terça-feira, 22 de março de 2011

Usina de Candiota: MPF vai adotar medidas judiciais para romper omissão

O Ministério Público Federal (MPF) estabeleceu, em 9 de fevereiro passado, prazo de 15 dias para que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) suspendesse as operações do Complexo Termelétrico de Candiota. Para o órgão, a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), viola, desde 2005, os padrões de emissão de poluentes estabelecidos pelo próprio Ibama. Porém, quase um mês e meio depois, as operações seguem a todo vapor nas Fases A e B da Usina Presidente Médici. 
A procuradora da República no município de Bagé, Paula Schirmer, disse que o órgão deve adotar medidas judiciais para romper esta omissão. Segundo ela, o MPF vai mover, nos próximos dias, ação civil pública ou ainda de improbidade administrativa contra o Ibama. Ela havia afirmado, ainda em fevereiro, que o parecer técnico do próprio Ibama comprovou as irregularidades da Usina, que supera em até 26 vezes os padrões ambientais. Procurado pela reportagem, o Instituto ainda não se manifestou.

O presidente da Eletrobrás CGTEE, Sereno Chaise, esteve em Brasília na semana passada para tratar do assunto. De acordo com a assessoria de comunicação da empresa, o objetivo é tentar licença ambiental, mesmo que o MPF tenha recomendado que o Ibama não emita qualquer tipo de liberação, até que seja atestada a viabilidade ambiental das obras da Fase C. Conforme a CGTEE, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) deve ser assinado, na semana que vem, em conjunto com o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Advocacia Geral da União (AGU).

A Usina Termelétrica Presidente Médici responde por 70% dos R$ 32 milhões arrecadados por ano no município. Além disso, gera energia suficiente para abastecer 1,1 milhão de pessoas e é um dos pilares do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

6 comentários:

  1. O prefeito desafiou a procuradora com vara curta, verdadeiro tiro no pé.

    ResponderExcluir
  2. Não estavam dando muito crédito a essa ação, mas a "coisa" vai "engrossar".

    ResponderExcluir
  3. Tiro no meu pé, que trabalho na usina.

    ResponderExcluir
  4. Tiro no meu pé também, passei no concurso e aguardo pra ser chamado.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns meu prefeito taai o que tu queria...
    na pxomima eleição eu quero ver tu pedir voto pq dai eu vo me lembrar do que tu ta fazendo pavimentação nao paga minhas contas...

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.