sábado, 17 de dezembro de 2011

Prefeitura executa serviço inédito na ETA da Vila Operária

Com o objetivo de garantir a melhor qualidade possível na água distribuída pela Estação de Tratamento (ETA) da Vila Operária, a Prefeitura de Candiota iniciou, na quinta-feira, dia 15, um trabalho inédito no local.

Conforme relata o coordenador do Departamento de Saneamento, Márcio Lopes, a Administração Municipal investiu R$ 7 mil na aquisição de uma tonelada do composto Ortopolifosfato, para aplicar junto ao sistema de tratamento. “Este produto atua na eliminação de ferro e manganês existente na água armazenada“, informou, ao argumentar que “é um trabalho que nunca foi realizado no município e que conta com certificação de qualidade. Estamos, com isto, atuando para acabar com um problema histórico da nossa cidade“.

Após a primeira aplicação do composto químico na água da ETA, a equipe do Departamento de Saneamento iniciou os primeiros trabalhos de análise (foto).

Segundo Lopes, o mesmo procedimento é executado por outras instituições de tratamento, como o Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (DMAE) e pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). “Além de eliminar o ferro e o manganês no tratamento realizado na Estação, este produto age na rede de distribuição. É importante salientar que ele não prejudica o consumo humano“, destacou.

O coordenador adianta, também, que o processo deve demorar cerca de dez dias até alcançar a eficácia total. “Com a quantidade de produto adquirida, teremos material suficiente para garantir o tratamento durante todo o verão“, apontou.

Por fim, Lopes aproveitou para alertar a comunidade para que utilize a água de forma racional. Conforme o mesmo, o consumo excessivo também prejudica na qualidade da água, pois reduz o tempo necessário para o processo de decantação, prejudicando o tratamento.

4 comentários:

  1. Porque não usam a rede de agua que liga a V.O até a João Emilio para recalcar agua bruta do arroio candiota para a Vila, e ai se faz um serviço de fundamento na barragem???????

    A rede nunca foi usada....

    ResponderExcluir
  2. Mas que barbaridade, este prefeito não gosta de fazer saúde saúde, prefere uma obrinha aqui, outra ali, e a saúde do povo que se lixe, ô prefeito, água é a saude das pessoas, tão fazendo pista de skeit, 280 mil, asfalto em volta de nossa vila, onde mora pouca gente, quase 1 milhão, isto é bom, é muito bom, mas depois de fazer uma nova eta, mas eta não dá voto, o grilo e o prefeito querem voto, a saúde das pessoas que se lasque,prefeito saúde é prioridade, será que com 3 vereadores em nossa vila, não pudemos nada. queremos aguá limpa, queremos saúde para nossas familias....Eta governicho este do folador, só politicagem e obras que poderiam esperam um pouco e fazer a nossa estação de tratamento dágua primeiro, o ano que vem tem mais........Hahahahahahahy....dá-lhe Folador....

    ResponderExcluir
  3. ao anonimo do PMDB o invejoso do folador 2011 12:01 que bom que tu falou em obras sao tantas obras que que eu ate tinha me esquecido que hoje o folador vai entregar umas casinhas endario lassance aparece la tu vai ser bem recebido PMDB recalcado pra ti ver como se entrega uma obra prontinha porque tu nao sabe como porque o es governo que tu defende nunca entregou nem uma favelinha que foste como voces dizem um abraço

    ResponderExcluir
  4. Clebismar Cougo de Oliveira.19 de dezembro de 2011 às 14:59

    Aproveitando as quatro linhas finais do texto, em que o coordenador do departamento de saneamento, da sec. de obras do municipio, alerta a comunidade para que utilise a água de forma racional,eu gostaria de relatar também que no final do mes de outubro, uma equipe da prefeitura que cortava a grama aqui na residencial também cortou uma tubulação de água que fica atras dos alojamentos (nos fundos do hospital)e até agora não foi consertado, colocamos uma borracha para diminuir o vazamento, eu comuniquei via telefone o departamento mais até agora o problema não foi resolvido,o melhor não seria consertar os pontos de vazamento, para depois solicitar a colaboração da comunidade.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.