sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Lixo Extraordinário

Prefeito e secretária de meio-ambiente respondem por Aterro Sanitário de Novo Hamburgo

A Promotoria de Justiça de Novo Hamburgo ajuizou uma ação civil pública por improbidade administrativa na esfera ambiental contra um ex-prefeito e uma ex-secretária do Meio Ambiente do Município de Novo Hamburgo e contra duas empresas responsáveis pelo transporte do lixo na cidade. 

A medida foi adotada porque foram identificadas possíveis irregularidades após a interdição da central de reciclagem, compostagem e do aterro sanitário do bairro Roselândia e a contratação das empresas. No último sábado, após autorização da Justiça, a promotora autora da ação, Gislaine Rossi Luckmann, e técnicos ambientais do Ministério Público realizaram uma perícia no lixão. O objetivo foi identificar evidências dos problemas registrados e a atual situação do aterro para elaborar um laudo que será acrescentado ao processo. 

Na avaliação da Promotora, “o Município de Novo Hamburgo, por ação e omissão de seus gestores, foi ineficiente na administração dos valores e interesses públicos, acarretando grave prejuízo aos cofres municipais; feriu a moralidade pública e agiu de forma desproporcional em suas decisões, tudo desprovido do necessário interesse público”.


MP quer solução para aterro sanitário em Carazinho


O Ministério Público de Carazinho ajuizou na tarde desta terça-feira, 7, ação civil pública, com pedido liminar, objetivando dar uma solução viável para a destinação final dos resíduos sólidos coletados no Município. Conforme a promotora Clarissa Simões Machado, há um histórico de problemas com o Aterro Sanitário de Carazinho, que vem desde 2003. Segundo ela, vários termos de ajustamento de conduta foram firmados desde aquele ano, “mas uma solução definitiva para o problema ainda não ocorreu”. 


No mês passado, o Grupo de Policiamento Ambiental de Carazinho protocolou no MP uma denúncia comunicando a grave situação do Aterro Sanitário. Imagens feitas pelo MP comprovaram que o Aterro está “totalmente tomado de lixo”, uma vez que a empresa contratada para transportar o lixo coletado não consegue dar vazão ao imenso volume. Para a Promotora, a Prefeitura não está atendendo as exigências da Fepam, o que evidencia que o Aterro Sanitário, que era para ser um local para a correta destinação dos resíduos de modo a preservar a saúde pública e o meio ambiente, tornou-se um “lixão”. 

Fonte: MP-RS

Um comentário:

  1. Diz o ditado "O lixo quanto mais meche, mais fede". O de Candiota nem começou a operar e ja Fede, mas Fede a maracutaia. Mas depois da pressão que fizeram no Catarinense que toma Drink na beira da praia, parece que tudo ficou mais calmo. ATERRO SANITÁRIO (LIXO) EM CANDIOTA, não.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.