quinta-feira, 17 de março de 2011

O PIB e a Educação no Brasil

Por: Taylor Lima 

Semana passada, neste veículo de comunicação, entre outras coisas, discorri sobre riqueza e qualidade de vida. Na mesma esteira, quero pincelar sobre o aumento de investimentos no sistema educacional Brasileiro e a sua qualidade. 

Não raro, somos chamados a reflexões e ações após a concretização dos fatos (olha as usinas atômicas após o terremoto do Japão), mas há coisas que a vida nos ensina com antecedência, como por exemplo, a importância da primeira vez para o futuro de uma pessoa, que poderá marcar positiva ou negativamente por longa existência. 

Passado exato meio século, ainda tenho muito vivo na memória o meu primeiro dia de aula, quando chorava copiosamente e a professora brincava que meus olhos iriam cair. Tive dificuldades de toda ordem, fui reprovado na quarta série e só depois de dois exames de admissão consegui ingressar no ginásio. Com sua compreensão, isso vem ao caso sim! 

Esta semana, fui levar meu caçulinha à escola, era sua primeira vez. Preliminarmente, a tradicional compra de material, banho tomado, roupas e calçados confortáveis e muitíssimos incentivos e motivação dos pais. Cercados de expectativa, lá se vão os três para a Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda. 

Na frente da escola, muitas princesinhas e reizinhos, acompanhados pelo papai, mamãe ou avós, a espera do tão importante e significado momento. Depois de uma longa e estressante espera na calçada, o portão é aberto e crianças e adultos entram acotovelando-se numa estreita porta. Inevitável, como aconteceu comigo há 50 anos, uma criança chora desesperadamente. Sem mais delongas, a professora “temporária” faltou, uma heróica estagiária ou merendeira ficou com as crianças, e ainda não sei quem vai ser a primeira professora do meu filho. 

Lembro de ter ouvido o ministro da Educação, Fernando Haddad, comemorar o fato de o Brasil estar próximo de investir no setor 6% do PIB (soma das riquezas produzidas no país). Só de 2000 para 2007, o investimento anual por aluno da rede pública passou de R$ 1.574 para R$ 2.335. Em Candiota, historicamente, os valores aplicados na Educação são bem superiores ao mínimo estabelecido por Lei. Consideram-se a excepcional receita do nosso município, podemos assegurar com certeza que problemas e/ou dificuldades na Educação municipal não decorre de falta de dinheiro. 

A questão está em transformar os gastos maiores em melhorias concretas. Nesse sentido, estudos da FGV e pesquisas do Ibope são bússolas para orientar a mudança. 

Especialistas, desses institutos, não apontam a falta de dinheiro, mas a má gestão dos recursos financeiros e humanos como principal causa das mazelas da rede pública de ensino brasileira. E eles dizem mais, e não só eu, que anos letivos costumam começar sem número suficiente de professores. 

Que aluno se motivará se no primeiro dia de aula já não houve quem lhe atendesse ou ensinasse adequadamente? Pior: a resposta a essa deficiência costuma ser dada com uma solução tapa-buraco: a contratação de professores temporários, que, em geral, são transferidos com constância e não criam vínculo com as comunidades escolares. 

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) divulgados pelo MEC mostra que 24% dos municípios ficaram abaixo da meta estipulada para 2009. 

Entretanto, para orgulho dos gaúchos, o município de São Valentim aparece na 2ª colocação, com o índice excepcional de 6,2, na faixa da 5ª a 8ª série. Aqui, por importante salientar, conforme dados do IBGE/2008, São Valentim tem um PIB per capita de 12.923,00, menos da metade do PIB de Candiota que é de 30.705,10. 

Para mais um reflexão “Riqueza vs. Qualidade”: você sabia que o Índice de Desenvolvimento da Educação municipal de Candiota, ano base 2009, é inferior aos “Ideb” dos municípios vizinhos e irmãos “pobres” de Aceguá e Hulha Negra! 

Publicado na Coluna Bloco de Notas do jornal A 1ª FOLHA de 17-03-2011

7 comentários:

  1. Infelizmente esta é a realidade de Candiota.
    Até hoje não iniciou o ano letivo da Escola do Assentamento da Madrugada (extensão da Esc. Stª Izabel?). Dezenas de alunos ainda não conhecem o professor.

    ResponderExcluir
  2. Interessante a 1ª Folha dizer que o Prefeito estudou na boa escola de São Valentim e chegou a prefeituta de Candiota.
    Se boas escolas fossem, necessariamente, pré-requisito par ser bons políticos, Lula não seria o melhor presidente da história do Brasil. Ou alguém acha que o catedrático e professor Fernando Henrique Cardoso foi melhor presidente que Lula. Ah,o Fernando Collor de Melo estudou nas melhores escolas do Brasil e do extrerior e chegou a presidência, mas ninguém tem saúdade dele.

    ResponderExcluir
  3. Ao anônimo ai de cima eu digo que tem um grande grupo que morre de amores por Collor de Mello. Sabe quem? Lula, Dilma e todo o grupo que está na presidência. Há, não só do Collor mas também do Sarney, Jader Barbalho, Renan Calheiros (nata corrupta de um pMDB) que só estão mamando nas tetas do governo porque têm o apoio do governo. O PT não precisava do apoio destes malevas. Pergunto o que estes nomes podem trazer de colaboração ao governo do PT? NA-DA. Sabem porque a Fundação Sarney fechou as portas? Sabem o que o Collor ganhou pra apoiar a Dilma? Mas a grande verdade é que poucas, pouquissimas pessoas sentem saudade destes.
    Sérgio Silva Brito

    ResponderExcluir
  4. é brabo.. na escola jeronimo da residencial, as aulas começaram só no papel, falta professores em todas as turmas principalmente no segundo grau.. o diretor se esconde e não dá nenhuma explicação!espero que as aulas da madrugada já tenha começado..

    ResponderExcluir
  5. Aguém ja reparou que ultimamente, o jornal local, em especial o bloco de notas, so elogia e enaltece o governo municipal???
    problemas como na educação, saúde, qualidade da agua em todas as localidades e etc: nem passa na porta do jornal, esta tudo uma maravilha hahahaha, eu sei o que aconteceu, mas por enquanto não digo nem a pau nicolau... e depois ficam com ciúmes do sucesso do blog do Pablo!!!

    ResponderExcluir
  6. A 1ª falha é ficar de blá blá blá e não tratar das coisas sérias e importantes, como os problemas da educação no início do ano letivo. Pá de calcário nos ti ti ti e mãos à obra que Candiota agradece.

    ResponderExcluir
  7. Hummmmmm, não fala em cacário, que alguém vai ter calafrios...

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.