terça-feira, 23 de agosto de 2011

Falta de água na Metade Sul terá seminário com presença de ministérios

Na tarde desta segunda-feira, 22 de agosto, aconteceu uma importante audiência no Ministério da Integração Nacional para tratar do acesso à água na Metade Sul do Rio Grande do Sul. 
Foto: Josiane Canterle
Quem propôs esta audiência foi o deputado federal Marcon (PT-RS) juntamente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, a Secretaria de Infraestrutura, a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. Quem os recebeu no Ministério foi o ministro interino da Integração Nacional em exercício, Alexandre Navarro Garcia. Também participou o deputado estadual Edegar Pretto (PT-RS).

O deputado Marcon argumentou que “é necessário que se pense em projetos como perfuração de poços artesianos, rede de distribuição de água e açudes como forma de garantir água na região semiárida do Rio Grande do Sul para prevenir os problemas que estas populações vêm enfrentando todos os anos com as secas e, consequentemente, o empobrecimento rural”, declarou o parlamentar.

O ministro interino, Garcia, garantiu a realização de um seminário na metade Sul, para a primeira quinzena de setembro, com as presenças do Ministério da Integração Nacional, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Educação, Incra, Funasa, Embrapa, Emater, Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, a Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Obras, Universidades e os municípios que possuem assentamentos em seus territórios, bem como os representantes dos assentados.

Os temas do seminário serão a água, desde perfuração de poços, armazenamento e distribuição, tanto para o consumo humano quanto para irrigação e animais, e também questões ligadas as possibilidades de implementação da produção na bacia leiteira, fruticultura e outras possibilidades a serem estudadas. Ainda, o espaço também será palco de debates para o melhoramento da infraestrutura na região, especialmente estradas.

Presente na atividade, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, mencionou que o evento será de especial importância, na medida em que aborda temas constantes entre os municípios do sul gaúcho.

4 comentários:

  1. Essa é boa o prefeito FALADOR quer resolver o problema de água da metade sul se não consegue resolver os problemas daqui,aqui chove e ao mesmo tempo falta agua nas torneiras e estranho! queria ver um depoimento ou uma explicação do Marcio chefe do saneamento que tanto dava lenha sobre problemas com agua e hoje a situyação e a mesma ou pior a ETA da residencial continua vazando,a ETA de Lassance e so remendo e na Vila Operaria estao calçando ruas que o encanamento ainda é de AMIENTO material altamente cancerigeno e proibido, a unica obra do Marcio foi a colocação de uma portinha bem baratinha na ETA da residencial

    ResponderExcluir
  2. bah anonimo das 09;16 volta para sala de aula,e estuda geografia novamente,aonde vc mora candiota,ou paraiba desculpe se for candiota o folador ta tentando resolver o problema de candiota,pois candiota faz parte da metade sul,agora se vc mora na paraiba vc ta certo heheeheeh

    ResponderExcluir
  3. Olhando essa foto vejo sempre os mesmos, essas cooperativas que pegam o dinheiro publico e depois não dão explicação, agua nós temos, oque tem é que melhorar o uso da mesma e pra variar o folador fazendo propaganda dele mesmo, ele tem é que ficar aqui em candiota vendo e resolvendo esses problemas sociais.

    ResponderExcluir
  4. Vc não sabe anonimo 13:57 candiota esteve com decreto de emergencia,por causa da falta de agua,até a defesa civil,esteve ajudando doando cxs d,agua e.t.c sim temos agua mas até? tá certo ele ir atrás de soluções agora,ou vc quer que ele espere chegar ao ponto de bagé,que foram deixando e ficaram com racionamento de agua por 18hs,acho que antes de criticar temos que nós imformar

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.