sábado, 19 de março de 2011

Sábado terá maior lua cheia dos últimos 20 anos

Neste sábado, a luminosidade e o tamanho da lua chamará atenção no início da noite. O dia 19 de março está marcado no calendário da Nasa como o dia que o satélite mais se aproxima da Terra desde março de 1993. Para completar o fenômeno, a lua será cheia.

O chamado "perigeu lunar" acontece quando a lua passa pelo ponto da órbita mais próximo ao planeta. Segundo a Nasa, o fenômeno denominado de "superlua" é sutil e só é conhecido hoje porque há tecnologia precisa para medir a distância. 

Há uma chance de aproveitar o fenômeno. Os mais curiosos podem olhar a lua no horizonte com objetos como prédios ou árvores na frente dela e terão uma ilusão óptica de que a lua está ainda maior.

No sábado, observadores mais atentos podem olhar o céu de Porto Alegre a partir de 18h21min, quando a lua nasce. No oeste do Rio Grande do Sul, próximo à Uruguaiana, a lua aparece no céu a partir das 18h45min.
Aqui em Candiota a previsão é que a lua possa ser vista apartir das 18:30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.