terça-feira, 13 de dezembro de 2011

10 Coisas que todo candidato deveria saber antes de criar um Blog Político

Um blog político é essencial em qualquer campanha política na internet bem sucedida.  O planejamento de açlões envolvendo o marketing político digital deve sempre incorporar essa ferramenta e integrá-la a outras, como por exemplo, outras mídias sociais como Twitter, facebook e Orkut. Coletamos algumas dicas para tornar um Blog Político mais interessante e dinâmico para seus respectivos leitores.


A linguagem do blog político
Mantenha uma linguagem informal com seus eleitores. Lembre-se que: um blog político é muito mais do que um espaço para propaganda é um canal de relacionamento e discussão. Essa é a base do marketing político digital.


A imagem do candidato no blog político
Imagem é a forma como um político se apresenta. Ela pode construir ou destruir sua carreira eleitoral, então trate de manter uma boa aparência e ser carismático e sem exageros. Saiba que postar fotos com crianças no colo e beijar velhinhas na rua não vão fazer Vossa Excelência ganhar as eleições. Energia, pré disposição, bom-humor e carisma sempre fazem um diferencial nesse quesito, pense nisso ao postar fotos.


Transparência é essencial
Seja o mais transparente possível, seria interessante achar informações como: gastos de campanhas, orçamentos futuros de projetos e obras do gênero, até mesmo explicações de pisadas de bola, tais como gafes e etc.


Informação
Antes de fornecer informação é primordial que todo político informe-se sobre a situação do país, principalmente nas áreas mais precárias tais como: educação, saúde, saneamento básico, segurança e etc. Se atualize para prover informação de qualidade e estar bem informado, isso lhe trará credibilidade.


Relacionamento com adversários
Não perca tempo falando mal de outros candidatos ou partidos, apenas monitore seus adversários e procure estar mais informado e a frente deles. Rebata as críticas com bom senso, se tiver que criticar algum candidato ou partido seja sutil.


Boatos fazem parte da campanha
Esteja certo de que boatos irão surgir, principalmente se a sua campanha de marketing político na Internet estiver indo bem. Se você for transparente e estabelecer um diálogo em seu blog com seus eleitores os boatos não passarão de boatos.


Propostas de campanha
Não faça promessas, mas sim, elabore propostas de preferência dentro de um planejamento com objetivos S.M.A.R.T – (S) Específico, (M) Mensurável, (A) Atingível, (R) Realista e (T) Tempo.


Interatividade, a essênia do marketing político digital
Interaja com os visitantes do seu blog, promova discussões e até mesmo encontro com seus eleitores, participe de mídias sociais e alimente o blog com aplicativos interativos que promovam debates online com os eleitores e vídeo chat.


Críticas
Críticas fazem parte da vida política. Infelizmente, a grande maioria dos políticos ainda não aprenderam a lidar com elas. Saiba que o maior vitorioso é aquele que consegue transformar um inimigo em amigo, por isso é importante deixar espaços para comentários, afinal as críticas mais importantes são as dos próprios eleitores.


Mensuração de resultados
Mensurar dados como visitação, quais os posts que tiveram maior aceitação, quais os que geraram mais “leads”, quais as comunidades que você obteve mais share, além do grau de aceitação ou de rejeição de suas propostas. Isso é de suma e primordial importância para ajustar sua campanha como de acordo com seus eleitores. Google Analytics e ferramentas de monitoramento de mídias sociais são essênciais.


Planeje cuidadosamente seu blog político para as próximas eleições e já terá meio caminho andado.


Fonte: http://www.cursodeecommerce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.