terça-feira, 8 de março de 2011

Do clamor da terra, a esperança da vida

Acontece hoje, no nosso município, mais precisamente no Assentamento Roça Nova, onde funciona o CEPPA-Centro de Educação Popular e Pesquisa em Agroecologia, a 34ª Romaria da Terra, realizada pela Comissão Pastoral da Terra, a diocese de Bagé (RS) e o Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul), onde são esperadas mais de 8 mil pessoas e a presença já confirmada do Governador do Estado Tarso Genro, um evento que traz como tema  "Do clamor da terra, a esperança da vida",.

Este tema está ligado à Campanha da Fraternidade. Segundo os organizadores, a romaria propõe o esforço comum e urgente pela proteção, pela conservação e pela restauração da natureza. Retoma a necessidade da verdadeira reforma agrária e da adequada política agrícola, tendo como horizonte um modelo de desenvolvimento integral e solidário, baseado em uma ética que inclua a responsabilidade por uma autêntica ecologia natural e humana.

Fraternidade e vida no planeta
Também hoje, às 14h, a CNBB, através da Regional Sul 3, abre a Campanha da Fraternidade em Porto Alegre,  como o tema nacional  do Meio Ambiente.
Na quarta-feira de cinzas começa o período em que Igreja Católica celebra a quaresma, termo usado para designar o período de quarenta dias que antecedem a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de páscoa. 
A quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, tempo em que os católicos realizam a preparação para a Páscoa, dedicando os dias à conversão espiritual. De acordo com seus organizadores, como esta é uma época de reflexão, o objetivo da discussão sobre o planeta é justamente lembrar que não há como virar as costas para os problemas ambientais. Entre as discussões, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, suas causas e conseqüências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.