quinta-feira, 19 de julho de 2012

Mais uma vez Candiota na RBS

Fonte: G1-RS


Cinzas de termelétrica cobrem carros e invadem casas em Candiota, RSMoradores da cidade reclamam da falta de controle na usina da CGTEE.








Cerca de 60% dos trabalhadores estão em greve desde segunda-feira (16).

As cinzas expelidas pelas chaminés da Usina Termelétrica de Candiota, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul, está prejudicando o cotidiano dos moradores do município, de acordo com a reportagem do Bom Dia Rio Grande (veja o vídeo). Além de correr o risco de alguma pane no sistema e um consequente risco de apagão, os cerca de 10 mil habitantes sofrem diariamente com a quantidade de cinzas emitidas.

De acordo com especialistas, a geração de energia termelétrica é uma das mais poluentes e pode causar problemas respiratórios. No entanto, a tecnologia e a instalação de filtros ajudam a controlar a emissão de gases e resíduos sólidos, o que nem sempre é realizado pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), segundo os moradores.

"O vento vem e leva as cinzas para dentro de casa. Você pode levantar cedo e passar um pano para ver que fica cheio de cinzas", reclama a dona de casa Loreni Damiani. "É um problema para estender as roupas, para manter a casa e os cobertores da cama que a gente dorme limpos", ressalta Santina Gasparetto.

Por causa da greve, apenas duas das cinco usinas da CGTEE estão em atividade no município. A assessoria de imprensa informou que um problema técnico ocasionou o desligamento dos filtros de cinzas na segunda-feira (16), que foram religados, segundo a empresa, no dia seguinte.

Mais de 60% dos trabalhadores da usina estão em greve por tempo indeterminado. A paralisação faz parte de uma mobilização nacional nas usinas brasileiras. Os eletricitários reivindicam aumento salarial superior a 10%, mas a contraproposta da Eletrobrás é de 5,1%.
Clique aqui e veja o vídeo completo da reportagem. Assim fica difícil defender.

16 comentários:

  1. Gostaria de fazer uma retificação: não é correto afirmar que é DEVIDO A GREVE que das 5 unidades geradoras da Usina Presidente Médici, apenas duas estão em operação. Essas unidades que estão fora de operação já estão há bastante tempo ( algumas a quase um ano), em razão da incompetência dos gestores e da atual administração da Eletrobras CGTEE, que é desastrosa. A empresa está sendo sucateada por esse pessoal e ninguém toma toma atitude. Socorro Dilma !!!!!!! Não tem nada a ver com a paralisação!!!!

    ResponderExcluir
  2. Taylor: coloca aí que o risco de pane pode acontecer em qualquer sistema de produção, independente de os empregados estarem em greve ou não e quanto à risco de apagão todo mundo sabe que essa possibilidade não existe, pois o sistema nacional de bastecimento é interligado. É importante esclarecer, para o bem da verdade!

    ResponderExcluir
  3. Eu me admiro de quem é morador e se presta a dar entrevista acabando com a usina, se bem que tem vereador que faz isso. Me indigna tão querendo o que morrer de fome é? Vão capina um pátio e nos deixem trabalhar.

    ResponderExcluir
  4. Parem essa greve pelo amoar de Deus, senãovamos perder a eleição para o PMDB, SE LIGAM GENTE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que conversa essa de parar com a greve da usina não tem coisa ligação com a outra.
      Para fazer comentario nesse nivel só pode ser de alguem que queira associar essa situação, mas fica tranquilo que não vai ser por essa greve que teu pmdb vai vender uma eleição.
      Se fosse por isso o Ministro de Minas e energia é do pmdb, então portanto umca coisa não liga outra.

      Excluir
    2. A greve não tem nada a ver com ganhar ou perder eleição gente - vejam bem - greve para por alguns dias o governo cede e tudo volta a funcionar. O que é muito grave é o TERMO DE AJUSTE DE CONDUTA assinado pelo Dr Sereno, governo federal e que termina com nossa usina no ano de 2017.
      Eu aconselho a não perguntarem pro PMDB e sim pro PT se isso é verdade?

      Excluir
  5. Sou concursado não to nem ai para o PT, estou brigando pelos meus direitos, gente hipócrita só pensa em boquinha, vão estudar. Ta preocupado eu não estou...

    ResponderExcluir
  6. Volto com meu questionamento: Como deixam uma cidade ser erguida no pátio de uma Usina? Pois é isso que Dario Lassance é! E agora estão cada vez mais aumentando a população. Isto é um tiro no pé pois Candiota só existe por causa da Usina e imaginem aquele povo de Dario Lassance chamando a RBS cada vez que a usina solta cinza. É bom irem pensando aonde vão se socar quando os ambientalistas fecharem a usina Médici devido as reclamações dos moradores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a tecnologia de ponta, eletrofiltros de partículas, colocam tanto dinheiro fora e não resolvem o problema porque não querem, depois todos vamos pedir na justiça indenização...

      Excluir
    2. A CGTEE não vai queres obrigar o povo de Dario Lassance usar IPI, mas vai ter que pagar na justiça pelos danos causados a saúde, quando uma pessoa ganhar na justiça, vão ter que indenizar todos.

      Excluir
    3. Ei meu amigo, não precisa entrar na Justiça por caso do IPI, o governo Federal através da equipe econômica já baxou o IPI. Agora, carros novos e toda a linha branca de eletrodomésticos novos estão com IPI zero aproveita vivente, vai numa revenda dessas da região e tira o teu carro novo com preço reduzido, mas quando fores dirigir não beba por aí você vais ter que usar um EPI. Aí sim a coisa funciona porque dano a saude tua ou dos que andam nas rodovias você pode causar e aí vais ter que indenizar todo mundo. "EPI": Equipamento de Proteção Individual. Quem sabe você já aproveita a mesma ida na revenda de carros por aí e encontra uma livraria que venda algum livro sobre siglas e dá uma lida companheiro. Faz bem pra saúde e pra mente também. "Men sana in corpore sano" decifrafra essa pra nós... um abraço,

      Excluir
    4. kkkkkkkkkkkkkk bravo!!!

      Excluir
    5. Anônimo22 de julho de 2012 12:12
      Não esta contente com a cinza?
      Mas vivemos e dependemos da cinza sempre foi assim hoje esta bem melhor do que antes hoje tem bem menos cinzas.
      Invez de pedir EPI ou falar bobagem faz o seguinte se muda de Candiota procura lugar melhor para morar porque aqui nós dependemos dessa cinza, dela que tiramos nosso sustento, estamos dando melhores condições de vida para nossos filhos que não tivemos, mas tudo isso graças as cinzas.
      Mas se muda de Candiota, por pessoas que nem você que falam essas grandes bobagens acabam plantando a não construção de novas usinas.
      Mas faz favor para nós se mude de Candiota, pode ser que ache lugar melhor, porque nós vamos seguir aqui defendendo cinza e carvão.
      SE MUDE SE NÃO ESTA CONTENTE.....

      Excluir
    6. Eu como cinza respiro cinza, não só eu mas o povo de candiota, mas tenho que defender o carvão se não muitos vão passar fome, mas sem saúde, depois o posto nos fornece remédio, quando tem. É por ter gente como tu Anônimo22 de julho de 2012 22:21, que pensa assim tem que sair de candiota mesmo, uma Usina caindo aos pedaços, não adianta tapa o sol com a peneira, estão monitorando o que? O pulmão das pessoas.

      Excluir
  7. Quando os anbientalistas fecharem a usina,não terá mais emprego,candiota ficará como o seival,e as madames terão suas casas limpinhas,e seus filhos,maridos,e netos bem longe,trabalhando ou procurando emprego rsrsrssrrsr

    ResponderExcluir
  8. EEEE NÃOOO TEEEMMM QUERE QUECHÊÊÊÊ...

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.