terça-feira, 8 de março de 2011

A cidade Mais Poluída do Mundo

Por: Taylor Lima

Movido pela Campanha da Fraternidade da CNBB, volto ao tema do meio ambiente, objeto de muita interação nesse conceituado Blog de Candiota.

A poluição é um fator que agrava as condições do meio ambiente, ela provoca efeitos negativos tanto no solo, como na água e no ar. O homem não contém o desenvolvimento em função da preservação ambiental e por isso algumas cidades estão se tornando verdadeiros lixões.  

Um estudo realizado pelo Blacksmith Institute, dos EUA, aponta Lifen, localizada na província de Shanxi, o coração da industria de carvão na China, como a cidade mais poluída do mundo.
Também foi escolhida como uma das dez mais sujas cidades do mundo pelo site Popular Science.


VENTO NOCIVO: Garoto usa máscara para se proteger da poluição em Linfen, China. Resultados preliminares de um estudo conduzido em Tongliang, China, revelou que crianças expostas ao ar poluído durante a gestação estão mais sujeitas a mutações de DNA -- e mais suscetíveis a problemas de desenvolvimento -- que aquelas cuja mãe respira ar mais puro durante a gravidez.

Na China, as pessoas se sentem abandonadas: Elas pensam que a limpeza da poluição ambiental deve ser uma prioridade, uma opinião compartilhada por 93% dos moradores da província de Shanxi, de acordo com uma recente sondagem do governo. O mesmo estudo, mostra que 91% dos prefeitos das cidades na Província tem medo que medidas ambientais prejudique o progresso econômico, a exemplo de provincianos prefeitos do nosso Brasil.


Segundo estimativas da organização Mundial da Saúde, doenças provocadas pela poluição do ar matam 656 mil chineses por ano.

Na Shanxi da China, como em algumas províncias do Brasil, o crescimento econômico esmaga e mascara as preocupações,  manifestações  e ações ambientalistas. 

Entretanto, apesar da árdua luta, a melhoria na cidade de Linfe é notável, dizem os especialistas: “As mudanças estão sendo impulsionadas por empresas, no auto-interesse e transferindo as prioridades políticas”.
  
Por ironia e fé, quero citar o provérbio Chinês que diz “TODAS AS FLORES DO FUTURO ESTÃO NAS SEMENTES DE HOJE”, acreditando que a Campanha da Fraternidade/2011, da CNBB,  seja boa semente em solo fértil. 

Até porque, outro provérbio Chinês nos ensina que:

“PODEMOS ESCOLHER O QUE SEMEAR, MAS SOMOS OBRIGADOS A COLHER AQUILO QUE PLANTAMOS”

6 comentários:

  1. PABLO; DIAS PASSADOS SOUBE QUE A KETLEN GRALA ESTAVA APOIANDO A OBRA DO ATERRO SANITARIO DE CANDIOTA(?) AGORA DESCOBRI O PORQUÊ: O GILDAIR PAIXÃO FORMOU-SE EM ENGENHARIA COM APOIO FINANEIRO DO ODILO, SURGIU ESSA OPORTUNIDADE DE EMPREGO, ENTÃO O ODILO (QUE CONTINUA CONTRA O ATERRO) PEDIU A KETLEN QUE APOIASSE O EMPREENDIMENTO E DESSA FORMA HAVERIA OPORTUNIDADE DE EMPREGO PARA O GILDAIR SEU AFILHADO. E FOI O QUE ACONTECEU. (ATÉ O GILDAIR É CONTRA O ATERRO, EMBORA TENHA COLOCADO AQUELA NOTA DE APOIO NO PRIMEIRA FOLHA, MAS EMPREGO DE ENGENHEIRO NA PORTA DE CASA NÃO É PARA TODA HORA. ABRAÇÃO!!!

    ResponderExcluir
  2. Esaa foi boa só faltava essa, vemos cada coisa em Candiota se falar não acreditamos.

    ResponderExcluir
  3. porque nao construir uma usina de reciclagen
    É nao tem ninguem formado em energias renovaveis. Sera que eu nao arrumo p/ fazer enrgias renovaveis um belo patrocinio. he he he!

    ResponderExcluir
  4. Amigo Tailor, leio seguidamente tuas postagens, tanto aqui no Blog quanto no 1ª Folha a respeito de meio ambiente. Não raras vezes, este apedeuta ambiental, pinça alfinetadas leves ao dirigente maior do municipio de Candiota no tema ambiental, e principalmente, no que se refere ao Aterro. Fostes brilhante na Audiência que tratou sobre o Aterro. Juridicamente per-fei-to. Manietastes o empreendor ao ponto de fazê-lo perder a paciência. Trouxe à luz dos candiotenses, e porque nâo dizer, dos integrantes daquela mesa, ilicitos, até prova em contrário, cometidos pelo empreendedor até àquele momento. Agora caro amigo, objetivamente, o que vais fazer, ou melhor, o que vamos fazer, depois que os primeiros caminhões começarem a chegar aqui? Enquanto eles não chegam eu te pergunto: àqueles ilicitos, até prova em contrário, foram ou estão sendo motivos de alguma ação, mesmo que individual por tua parte junto ao Ministério Público? Vc viu ou ouviu algum movimento por parte dos nossos vereadores (ambos os partidos) no sentido de um melhor esclarecimento a respeito daqueles fatos? Não seria este um tema prá ser discutido e elucidadado pelos nossos edis? Por fim te "cutuco": estarás ao lado desse grupo, do qual faço parte, que está pronto a interromper passivamente a MAC por ocasião da chegada dos primeiros caminhões de lixo em Candiota? Um abç do plenamente identificado - Sérgio da Silva Brito

    ResponderExcluir
  5. Tailor, na postagem em que me dirigi a vc, quero reparar a frase em que consta:
    ... não raras vezes "este" apedeuta....
    Retifico para: .... não raras vezes "esse" apedeuta...., isto é, "este", no caso do texto seria você e eu quis referir a mim, portanto, o termo a seu usado é "esse".
    Retificado, te agradeço.
    Sérgio da Silva Brito

    ResponderExcluir
  6. Caro Sergio Brito, o da Silva.

    Só para enfatizar, no artigo que escrevi semana passada, postado hoje neste Blogo, digo que uma empresa pode trazer aumento do PIB, mas se for acompanhada de uma degradação ambiental será perde qualidade de vida.

    Quem me conhece sabe, e não é de hoje, que sempre me preocupei com questões ambientais, a exemplo do que ocorreu na década de 1980, quando lideramos uma baixo-assinada contrária ao lixão que a CEEE fez na Malha/Mina I (atrás do Hotel Dal Cortivo).

    Também não é de hoje, que passei a valorizar e buscar qualidade de vida.

    Sou radicalmente contra o Aterro Sanitário da Metade Sul e minhas opiniões não são de caráter político-partidário e sim, acima de tudo, uma questão de convicção.

    Logo, na esteira da defesa do meio ambiente e busca da qualidade de vida, sou um soldado de prontidão para a guerra, se necessário.

    Um abraço irmão de luta.

    Taylor Lima

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.