sexta-feira, 18 de março de 2011

Candiota recebe trigo da defesa civil

Na terça-feira, 15, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil iniciou a entrega do trigo doado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para os municípios atingidos pela estiagem. Candiota foi a primeira cidade a receber o carregamento, que será destinado à alimentação animal. O transporte do produto foi supervisionado pelo subchefe estadual de Defesa Civil, major Oscar Luis Moiano. 


Em dois dias, Candiota recebeu 12 carretas de trigo. No total, 2,1 mil toneladas serão repassadas aos produtores rurais do município. O produto está sendo estocado na Fazenda Dona Ainda, próximo à sede da cidade. A distribuição deve iniciar no final da semana. E para receber o trigo, os produtores precisam se inscrever junto à Secretaria de Agropecuária e Agricultura Familiar, localizada na sede do município. 

De acordo com o Secretário de Agropecuária de Candiota, Fabiano Oswald, este trigo deve garantir a produtividade da bacia leiteira do município. “Sem chuva desde outubro, os produtores não tem pastagem. E sem alimento, a produção de leite despenca”, explica Oswald. 

Para Candiota, o transporte de 1,5 mil toneladas será custeado pelo Estado. O restante será pago pelo município. Ao todo, serão transportadas 7,9 mil toneladas de grãos do Armazém da CONAB, em Santa Rosa, para os municípios beneficiados pela Portaria n° 07/2011, do Ministério do Desenvolvimento Social. Além de Candiota, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Bagé, Aceguá, Hulha Negra, Piratini, Cerrito, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Pedro Osório e Herval fazem parte do programa.

Opnião do Blog: Muito boa ação. Estive na quarta-feira na região do assentamentos em Candiota e a situação é realmente de calamidade. Simplesmente não há água. Os caminhões que abastecem as casas não estão dando vencimento de entregar água a todas as familias. Os poços, açudes e caixas estão secos. Não há pasto para os animais. Por isso peço, para quem tiver alguma forma de ajudar que a faça, por que pelo jeito chuva tão cedo não dever vir.

6 comentários:

  1. Ola Pablo! Concordo contigo a situação na zona rural esta bem dificil em virtude da estiagem, porem ha que se dizer que ela só não é ainda pior graças rapidez e praticidade das ações do governo municipal.
    Sempre com os olhos voltados para os problemas da estiagem, inclusive com participação efetiva do proprio prefeito indo até os locais mais atingidos. Assim concluo parabenizando as ações tomadas pelo governo municipal que tem feito de tudo para minimizar os reflexos da estiagem em nossa Candiota.

    ResponderExcluir
  2. falando em trigo, meu amigo pablo! gostaria que voce autorizase no blog a seguinte curiosidade: - È verdade que a Prefeitura municipal de Candiota patrocinou total ou parcialmente o churrasco dos 50 anos do nosso amigo Lazareno na semana passada? obrigado amigo.

    ResponderExcluir
  3. O anônimo que quer saber se a prefeitura patrocinou total ou parcial o churrasco do Nazareno, eu digo que não é o Blog que tem que buscar esta noticia e sim OS VEREADORES, de preferência um dos 4 de oposição, digo, um dos dois de oposição. Mas é preciso ter fatos concretos senão é pura intriga e ai nem os vereadores de oposição farão tal solicitação. O que eu sei de concreto é que o Prefeito pagou do seu bolso o churrasco e toda a infra- estrutura montada ai sim foi feito com o nosso dinheito, isto é, com mão de obra, hora extra, combustivel e material da prefeitura. Isto é verdade e o prefeito pode uma vez que outra contemplar um municipe no seu aniversário com algumas benesses.

    ResponderExcluir
  4. valeu anonimo das 12:19h, era só isso que eu queria saber.. então parcialmente a prefeitura patrocinou um evento de pessoa fisica, cabe aí sim a manifestação não só dos veradores mas de toda câmara, inclusive o presidente que lá estava... e depois só esperar a resposta do MP, porque aí vem ferro! não de espeto mais de xadrez!

    ResponderExcluir
  5. O anonimato nos permite dizer tudo aquilo que se visivel não diriamos. Sei que vou receber um monte de chute mas vamos lá.
    O prefeito pode pagar do seu bolso churrasco prá quem quiser. Agora se houve a disponibilidade de uma infra-estrutura para receber os convidados do Nazareno e esta foi paga com nosso dinheiro, vamos levar tal denúncia aos vereadores. Eu, particularmente, duvido que o Nazareno aceitasse tal presente, embora seja ele merecedor, eis que, lembro bem, e não faz muito tempo, ele andou viajando na sua moto e levando o nome da terrinha até no exterior. Há, mas vão dizer: ISTO NÃO DÁ DIREITO AO SUPOSTO PRESENTE. Vejam bem, eu não disse que ele tem direito, eu disse que ele é merecedor. Entre o merecer e o ser legal tem uma grande distãncia. Mas agora, mesmo que anonimamente, a dúvida paira no ar. Houve tal beneficio? Chegou a tanto? Isto só pode ser esclarecido pelos vereadores através de um pedido de informação ao executivo. Mas digo: como é anônima denúncia, os vereadores podem fazer "vistas grossas" o que eu dúvido muito. É esperar e ver. Sérgio Silva Brito

    ResponderExcluir
  6. Mas este Sérgio ai é um mala. Se ele é PMDB pq defende o prefeito? Ôô seu Sérjo me responde ou pde pros teus vereadores pedirem pro prefeito diser quanto custou o pagamento do SOM e 2 barracas grande que ele pagou pro aniversario do nazareno? Quem pagou fui eu tu o povão. é dinheiro nosso que ele usou e tem mais quanto custa o emprestimo do ginásio pra fazerem aniversário de lancherias? Ein seu Sérjo? Já que tu defende o prefeito. Sabia que tem festa de aniversario no ginasio de uma lancheria. Tu vai dizer que assim como ele deu patrocinio pro Nasareno ele tem que emprestar o ginasio pro pitibul? Ai vereadores voceis sabiem disso? o que sei é que com o aniversário do nasareno quem ganhou foi a vila operária pois arrumarão o campinho de sete e aproveitaram usando tudo pra festa do nasareno. Se tiver vereador peitudo vão ver que o folado pagou bem mais.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.