. ate hoje não vi acontecer em 30anos morando em Candiota um equilibrio entre mineração e ambiente, ou geração e ambiemte

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.