segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

OSCIP Vigilantes Ambientais conclui capacitação de agentes multiplicadores em Seival

A OSCIP Vigilantes Ambientais concluiu mais um ano de trabalho de formação de agentes multiplicadores de educação ambiental com a formatura dos alunos em uma solenidade que reuniu a comunidade de Seival, e teve como patrono o Sr. Paulo Roni Motta, presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Além das autoridades locais, o Batalhão de Policia Ambiental prestigiou o evento, considerando que é um parceiro do trabalho desde o primeiro ano de realização da capacitação. Em seu pronunciamento o Sub-comandante do Batalhão, Sargento Saraiva, enfatizou que são dois seguimentos que se apóiam mutuamente, e que a PATRAM tem nos Vigilantes Ambientais uma referencia na prevenção de muitos crimes ambientais pelo trabalho educativo que a OSCIP desenvolve ao longo destes cinco anos.

A OSCIP Vigilantes Ambientais desenvolve atividades de educação e proteção ambiental e ministra gratuitamente curso de formação de vigilantes ambientais (agentes multiplicadores) aberto a interessados em preservar o meio ambiente. O curso que tem o apoio da Companhia Riograndense de Mineração, iniciou em abril aliou aulas teóricas e práticas pedagógica. O encerramento é realizado com uma cerimônia de formatura e entrega de “Certificado de Vigilante Ambiental”. A partir de então, os formados recebem da OSCIP orientação e apoio para realizarem atividades práticas de proteção ambiental em suas comunidades. Os voluntários também participam de conferências, audiências públicas, organizam mutirões, fazem palestras e desenvolvem campanhas de conscientização. No ano de 2010 a OSCIP recebeu um reconhecimento estadual pela sua atuação, com o “Premio de Responsabilidade Social” conferido pela Assembléia Legislativa, na categoria de entidades não governamentais. A distinção contempla projetos voltados para o bem-estar da sociedade e a preservação ambiental.

Trabalho é concluído com visita a Centro Conservacionista de fauna silvestre


Para encerrar as atividades do ano, os alunos foram até Santa Maria conhecer o CRIADOURO CONSERVACIONISTA SÃO BRAZ, que desde 1995 dá suporte as ações de fiscalização do IBAMA e PATRAM e BRIGADA MILITAR, na recuperação dos animais vítimas de maus tratos e oriundos do tráfico. Instalado em uma área de 26 hectares, abriga 400 animais de 125 espécies, entre aves, mamíferos, répteis e anfíbios e mantém um programa de visitação monitorada que recebe exclusivamente escolas com o projeto "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA", sendo proibida a visitação publica. O centro se concretizou graças a perseverança e dedicação de seu criador, o Sr. Santos Braz, que voluntariamente dedicou parte de sua vida a implantação daquele projeto. O aluno Micael Caeta depois de conhecer o Criadouro fez a seguinte declaração: “Tomei uma decisão, vou me tornar um biólogo e um dia ainda vou trabalhar aqui!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.