segunda-feira, 9 de julho de 2012

Seis mil computadores no Brasil serão desconectados da internet hoje

Mais de seis mil computadores no Brasil que foram afetados pelo vírus DNSChanger (trocador de DNS), criado para direcionar os internautas para páginas falsas, serão desconectados da internet nesta segunda-feira. A medida é do FBI, a polícia federal norte-americana.

O desligamento acontece após decisão da Justiça por causa do DNSChanger. A solução é temporária e permitirá que as vítimas de computadores afetados pelo vírus providenciem a limpeza dos seus computadores e restaurem a configuração normal do DNS de sua máquina.

Com a medida, milhares de pessoas podem ficar sem acesso à internet. O número é estimado em 350 mil. O Brasil é o décimo terceiro país com máquinas infectadas, com 6.074 no total. Em primeiro lugar, vem os Estados Unidos, com 69.517, seguido da Itália, com 26.494.

O DNS (Domain Name System, Serviço de Nomes de Domínio em português) é importante porque funciona como um tradutor para a comunicação em rede de computadores. Existem vários endereços na internet de empresas de segurança que permitem o internauta fazer o teste para verificar se corre o risco de ser direcionado para páginas falsa na internet por meio do DNSChanger.

O FBI indica o próprio www.dcwg.org como alternativa. Outro link divulgado pelo órgão de segurança dos Estados Unidos é o https://forms.fbi.gov/check-to-see-if-your-computer-is-using-rogue-DNS. Caso encontre problemas, o usuário do computador deve procurar a empresa que fornece o serviço de acesso para receber orientações.

Um comentário:

  1. Pelo amor dos meus filhinhos adotados.... o que tem haver o FBI (Policia Federal do Estados Unidos) com o a internet no Brasil, para isso existe a nossa policia federal... tira isso dai.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.