terça-feira, 22 de março de 2011

Ministério Publico apura denúncia contra concurso de Candiota

O concurso público realizado em fevereiro deste ano para o provimento de vagas na Prefeitura de Candiota teve mais de 2,9 mil inscritos, recorde de procura no município.

O certame, porém, gerou reclamações de alguns candidatos que levantaram diversos documentos e encaminharam denúncia ao Ministério Público Federal. Acusações como favorecimento de candidatos, vazamento de questões, ligação de pessoas do governo na organização do concurso e antecipação providencial das datas das provas fazem parte da denúncia.

Um dos candidatos que encaminhou parte da documentação ao Jornal MINUANO, mas não quis se identificar, pede a remarcação das provas, permitindo que as eventuais irregularidades possam ser corrigidas. “Pedimos que, no mínimo, os prazos sejam prorrogados para que possamos concorrer em pé de igualdade e com justiça com aqueles que são afilhados do poder”, diz ele, referindo-se ao fato de que o conteúdo teria sido adiantado a cargos de confiança e funcionários da Prefeitura.
A pesquisa dos denunciantes sugere irregularidades e ilegalidades em quatro provas aplicadas aos candidatos, como questões iguais aplicadas em dias e horários diferentes, trazendo benefício para quem teve acesso às provas anteriores. As provas com as questões repetidas, também foram encaminhadas ao Ministério Público. Ainda de acordo com os denunciantes, diversas irregularidades também foram diagnosticadas no edital. 

Em contato com a reportagem do Jornal MINUANO, o promotor público André Borba confirmou que as denúncias foram encaminhadas ao Ministério Público. Ele explicou que já foi instaurado um inquérito civil em fevereiro para apurar os fatos. Informações e esclarecimentos já foram solicitados à Prefeitura de Candiota. Borba diz que não há um prazo para a conclusão das investigações, mas que, dentro de 15 dias, informações mais concretas podem ser disponibilizadas.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do município de Candiota que ressaltou que o responsável pelos esclarecimentos em relação ao concurso é somente o secretário de Administração e Finanças e presidente da Comissão de Coordenação do Concurso, José Carlos Granato, que estava em viagem e retorna hoje”.

Fonte e fotos: Jornal Minuano

17 comentários:

  1. uhuuuuuu, irão anular a falcatruagem!!!!hauahuahauahauhauhaua
    No edital diz q a pontuação minima para aprovação é 10,10,10 e 20 e tem gente com menos de 10 em algumas e está aprovado????????????
    vlw

    ResponderExcluir
  2. Ainda não significa que vai ser anulado, mas há uma grande chance que será, ao anonimo das 13:12 eu também fiquei confuso pois na tabela era isso que dizia, tinha que acertar no mínimo 50% em todos conteúdos, mas no texto era necessário apenas 50% nas específicas e 50% no total, muito contraditório...
    Torçamos para que a justiça seja executada...

    ResponderExcluir
  3. Estudem para passar em um concurso,não vai se promotor que vai fazer passarem, e outra não vi fala de algum cargo de comissão tenha passado, isso é mentira.

    ResponderExcluir
  4. Anulação do concurso: com todo o respeito coisa de gente que não sabe conteúdo algum e que não estudou, querem anular para ver se conseguem serem aprovados, tentam de tudo que é forma encontrarem irregularidades. Por favor pessoal vamos admitir que perdemos e partir para o próximo concurso, esta ai o da Hulha Negra, deixem de perder tempo com inveja e despeito e vão estudar.
    As irregularidades apontadas sei por conhecimento próprio são infundadas tais como:conhecimento do conteúdo por parte de "alguns" candidatos, coisa de quem realmente não tem o que falar, acham que uma empresa séria como a que realizou o concurso ia sair por ai contando para alguem o que ia colocar nas provas.Ha e outra não tenho conhecimento de que a grande maioria dos aprovados tenham ligação com o governo. O maior desafio para o ser humano é admitir que perdeu....

    ResponderExcluir
  5. Acho pouco provável a anulação do concurso e além disso seria sacanagem com os aprovados. O melhor que temos a fazer e estudar para outro. Falo como aprovado mas não entre as vagas,hehehe, mas sei admitir que não foi dessa vez.Então pessoal deixem a vida dos outros e parem de inventar historinhas, façam igual a mim se escrevam para outro e estudem mais para depois não precisarem entram com açoes no MP. Valeu

    ResponderExcluir
  6. tenho informação segura que o prefeito de candiota e o seu secretario de finanças {alguem já viu em algum lugar o secrtetario de FINANÇAS sendo o responsável por um concurso} já agendaram um reunião com o promotor para tentar não anular o concurso para minimizar assim o prejuizo politico.

    ResponderExcluir
  7. Amigos leitores, ha poucos dias li neste blog um comentário de que o nosso jornal, não estava publicando matérias que podessem desagradar a administração local, pois não é que comecei a prestar a atenção e confirmei, pois agora mesmo saiu no jornal minuano e até na RBS, sobre suspeita de irregularidades no concurso da prefeitura e o nosso jornal não publicou nada, sera que o coitadinho esta desinformado ou é outra coisa mesmo.aiai uiui...

    ResponderExcluir
  8. Só um toque...quem procurou o Ministério Público para fazer algum tipo de denuncia sem um argumento plausível, e que o Ministério não acolha essa denúncia, essa pessoa vai sofrer um processo movido pela prefeitura, porque colocou em risco a idoneidade da administração publica! Então, essas pessoas que denunciaram, se o Ministerio não acolher a denunciam ja se preparem para ter um processo nas costas.

    ResponderExcluir
  9. menos!!! menos!! amigo anonimo das 10:45.. não é assim, todo cidadão pode questionar seus direitos, sem sofrer qualquer retaliações ou processos.. estamos na democracia e não na ditadura (ou a prefeitura de candiota é assim!)

    ResponderExcluir
  10. Kro anônimo das 10:45: pela sua forma de se expressar demonstras ter boa escolaridade, porém desconhece que o Ministério Público atua, inclusive, preservando a identidade do denunciante. Logo, infundadas suas previsiveis ameaças.

    ResponderExcluir
  11. Como existe gente com sentimentos como INVEJA nos dias atuais, não podem ver a alegria do outro que querem encontrar alguma coisa errada.Essa história de anulação do concurso é pura politicagem, será que vocês não enchergam, querem prejudicar o prefeito e consequentemente irão prejudicar os aprovados que estudaram e se deslocaram de diversos municipios para realizar a prova. Será que mesmo que quase descartada as possibilidades de anulação, até porque não EXISTEM ERROS que possa se dizer que favorecerão alguem, as pessoas que querem anular seram capazes de serem aprovados???, Ba pessoal por favor se não conseguiram na primeira não é o MP que vai aprovar vocês na segunda.ENTÃO DEIXEM DE SER INVEJOSOS E DESPEITADOS COMO DISSE O ANÔNIMO DAS 16:51 E VÃO VIVER A VIDINHA DE VOCÊS. VALEU

    ResponderExcluir
  12. Lei é lei, pouco importa se vai prejudicar o prefeito ou quem passou (eu passei), se estiver tudo correto, ótimo! agora se tiver problemas seria pior descobrirem daquí a algum tempo quando todos já estivessem trabalhando e tivessem que deixar os cargos.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite!
    Gostaria de deixar claro aqui que não entrei neste espaço para ofender ninguém, apenas para exercer meu direito de me pronunciar como tantos por aqui. Participei do referido certame, no qual fui aprovada e classificada em 1º lugar para o cargo de professor de Língua Espanhola, sucesso este oriundo da minha formação,de meu esforço e dedicação aos estudos e porque não, sorte? Não tenho qualquer ligação afetiva e muito menos partidária com o governo de Candiota e me sinto extremamente ofendida quando ouço ou leio que os candidatos que conquistaram o primeiro lugar, ou vagas oferecidas, sejam "cartas marcadas". Digo e afirmo: NÃO FUI APADRINHADA POR NINGUÉM, APENAS ESTUDEI E, GRAÇAS A DEUS, OBTIVE O RESULTADO DE MEU EMPENHO.
    Agradeço pelo espaço e desejo, sinceramente, poder exercer o cargo que me é de direito.
    Núria Oliveira

    ResponderExcluir
  14. Boa Noite,
    Não acredito na anulação do concurso pois em nenhum momento foi verificado irregularidades tanto na aplicação das provas, quanto questões repetidas, ou seja, qualquer das denúncias infundadas que foram expostas pela mídia.Acredito que o Ministério Público realize a devida verificação das denúncias, pois não podemos aceitar que o concurso seja anulado somente por questões entre guerra de partidos.
    Foi um processo como qualquer outro, pois estou realizando concursos já algum tempo e não vejo nenhuma irregularidade conforme está sendo dito, que a justiça seja feita, e fica aqui um apelo á todos os que realizaram o concurso e acredito que se foram aprovados foi por merecimento e não carta marcada como está sendo dito, nos mobilizemos de alguma forma contra a anulação pois a grande maioria dos aprovados não são pertencentes do municipio de Candiota, então não podemos deixar nada acontecer contra o concurso.
    O mais importante é nós como integrantes da sociedade mostrarmos que o concurso não teve nenhum tipo de fraude, e se for o caso nos unirmos(os interessados) e irmos até o Municipío para defendermos os nossos direitos.
    Acredito que a justiça será feita!

    ResponderExcluir
  15. Sou de Bagé e acredito que o concurso não será anulado. Quando resolvi me inscrever no concurso, muitas pessoas disserão que eu iria botar meu dinheiro fora, pois o concurso era de cartas marcadas, ou seja, passaria somente quem era ligado a prefeitura de Candiota, mas resolvi fazer assim mesmo, com minha convicção de que o meu preparo me aprovaria, e graças somente a meu preparo passei em segundo lugar, e agora estão dizendo que não vão chamar ninguem, pra mim isso é inveja.

    ResponderExcluir
  16. pois e tambem passei em 5 lugar com meu esforço ja vinha estudando pra varios outros quando li que tinha gente reclamando por falta de tempo quase dei risada que era carta marcada isso e uma barbaridade sou de bage e nao conheço ninguem ai da prefeitura.. acho que devemos entrar na defensoria do estado pra garantir nossa vaga.. vamo nos organizar....

    ResponderExcluir
  17. Concordo com vc anônimo das 18:33, eu tbm Passei neste concurso com meu próprio esforço, a maioria que passou não tem nada a ver com o governo, será que não são as cartas marcadas que estão movendo essas denúncias no MP, por não conseguirem passar de forma honesta com nós???? Porque pelo que parece a grande maioria dos aprovados não tem e nunca tiveram nada a ver com o governo municipal!!!!Vão estudar!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.