quinta-feira, 24 de março de 2011


Hoje, nossa querida terrinha completa 19 anos. Desde a emancipação até os dias de hoje muitas conquistas, alegrias e tristezas.

Nossas maiores riquezas econômicas estão no solo: O Carvão Mineral, o calcário e nosso solo altamente fértil para o cultivo de Uvas, arroz, pasto verde e outras tantas riquezas.

E ao completar 19 anos Candiota recebe um aviso da natureza: Um dia pode faltar água. 
Hoje Candiota arrecada por mês mais de 2,5 milhões de reais, mas arrecada também a angustia de pessoas que clamam por água. Estamos vivendo nos anos de 2010 e 2011 talvez a maior seca na zona rural de todos os tempos. Por isso precisamos mudar alguns hábitos. Será que já não exploramos demais nosso solo?  Está é a maneira correta?

Precisamos pensar o futuro.

E aqui me dirijo aos Candiotenses "natos", que nasceram e moram em Candiota a anos, que por algum motivo a vida os levou para longe da tão amada terra e a todos que possuem a maior riqueza deste mundo no coração: O amor por Candiota.

Por isso nossa maior riqueza não vem solo, vem do coração dos Candiotenses.

Aqui temos nossas familias, nossos amigos de infância, nossos amores e nossa história, por isso cabe a nós, amantes de Candiota, que pretendem viver e morrer aqui, pensar o que realmente queremos para nossa cidade.

E para mim, o mais importante é viver bem.

Viver com saúde, ter boas praças para lazer, almoçar com a familia, assistir futebol de campo nos domingos, ter boas escolas para os filhos, ter a expectativa de vida de mais de 80 anos, enfim, viver feliz. E se por acaso for possível, com um pouco de dinheiro.

Esta é a cidade que sonho e que acredito que os que realmente amam Candiota desejam. 

Hoje já me sinto realizado por viver em Candiota, mas um dia quem sabe, seremos uma cidade exemplo, para o Rio Grande do Sul e o Brasil de qualidade de vida. Que possamos dizer com orgulho: É bom viver em Candiota. 

13 comentários:

  1. Dia 24 ou 25??
    18 anos morando em Candiota sempre soube do feriado de aniversario do municipio é no dia 24 de março, hj pela manhã na parada do onibus para vir trabalhar ouvi pessoas falando que o Excelentissimo Senhor Prefeito Luiz Carlos Folador havia trocado o feriado para o dia 25 de março, povo candiotense a que ponto chegamos se Candiota faz seu 19 anos no dia 24 pq transferir o feriado para 25, tinha que ser o Folador que tudo pode e tudo sabe...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Candiota!
    Uma pena o prefeito ter trocado a data do feriado. Tinha que ser em Candiota mesmo, só aki acontece esse tipow de coisa hehehe

    ResponderExcluir
  3. O cumulo dos cumulos trocar a Data do feriado hauhauhau, trocam a data de tudoo hauhau querem mesmo fazer historia a PTzada.

    ResponderExcluir
  4. Tchê louco, matou a pau. Parabens.

    ResponderExcluir
  5. Meu Deusss o cumulo do absurdooo, trocaram a data do feriado do Aniversario do municipio... Não se espera mais nada desse governo, minha nossa Senhora.

    ResponderExcluir
  6. Só que o aniversariante está triste...
    Não teve festa e nem mesmo um bolinho para apagar as velinhas no dia do seu 19º aniversário...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo disse:
    24 de março de 2011 08:51
    Tinha muitas coisa que eram feito e com certeza tu apoiava, mas sei bem que é isso, é porque esta vendo que esta acontecendo no municipio que governo anterior nunca fez ou melhor nem um tinha feito, isso se chama dor de cotovelo, mas a gente sabi disso não esquenta.

    24 de março de 2011 09:05
    Olha o governo anterior pode não te feito isso mesmo mas também Candiota era uma vergonha era cidade conhecida como que não pagava nada que comprava e não fazia nada, tenho certeza os bolos que foram feito para aniversario do municipio até hoje quem fez não recebeu,

    ResponderExcluir
  8. q obsurdo, não tinha visto ainda um prefeito trocar o feriado municipal, e ainda o dia do aniversário, por decreto e na vespera.
    Segundo,os feriados são decorrência de lei ordinária, logo não poderia ser trocado por decreto. Tripudiou, substimou,ignorou os vereadores.
    E as empresas que se programaram no inicio do ano, considerando oferiado dia 24.
    Moral da história, hoje (24) tinha portas fechadas e portas abertas. Não era feriado, mas teve escola do muncipio que fez feriado. Lamentaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaavel.

    ResponderExcluir
  9. saude em candiota !!!!
    hoje pela manha minha esposa estava com dores,entao me pediu q ligase para o posto de saude da joao emilio,entao fiz a ligasao,ao ligar no outro lado da linha um homem me falou que o rui ta tinha terminado seu expediente,pergutei a ele se amanha teria medico,respondeu que sim,mais nao tinha mais fichas,ja tinha sido entregue aos proximos pacientes do dia seguinte,entao me disse que eu deveria pegar ficha na terça para poder ser atendido na quinta feira,candiota temos q escolher o dia para ficar doente isto e uma vergonha,nossa vila joao emilio esta tendo melhorias como a pavimentaçao}estreita pois dois carros um ao lado do outro,no meio passa so moto}mas ta bom nao podemos nos queixar algo esta sendo feito}parabens}
    mas do que adianta nao embarrar os pes,se os moradores adoesem na segunda e sao atendido na quinta,quem sabe um dia tudo isto muda,que eu possa estar postantando um comentario elogiando a saude de candiota!!
    nao sei como esta a saude nas outras vilas?
    isto nao deve ser so aqui em candiota,mas tambem sei que pode mudar,nao sei de quem e a culpa}secretario de saude ou do governo}alguem tem que mudar esta cituasao pois deste jeito nao pode ficar!!!!

    ResponderExcluir
  10. EDUCAÇÃO EM CANDIOTA:e a nossa educação em candiota esta uma vergonha porque não temos secretário de educação,e o prefeito não enxerga? Quantos escandalos o sec.de educação ja se envolveu nesses 2 anos de administração?E agora o ultimo vai ter que prestar depoimento para o ministerio publico porque andou usando o carro da prefeitura para sua familia,isso mancha a administração que até aqui é boa!Te Liga FOLADOR!!!!!

    ResponderExcluir
  11. CONCORDO PLEMANAMENTE COM O ANÔNIMO DE 29/030-10:51 HORAS.

    ResponderExcluir
  12. A SAUDE DA PREFEITURA TAMBÉM NÃO VAI TÃO BEM COMO SE VÊ OU SE DIZ POR AÍ. CAS CONTRARIO JÁ TERIA PAGO AS DIARIAS E O COMBUSTIVEL PARA OS MOTORISTAS VIAJAREM COM PACIENTES PARA POA E OUTRAS CIDADES. MEU MARIDO USA O DINHEIRO DO SEU LIMITE BANCARIO PARA ARCAR COM AS DESPESAS E SOMENTE DEPOOIS DE MUIUTO CHORO É QUE RECEBE.

    ResponderExcluir
  13. é isso mesmo, as diarias prometidas para os fucionarios que foram de bagé para cuidar o concurso a maioria ainda não recebeu.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.