quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Esterilização de animais

A esterilização é uma cirurgia que impede a procriação de cães e gatos.

Nas fêmeas, a esterilização consiste normalmente na retirada do útero e dos ovários (ovariohisterectomia), que evita o cio.

Nos machos, o procedimento de esterilização mais comum é a retirada dos testículos (orquiectomia), deixando-se a bolsa escrotal vazia..

Existem procedimentos alternativos que apenas impedem a fecundação (a laqueação de trompas no caso das fêmeas e a vasectomia no caso dos machos). São procedimentos de acesso mais difícil e que não oferecem vantagens comportamentais (por exemplo, as fêmeas continuam a ter o cio e a atrair machos, e os machos continuam a querer acasalar com fêmeas). Contudo, no caso dos cães macho, também não implicam as desvantagens de saúde associadas à orquiectomia.

A esterilização é realizada sob anestesia geral, e uma anestesia geral envolve sempre algum risco, tanto para os humanos como para os outros animais. No entanto, é uma cirurgia de rotina e é segura quando realizada por um bom médico veterinário. Conversa com o veterinário e certifica-te de que o teu animal está em mãos competentes.

A superpopulação de animais domésticos é um problema causado por irresponsabilidade das pessoas, portanto cabe a elas resolvê-lo. E esse problema não se resolve apenas com albergues ou campanhas de adoção. A esterilização é a forma mais eficaz de combater o círculo vicioso de reprodução irresponsável, abandono, maus-tratos, e morte, decorrente da negligência humana.

O proprietário responsável esteriliza seus animais, evita que eles tenham filhotes, ajuda a diminuir a superpopulação e a evitar problemas, como por exemplo : Ataques a pessoas ou outros animais, atropelamentos, acidentes de transito, transmissão de doenças, abandono e crueldade com os animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.