quinta-feira, 31 de março de 2011

O anonimato

O anonimato ja foi assunto neste espaço no dia 25 de fevereiro. Quem quiser ler clique aqui.

Mais uma vez volto ao tema em consideração aos meus queridos leitores.

As pessoas que lêem e interagem em um blog, reconhecem a importância dos comentários. Os que são vítimas de comentários, na maioria das vezes, repudiam a prática.

Os comentários dos leitores contribuem com idéias, criticas e troca de opiniões. O blog se torna mais interessante, “vivo”. Estudiosos do mundo inteiro consideram a prática do anonimato na internet, liberdade de expressão.Basta pesquisar sobre o tema para conferir.

Eu valorizo muito esta interação e os leitores também, visto que a última realizada enquete realizada pelo blog apontou que mais de 70%  se diz a favor dos comentários anônimos.


Nos debates anônimos todos somos iguais. Quem lê não sabe se a pessoa que está comentando é doutor, prefeito, deputado, Colorado, Gremista, situação ou oposição.

Temos muitos exemplos de uso do anonimato que compravam sua importância:
A justiça quando julga necessário, protege a identidade, como por exemplo o disque denúncia.
Anonimato não é algo que foi inventado com a Internet. O anonimato bem como o uso do  pseudônimo, que também é uma forma de anonimato, ocorre ao longo da história. Por exemplo, William Shakespeare é provavelmente um pseudônimo, o nome real do autor famoso não é conhecida e provavelmente nunca será conhecido.

Em uma matéria do jornal O Estado de S. Paulo, que trazia como título, China proíbe comentários anônimos na Internet, o texto destacava que aquele gigante comunista decidira proibir comentários anônimos na Internet, em mais um endurecimento do controle sobre 400 milhões de internautas do país, eis que a internet se transformou em um poderoso instrumento de denúncia de abusos de líderes do Partido Comunista, sendo que muitos deles perderam seus postos. 

O governo chinês ainda bloqueou o acesso a milhares de sites que considerava “separatista” entre os quais os ligados ao dalai-lam e aos movimentos que clamavam por reformas DEMOCRACRÁTICAS no país. 

Estamos vivenciando a queda de governos no mundo Árabe provocadas através do uso da Internet.


E vocês acham que devemos coibir esta prática?

Alguns poderiam dizer: Mas vivemos em uma democracia, a ditadura foi vencida, portanto não precisamos mais usar o anonimato para se opor a governos. Vivemos em uma democracia que ainda é criança. Atrevo-me a dizer que em algumas situações vivemos em uma ditadura disfarçada de democracia. Quem é governo está bem, quem contrapõe este, cuide-se!

Mas mesmo assim, por vezes me deparo com pessoas com outros propósitos, como para ofender, difamar e agredir, estes são moderados de acordo com a Política de Comentários desde blog, para não expor meus leitores a mensagens desagradáveis. Entretanto, ao longo de mais de um ano, conclui que pessoas que participam de forma reprovável são minorias. 

Mas não deixo de publicar criticas moderadas a agentes políticos por suas ações ou omissões, que a propósito, também se utilizam do anonimato em votações secretas.

Portanto não vejo motivos para impedir esses visitantes de comentar e participar.

Hoje o blog Teclando o 7 não é somente do Pablo, é da comunidade Candiotense, que encontrou aqui um espaço para debater e formar opniões. E não são poucas. No último mês foram mais de 10 mil.

Eu sei que é impossível agradar a todos, mas um blog sem leitores morre e perde o sentido.
Um blog sem participação e um blog que fala sozinho. 

Por tudo isso, agradeço aos leitores e aos comentaristas anônimos ou não. Aos que tentam me importunar, fiquem a vontade, pois vocês são mais uma prova de que, nesta página, somos lidos no plural.

10 comentários:

  1. Pablo, eu assino meus comentários, mas concordo com o anônimato na maioria das vezes. Não só por todas as razões que expusestes no texto, mas também porque Candiota é uma cidade pequena, dominada pelo P da Política e dos Partidos e há sim, muita perseguição. Tenho um amigo que está com risco de perder um contrato porque fez um comentário que chegou distorcido aos governantes da cidade. Imagine, se um governante (prefeito ou vereador) é capaz de dar atenção para boatos e fofocas, em que lugar vivemos? Acredito que há coisas maiores para se preocupar e essa atenção a 'fofocas' é sim uma forma de perseguição e até mesmo de inexperiência. Estamos ainda com problemas de água na cidade, estamos ainda com problemas da estiagem e desemprego, saúde, educação entre outros que são comuns a qualquer cidade. Há também avanços consideráveis e creio que é com isso que quem elegemos deva se preoucupar e não com mediocridades. Enfim, muitas pessoas ainda precisam se esconder no anonimato para expressar suas ideias e opiniões. A democracia em Candiota é um utopia pois a maioria de quem fala o que pensa especialmente em relação aos poderes públicos (Legislativo e Executivo)sofre represálias, então há uma ditadura do silêncio implicita perante a muitos moradores/trabalhadores da nossa cidade. Teu blog hoje é a nossa única mídia democrática. O único lugar onde o povo (anônimo ou que assina) tem voz e vez sem distinções. É onde realmente há o retrato da cidade de Candiota, sem vínculos comerciais ou ideologicos. Parabéns e continue dando a "voz" para quem quer falar para que continues com o teu recorde de acesso e credibilidade.

    ResponderExcluir
  2. Sempre que posso ecesso esse blog e nunca me deparei com comentários de caráter discriminatório, preconceituoso ou com ofensas pessoais. Ser contra a liberdade de expressão, respeitando a lei, é ter miopia política ou ser antidemocrático.

    ResponderExcluir
  3. Vai pedir um estágio ou um contrato emergencial lá na prefeitura ou para um vereador e depois acessa o blog e faz um comentário, identificando-se, e diz que a educação no município é um caos.

    Será que você vai conseguir o emprego, mesmo tratan-se de um bom profissional ?

    ResponderExcluir
  4. Pera ai, mas não pode dizer que a educação em Candiota é um caos (é proibido e não é verdade).

    Só tá faltando professor de física,matematica, merendeiras..., as aulas iniciam no final de março e ... (perdão não falo mais porque sou anônimo).

    ResponderExcluir
  5. A educação de Candiota, no municipio tá feio a coisa e o Praden não foi renovado segundo fonte para escolas estaduais sabem porquê? PORQUE O PREFEITO DISSE QUE AS ESCOLAS É QUE QUEREM ESCOLHER QUEM BOTAR LÁ.
    Eu acho que elas tão certas, senão os vereadores do pmdb que tão do lado do prefeito botam só os deles. hahaha e já tem um monte de pmdb na prefaaaa.

    ResponderExcluir
  6. tem que ter mesmo! o prefeito precisa dos veradores do pmdb e assim fazem a troca de favores... smpre foi assim e como pt não é diferente.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo do dia 03 de Abril.
    O PRADEN foi cancelado por ordem do tribunal de contas se tu não sabes não coloca informação errada, por isso que as pessoa falam oque não sabem.

    ResponderExcluir
  8. o tribunal de contas tem que ser preso, pois tudo é culpa dele, assim fica facil de justificar as omissões.. pobre do povo de candiota!

    ResponderExcluir
  9. EDUCAÇÃO em Candiota ta do jeito que ta porque não temos sec. de educação, voces sabem que o sr. JOÃO ROBERTO (sec. de educação) vai ter que depor no ministerio publico por IRREGULARIDADES na sua pasta?por ter usado carro da prefeitura para sua familia?

    ResponderExcluir
  10. Tu gostas mesmo é de comentários anônimos, para ver o circo pegar fogo, pois os meus comentários assinados não publicastes.
    Vai um anônimo agora, quero ver se vais postar.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.