domingo, 18 de dezembro de 2011

Breve histórico da nossa Candiota - Ano 1917

Em 1917, um técnico inglês de sobrenome Appleby organizou uma companhia para a exploração de uma jazida de carvão próxima à linha Bagé-Rio Grande, na atual Candiota. Ali foi então estabelecido um desvio ferroviário que levava às minas. As pesquisas sistemáticas na região, entretanto, iniciaram-se mais tarde. Não se tem a data de inauguração do desvio que levou o nome do inglês, mas possivelmente à posterior ao estabelecimento da empresa de Appleby.
Fonte: Revista Refesa, maio-junho 1968 e VFRGS: Relatórios anuais, 1920-68.

Um comentário:

  1. Taylor, Muito interessante esta informação. Creio que a isso se deve muitas pessoas chamarem o antigo distrito de Dario Lassance de "Aplevi" ou "Aprevi". Pesquisei o porque desta denominação e nunca descobri a origem do sobrenome Appeby. Sabia que era um sobrenome inglês. Na época em que fui secretário municipal da cultura conversei pessoalmente com o falecido historiador Tarcísio Taborda e nem mesmo ele soube dizer a origem do termo "Appleby". Realmente, o TC7 é um verdadeiro banho de cultura também... Parabéns !
    Anselmo Malaguez

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.