terça-feira, 1 de março de 2011

Mais 15 dias para o Ibama

O Ministério Público Federal prorrogou por mais 15 dias o prazo para que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apresente solução no sentido de resolver os problemas ambientais ou suspender as operações do Complexo Termelétrico de Candiota - Usina Termelétrica Presidente Médici. A solicitação de adiamento foi feita pelo novo presidente do órgão, Curt Trennepohl, e deferida pela procuradora da República no município de Bagé, Paula Schirmer. 

Em ofício enviado ontem, Curt Trennepohl justifica que assumiu a presidência do Ibama na última sexta-feira, e pretende, nesse novo prazo solicitado, apresentar “a proposta de solução para os problemas de funcionamento do Complexo Termelétrico de Candiota, objeto da Recomendação nº 02/2011, da PRM/Bagé/RS”.

No último dia 4, a procuradora da República expediu duas recomendações ao presidente e ao diretor de Licenciamento Ambiental do Ibama, estabelecendo o prazo de 15 dias para que suspendessem a Licença de Operação da Termelétrica de Candiota, bem como se abstivessem de conceder quaisquer licenças ambientais ao empreendimento até que fosse atestada a viabilidade ambiental do mesmo. 

De acordo com Paula Schirmer, a resposta enviada pelo presidente do Ibama demonstra que o órgão governamental está interessado em solucionar os problemas que podem ocasionar para a população danos socioambientais irreversíveis e de significativa expressão. Nesse sentido, ela resolveu prorrogar o prazo.

Fonte: Jornal Minuano

16 comentários:

  1. Bom Dia Pablo,
    Parabéns pelo bom trabalho de divulgação e meio de oportunizar opiniões.

    Lembro quando cheguei a candiota para implantar a fábrica de cimento da Cimbagé. Muita oposição, pressaõ para que a fábrica não fosse construida. diziam que as vacas da região iriam perder os dentes, etc.

    Agora surgem novas pressões ambientais com a CGTEE e o lixo.

    Penso que estes assuntos devam ser tratadas com cautela. O Brasil necessita de energia. Temos que minimizar os efeito da emissão de gases. Emitir gases menos poluentes.

    Paralizar as atividades da Usina, nem pensar.

    Quanto ao lixo, penso em meios de melhor aproveitá-lo. O lixo é um produto muito rico. Com base nele podemos intalar na região Indústrias de produtos reciclados.

    A matéria orgânica, bem selecionada pode originar adubo organico para a agricultura local. Os gases, bem recuperados podem servir de energia para as fábricas de cimento e usina (ciclo misto).

    Penso que, em vez de simplesmente ficarmos contrario ou a favor, deveríamos abrir um grande debate na busca transformarmos candiota na Capital Mundial da reciclagem de lixo e exemplo de aproveitamento racional do carvão.

    Não podemos esquecer que as plantas necessitam de CO2 para permancer vivas e que os carros e caminhões nas ruas poluem muito mais q as usinas modernas a carvão.

    Talvez uma solução menos nefasta ao meio ambiente seja trocar os automóveis, treins, caminhões a combustão por veículos elétricos e preserva as Usinas termelétricas existentes.

    Precisamos buscar o equilibrio. Neste assunto creio que não há certo nem errrado. Necessitamos ir atras doque ficará mais adequado.

    No mais, um abraço,

    JAime fernandes

    ResponderExcluir
  2. Jaime, concordo com você quando afirmas que o lixo pode e deve ser reciclado. Podemos sim ser a Capital Nacional do Carvão e digamos que em "contrapartida", sermos a Capital Nacional da Reciclagem. Por que não? Se houver vontade política é possível. Além de gerar empregos, é uma alternativa sustentável que poderia, inclusive, contar com apoios financeiros das empresas carboníferas locais, que devem investir no meio ambiente e são até beneficiadas com isso. Está lançada a ideia, vamos ver se nossos políticos pensam mesmo no coletivo, no meio ambiente...

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, sempre fui claro em meus posicionamentos em relação ao desenvolvimento. Não sou contra Usina ou aterros, sou a favor do debate para discutir o modelo de desenvolvimento que queremos. O que se tem feito até o momento é avaliar somente o desenvolvimento economico. E o social e ambiental? Vamos discutir quando? Vamos para pensar em qualidade de vida quando? Eu sou nascido e criado em Candiota e aqui pretendo criar meus filhos, portanto quero o melhor para a minha cidade. O que não podemos é deixar pessoas que vem a Candiota de passagem, recebem o salário de Candiota, muitos nem sequer moram aqui discutir o que é melhor para a cidade. Nós (Jaime, Nadiane e outros) que somos filhos de Candiota temos que pensar o que de melhor queremos para nossa cidade.

    ResponderExcluir
  4. Muito oportuno o comentário do Jaime Fernandes, exemplo de empreendedor bem sucedido no nosso município, sob a óptica de despertar nas pessoas a busca de soluções para potenciais problemas.

    Mas, de outra parte, devemos levar em conta que vivemos na região mais atrasada do RS e em um país ainda em desenvolvimento onde, mesmo em grandes aterros sanitários da região sudeste, próximo de grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o uso do metano como fonte de energética se mostra inviável.

    A reciclagem do lixo, em aterros sanitários, está condicionada a existência de empresas (fabricas) para o processamento da matéria prima (vidro, plástico, etc...) e ai nossa região distante de grandes centros consumidores enfrenta o ônus do alto custo do transporte. Além do que, como por exemplo, o empreendedor do aterro sanitário de Minas do Leão, que recebe 2 ou 3 vezes mais lixo que Candiota receberá, mesmo próximo da grande Porto Alegre, ainda na implantou a reciclagem por, óbvio, se mostrar antieconômico.

    Com relação a inviabilidade (fechamento), de empreendimentos por questões ambientais entendo, a princípio, não ser objeto de preocupação, pois tai o exemplo da Cimbagé.

    Quem não se lembra do arroio da bosta (perdoe-me pelo termo), próxima ao antigo Frigorífico da CICADE, que exalava um mau cheiro insuportável, cortando bairros de Bagé e hoje totalmente despoluído, com um frigorífico que abate mais animais que à época da Cicade, no mesmo local.

    A Cicade fechou não foi por questões ambientais e sim por incompetência e outros fatores que aqui não vem ao caso.

    Como CGTEE, CRM e CIMBAGÉ, nada tem em comum com a ex-CICADE (ou tem ?) porque a preocupação ?

    Em regra o custo de uma empresa em preservação ambiental não passa de 3%, que, no silencio das pessoas e omissão dos orgãos públicos, são transformados em mais lucros para meia dúzia de privilegiados, a exemplo do que ocorre com as empresas às margens do rio dos sinos, onde morrem milhares de peixes ano após ano, para não falar, por ora, do que está a frente do nosso nariz.

    Taylor Lima

    ResponderExcluir
  5. ESCOLA JERONIMO SEM AGUA! Temos sim muito o que se discutir em nossa Candiota. Veja: minha filha chegou agora da Escola e foi direito ao banheiro para fazer xixi, porque na Escola desde ontem não tem agua. Agora para quem reclamar: A Escola é do PT, a Prefeitura é do PT, a câmara é toda do PT, e assim todos se protegem e fica sem solução.

    ResponderExcluir
  6. ba esse pt ta dechando a dezejar .tambem tem secretario ai q ta levando filho para fazer teste em porto alegre com carro da prefeitura ai seu prefeito vamos ver esses secretario ai e vc sabe quem e.....ele ate decho os atletas de um time ai sem lugar para ficar e com fome c nao fosse o garriba iam ficar a mingua abre o olho prefeito

    ResponderExcluir
  7. Discordo veementemente do anônimo que fala da falta de água no Jerônimo quando diz que a Câmara toda é do PT. Digo, até para ajudá-lo que a maioria sim é do PT (7 vereadores) sendo 3 do PT; 2 do PDT e 2 do PMDB. Portanto não é a câmara toda. Restam 2 valentes oposicionistas (Vitor e Marcos Dal Molin) que estão peleando só com os tocos de facão, mas pelo conheço da índole dos dois, ELES MORREM SECOS E NÃO SE ENTREGAM. Por dedução vcs já sabem quem são os dois do PMDB que já são do PT.

    ResponderExcluir
  8. Eu até tenho medo de me apronfundar neste assunto, até porque não tenho conhecimento sobre funcionamento de fábricas e etc. Mas queria acrescentar Pablo, que você tem razão, nós e outras tantas pessoas, que temos aqui a oportunidade de interagirmos, estamos inciando um debate interessante mas que claro, o ideal é que saísse do âmbito do debate. Acredito eu, que existam alternativas mais rentáveis de reciclagem. Já li e assisti algumas reportagens sobre o tema, como por exemplo, a utilização das garrafas pet em artesanato, tudo sem sofrer nenhum processo industrial. O alumínio também pode ser vendido, assim como o papel e demais resíduos aproveitados em um processo mais "limpo" e economicamente viável. Quanto as Usinas, acredito que a CGTEE tenha uma equipe competente para atuar nessa situação e que podem contar com os avanços tecnológicos para amenizar a poluição se esta esta sendo demais.

    ResponderExcluir
  9. Agora esta bom a escola JERONIMO do PT antes não era e não tinha nada agora tem projeto inclusão digital, A PREFEITURA DO PT antes não tinha nada agora tem ONIBUS ESCOLAR NOVO, CALÇAMENTO E MUITO MAIS CAMARA estão até fazendo um predio novo, quando era do pmdb não tinha nada, então o senhor poderia ficar calado e não colocar comentarios sujos. Outra coisa eu vou colocar anonimo também porque tu não colocou teu nome espero que o PABLO coloque este meu comentário.

    ResponderExcluir
  10. Muitas vezes vejo aqui no blog falarem do PT, parace que outros governos que passaram foram exemplos de bons governos e sabemos que a realidade é outra bem diferente, sim alguns foram mesmo exemplos do que não deve ser mesmo, não pagar contas etc.. As criticas que fazem parace que são de pessoas que não aceitam até agora o governo ou melhor a derrota, mas isso quem fez a mudança e a escolha foi povo,somos moradores daqui e sabemos bem a realidade falhas que fazia parte dos governos anteriores.

    ResponderExcluir
  11. AGORA TÁ FICANDO BOM, CONVIDO OS CRÍTICOS A SAIREM DO ANONIMATO, AOS POUCOS, ENTENDO QUE AINDA ESTÃO ENVERGONHADOS DOS GOVERNOS ANTERIORES, MAS COLOQUEM AS MANGUINHAS DE FORA E VENHAM PRO DEBATE, GOSTAMOS DE COMPARAÇÕES, ASSIM SE AVALIA AS ADMINISTRAÇÕES, COMO DIRIA OS CANTORES CEZAR OLIVEIRA E ROGÉRIO MELO " JUNTEM MAIS UNS SETE OU OITO E NOS ATROPELEM DE LOTE"

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Pablo
    Bom vejo esse debate partidário de governos anteriores ou esse atual horas não adianta não querer enxergar sou sim PMDB e realmente o PT esta demonstrando como fazer obras fazer um bom governos a onde eu passo vejo obras então não e porq eu sou so partido contrário do q esta no governo q vou fechar os olhos não da pessoal vamos ser francos não se compara o q o Prefeito esta fazendo em 2 anos o q não fizeram em 16 anos bom ta certo tem mais dinheiro tem mas tem que saber gastar bem , resta agora nós da oposição pra ficar bonito é olhar quetos e talvez até aplaudir e se esforçar o maximo pra levantar nosso partido que esta por baixo reafirmo sou PMDB A MUITO TEMPOO E NÃO VOU MUDAR MAS REALISTA TENHO Q SER .

    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  13. Ta ficando bom. O pessoal do PT, meio de lombu duro, ta se rendendo e vendo que aqui é o grande canal de debate das questões do município.
    Com a internet é possível que a população participe de uma forma mais efetiva e que tenha uma interação maior na discussão dos problemas.

    ResponderExcluir
  14. Pablo, entra em campo e arranca do Taylor qual é o ELEFANTE BRANCO DE CANDIOTA, referido no Bloco de Notas da 1ª Folha de hoje.

    Eu acho que sei e vc ?

    George, o curioso.

    ResponderExcluir
  15. Vale ressaltar que essas obras estão sendo "pagas" pelos tributos gerados da fase "C"... Se antes não era feito nada era porque não tinha esses milhões nos cofres... basta comparar os 13 milhões arrecadados anualmente antes da fase C e agora onde são mais de 60 milhões anuais (ou mais, não tenho os números precisos).... Com dinheiro no bolso é OBRIGAÇÃO do governo investir em desenvolvimento de infra-estrutura...

    Mas se formos comparar o que os dois governos podem ser comparados, então a discussão vai para outro rumo...
    Como está sendo levado a estrutura política do governo? E os serviços básicos? Algum dos defensores convictos já precisou ser atendido no posto de saúde da sede do município?

    Um governo não se faz somente de obras, esta é uma décima parte de suas obrigações....

    Vale ressaltar que não estou aqui me posicionando a favor de nenhum governo. Apoio e dou parabéns ao Prefeito por realizar investimentos a muito tempo esperado no município, agora não podemos nos cegar e conceituar este como um governo perfeito.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde concordo com o comentario sobre receita maior etc... mas vimos o prefeito em qualquer lugar no municipio antes não se via tem erros ate pode ter mas menores ds anteriores e vale a penna ressaltar ainda restam algum tempo alias restam longo tempo pra tirar o PT DO GOVERNOO..

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.