Lideranças do setor do carvão mineral do Rio Grande do Sul estarão reunidas em Brasília, na terça-feira, dia 6, para participar de reunião da Bancada Gaúcha, que foi articulada pelo deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), vice-presidente da Frente Parlamentar do Carvão Mineral no Congresso Nacional. Hamm solicitou a reunião ao coordenador da Bancada, deputado Paulo Pimenta. O pedido do encontro partiu do presidente do Sindicato dos Mineiros do Rio Grande do Sul, Oniro Camilo. A reunião está marcada para as 18h, de terça-feira, dia 6 de dezembro, no plenário 13, da Câmara dos Deputados.
O encontro contará com a presença do presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Luiz Fernando Zancan; prefeitos e representantes dos vereadores das regiões produtoras do carvão mineral. De Candiota estarão presentes o Prefeito Folador, o Vereador João Couto e o Presidente do Sindicato dos Mineiros de Candiota, Wagner Pinto.
O encontro terá como objetivo sensibilizar os parlamentares gaúchos para se envolverem na mobilização do setor que está sendo penalizado porque as usinas termelétricas não foram contempladas no Leilão de Energia A-5, previsto para o dia 20 de dezembro.
“O setor do carvão mineral aguarda a efetivação de políticas públicas e o envolvimento e mobilização dos parlamentares gaúchos e catarinenses, por se tratar de questão estratégica de desenvolvimento, segurança energética e apelo social”, argumenta Afonso Hamm.
Ele informou que nesta semana esteve reunido, no Ministério de Minas e Energia, com o presidente da Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE), Mauricio Tolmasquim para tratar do assunto. O encontro também contou com a presença do deputado federal Ronado Benedet (SC), o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan e o presidente do Sindicato de Extração do Carvão Mineral de Santa Catarina, Rui Hülse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Obrigado e não deixe de comentar.