terça-feira, 31 de julho de 2012

15 anos de Eletrobras CGTEE

Completamos neste 28 de julho,15 anos. Somos uma empresa pública muito jovem mas com uma trajetória de vida bem marcante. Resultado do desmembramento da CEEE - Companhia Estadual de Energia Elétrica na época, um espólio a ser liquidado, privatizado, assim como outras grandes empresas brasileiras foram. Quem viveu as batalhas contra as privatizações, marco principal da implantação do neoliberalismo no Brasil, sabe como foi importante manter este patrimônio público nas mãos dos gaúchos e dos brasileiros.

Passamos por muitas dificuldades nos últimos anos e agora o momento requer muita atenção. Problemas de deficiência técnica nos equipamentos de geração em nossas unidades mais antigas deixa nossa produção diária abaixo das nossas necessidades financeiras. Assim como os nossos compromissos com o financiamento da Fase C nos levam a adotar medidas de contenção de despesas para evitar risco nos investimentos e no custeio.

O histórico da nossa empresa nos permite compreender como é difícil a travessia para consolidar uma empresa pública mesmo assim, sempre garantimos aos nossos empregados, ganhos reais na política salarial e social, progressão na carreira, distribuição e participação nos resultados e auxílios.

As termelétricas a carvão deverão responder entre 32% e 35% do consumo mundial de energia até 2050, ultrapassando o petróleo como a principal fonte energética. Até 2050, a demanda mundial de carvão deverá atingir os 12,6 bilhões de toneladas.

Pela extensão e pela economicidade das suas reservas carboníferas, o Rio Grande reúne todas as condições para continuar sendo considerado como sítio prioritário da geração termelétrica a partir do carvão mineral.

Sabemos que o Brasil precisa aproveitar suas enormes jazidas. E a energia que vem do carvão é fundamental para a segurança do Sistema Interligado Nacional. Está claro para nós que cada movimento da produção deve acontecer com um movimento correspondente no sentido da preservação e da responsabilidade social. Ou seja, a construção do futuro deve empregar a energia do carvão para clarear as noites brasileiras, mover as máquinas que trazem o progresso e iluminar os horizontes do país. Mas este uso deve acontecer em sintonia afinada com a proteção do homem e da natureza.

Recentemente concluímos a revisão do Planejamento Estratégico da empresa para o período de 2012 a 2021. Neste primeiro momento buscamos o alinhamento ao plano da Eletrobras com a participação do corpo funcional. Ainda temos enormes desafios na etapa que segue do planejamento. Pretendemos até 2021 consolidar e expandir o negócio, introduzindo novas fontes de energia, prioritariamente na matriz térmica, com práticas e resultados compatíveis aos das melhores empresas do setor elétrico nacional.

Nesta curta caminhada já conseguimos fincar os alicerces de um futuro melhor e que cabe somente a nós, nesses próximos anos, aproveitar plenamente a oportunidade histórica que estamos vivendo. Para isso, precisamos nos unir em torno desse grande desafio que é o de consolidar a ELETROBRAS CGTEE. Mas se a história pode eternizar instituições como a nossa, devemos sempre lembrar que ela é feita por pessoas.

Agradecemos a todos que nos ajudam diariamente a consolidar esta empresa que é de todos os brasileiros. Construindo um Brasil cada vez melhor. Um país que seja forte economicamente, rico espiritualmente, justo socialmente. Um país do qual possamos todos nos orgulhar sempre.

Um abraço a todos os trabalhadores(as) que ajudam a construir diariamente a Eletrobras CGTEE.

A DIRETORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.