segunda-feira, 2 de julho de 2012

Feira recolhe 35 toneladas de lixo tecnológico em Porto Alegre

O resultado da 3ª Feira de Descarte de Equipamentos Eletrônicos superou a expectativa: foram recolhidas 35 toneladas de lixo tecnológico neste sábado, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Foram cinco toneladas a mais que o esperado pelos organizadores e 10 a mais do que o registrado no ano passado.

Das 9h às 18h, a população teve a oportunidade de se desfazer de equipamentos e periféricos convencionais de informática, câmeras digitais, baterias e celulares. Com o slogan “Não devolva para a natureza o que ela não produziu”, a feira foi organizada pela prefeitura.

Segundo a secretária municipal de Inovação e Tecnologia, Deborah Pilla Villela, cada pessoa pode produzir, em média, meio quilo de lixo eletrônico por ano no País e a maior parte da população ainda não sabe o que fazer com esse tipo de material. Deborah ressaltou que a ideia da feira é mostrar a importância do descarte correto, já que o produto pode ser prejudicial à saúde. “Chumbo e mercúrio costumam ir direto para o solo e, obviamente, para o meio ambiente, o que é ruim até para os animais e catadores que entram em contato com esses produtos nos lixões”, explica.

Os equipamentos arrecadados serão encaminhados a uma empresa de reciclagem parceira do município, responsável pelo transporte, desmonte, triagem, desmanufatura e reciclagem dos componentes. As duas primeiras edições da feira arrecadaram mais de 40 toneladas de lixo eletrônico.

Uma atração inusitada no evento foi um robô totalmente produzido à base de sucata eletrônica, de 2,3 metros de altura, que interagiu com os visitantes em tempo real. O protótipo tem um sistema operacional computadorizado que o permite falar com voz robótica e se deslocar com articulação total. Com efeitos de iluminação em alta potência, o robô dançou e abraçou o público. Uma tela multimídia de LCD no peito permite também a projeção de vídeos, tudo movido por meio de um controle remoto.

Fora do período da feira, a prefeitura mantém na cidade postos para coleta desses materiais à disposição da população, em horário comercial: Capatazia do Gasômetro: avenida João Goulart, 158; Seção Norte: travessa Carmen, 111; Procempa: avenida Ipiranga, 1.200, e Capatazia da Glória, na rua Carvalho de Freitas, 1.012. A partir de 15 de julho, a entrega de materiais também poderá ser feita na loja Leroy Merlin na Zona Norte, na avenida Sertório, 6767.

Um comentário:

  1. Falando em lixo!
    Será que o Aroldo não encherga aquelas centenas de peneus velhos e cheio de agua com larvas de mosquitos na frente do Hotel Dal Cortivo na Sede do Municipio?
    Claro que com o Sanches ele não conseguiu tirar as sucatas, mas será que também com o Dal Cortivo vai ser a mesma coisa?
    Que feio.. nem parece que temos agora uma Secretaria de Meio Ambiente em CAndiota!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.