sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Para Criar novo Partido: O PDT


Coluna do Alto da Torre - Jornal de Brasília 05/12

O senador brasiliense Cristovam Buarque (foto), quer aproveitar a crise que derrubou o ministro Carlos Lupi, presidente do seu PDT, para criar um novo partido. Não, não se entenda mal. Cristovam não quer uma nova sigla. PDT está bom. Cristovam se lembra dos tempos de Leonel Brizola. Só que, na era Lula, “o presidente transformou todos os partidos em uma geleia geral”. Para o senador, PSOL, DEM e talvez o PSDB estejam fora disso, mas os demais partidos “foram diluídos”. Por isso, a questão é garantir identidade aos que estão aí. “Já tem sigla demais. Não precisamos de mais uma”, diz o senador.
ESCAPAR DA GELEIA GERAL
  
Em meio à tempestade que despejou Carlos Lupi, Cristovam espera que a crise sirva, ao menos, para que o PDT saia do governo. E da geleia geral. Para ele, Lula “fundou seu governo em torno da política econômica e do Bolsa Família, ambas herdadas do antecessor Fernando Henrique”. O PDT, aquele dos tempos de Brizola, seria uma alternativa. Não mais, desde que Lupi entrou no governo. “Ao entrar no governo”, diz o senador, “entramos na diluição, que só se acentuou com a crise”. Sigla, afirma Cristovam, não é partido. O Brasil precisa de partidos.

10 comentários:

  1. Caro Tailor,, não acho que o Critovam tenha o diretito de querrer algo de novo com a sigla do PDT, pois quando ele resolveu dar uma de Brizola concorrendo sozinho a eleição pra presidente da Republica e não abtendo nem 1% dos votos, deveria ter apartir dali sim sugerisdo naquela época algo deste genero.. mas agora depois que o Partido ja vem todo esse tempo como apoiador da siglas num crescente, 1º criem e deixem se criar novas lideranças no partido pois o PDT ta virando um partido de Velhos politicos e cheios de manias e defeitos, pois toda a nova liderança que tenta se criar os cartolões do partido acabam limitando seu tamanho e até os tirando do foco com medo de perderem suas boquinhas.. e isso vejo que acontece aqui em Candiota, pois tem alguns Jovens no partido que buscam masi espaços faz tempo e tem semore um Celso ou um Guilherme e agora até um Tailor no caminho par ficarem puxando os tampetes... mas as urnas mostraram a justiça de Deus que tarda mas não falha..

    ResponderExcluir
  2. Caro Taylor,
    Ao que me parece, o PDT candiotense, entre outros problemas que vive, sofre pela presença de pseudos líderes que na maioria das vezes só pensam em sí e nas boquinhas da Prefeitura, e principalmente pela inexistência de um nome (ou vários), que tenha cacife para concorrer a Prefeito, assim como o PMDB tem o Odilo, o PSDB o Betiolo, o PT tem o Folador. Política se faz entre outras coisas com nomes fortes, e o PDT, sejamos sinceros, não tem nome para concorrer numa chapa majoritária hoje. Se o PDT que na próxima eleição vai ter uma meia dúzia de candidatos a Vereador, tem algum nome capaz de hoje fazer frente a estes que citei aí em cima, me desculpem, mas desconheço. E digo mais, talvez tão cedo não terá nome cacifado para isso, pois os caciques velhos não deixam o Partido crescer, tomar novos rumos, não aceitam novas lideranças. quer um exemplo, o teu caso Taylor, já estão tratando de te diminuir, não querem ninguém fazendo sombra para eles. Assim o PDT vai seguir sempre sonhando em ser vice de alguém e trabalhando apenas para eleger o Celso e o Guilherme. Será que estou errado?

    ResponderExcluir
  3. Como disse o Cristovão vamos "escapar da géleia geral", reproduzido pelo Taylor. Aí vamos cair na geléia geral do PMDB (sic).

    ResponderExcluir
  4. comversei com um membro do PDT ontem parece que esta quaze certo PT e PDT denovo juntos vamos aguardar pra ver

    ResponderExcluir
  5. quase com Z é uma facada na minha história! escreve bem depois fale de politica com convicção, meu caro das 13:15.

    ResponderExcluir
  6. se borrou todo PMDB que o PT ePDT vem juntos vai ser uma lavagem de votos meu caro nao tem pra voces podem enfiar a viola de voces no saco anonimo de 10 de dezembro de 2011 as17:07

    ResponderExcluir
  7. O Tailor e o Cristovão estão certo temos que refundar o PDT, e depois como sugeriu o Tailor cair géleia geral do PMDB(sic)...

    ResponderExcluir
  8. Sou do PDT, e acho que tem que vir com o PT mesmo, pois antes de ver o que é melhor para o partido tem que ver o qeu é melhor para Candiota e sei que tem lideranças desta sigla e digo até onde na Juventude qeu graças a Deus pensa assim, pois colocar Odilo ou Gildo seria retroceder não prescisamos nem citar as diferenças de governos pois o Povo Candiotense ja sabe.. então tenho certeza que atraves desta Juventude atuante do partido e Naõ por estarem no governo pois participaram já dos dois ultimos governos e sabem bem com ajudar a conduzir o partido par o melhor de Candiota,, Parabéns Juventude Socialista PDT-Candiota, Pablo,Deison,Daniel e outros seguidores deste grupo.!

    ResponderExcluir
  9. Vejam só! Transformaram a minha extensa folha de serviços pelo partido, num simplório "velho político cheio de manias e defeitos".

    ResponderExcluir
  10. Anônimo disse...11 de dezembro de 2011 12:11
    Esta com toda razão esta correto, mas saiba de uma coisa, tem gente que faz parte da juvento que citou ai, que hoje esta no governo, esta querendo a coligação com PMDB, isso que é CC.
    Não sei que estão fazendo no governo ainda se acham que melhor caminho é PMDB, mas ainda bem que a grande maioria do PDT esta corrento em dizer que melhor caminho é PT.
    PDT tinha que dizer para esses que não estão contentes que pensam para sair se não estão contentes. Com certeza o PDT tem gente melhor para colocar muito melhor.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.