segunda-feira, 16 de julho de 2012

Campanha eleitoral e a internet

A campanha eleitoral ja começou em Candiota, na rua um pouco morna é verdade, mas na internet ja se tem noção de alguma movimentação buscando o eleitorado digital.


Em Candiota o Blog Teclando o 7 foi o precurssor da comunicação via internet e hoje outras empresas e pessoas ja usam este meio de forma muito eficience, vide o exemplo dos amigos do Navarrina Studio que de forma irreverente explora o facebook, site e imagens como ninguem em nossa cidade. Eu sou Fã.


Na coluna Inicio de Coversa do Jornal Tribuna do Pampa de sexta-feira(13) o editor João André cita a coluna Pinheirense Karla Faria que realmente faz uma bela análise sobre o tema.


No mundo temos muitos exemplos de campanhas eleitorais via internet que deram certo. Que é muito mais que conquistar eleitores. As doações para a campanha também são um dos objetivos.  Nos Estados Unidos Barak Obama que esta em plena campanha com mais de 17 milhões de seguidores no twitter e 27 milhões no Facebook é o mestre.



E no Brasil ja vimos alguns seguidores desta forma de fazer politica na Internet. 


Na ultima campanha presidencial todos os candidatos utilizaram muito bem a internet, mas Marina Silva foi a grande professora. Especialistas acreditam que 30% dos mais de 19 milhões de votos de Marina foram conquistados pela internet. 




Nesta eleição nas grandes cidades a internet é o carro chefe de algumas campanhas. Em Porto Alegre Fortunati tenta fazer frente a grande popularidade de Manuela na grande rede que seguidamente realiza bate-papo ao-vivo pela internet com seus eleitores mantendo forte um dos principais conceitos da internet: INTERAÇÃO


E em Candiota o Facebook, email e SMS(via celular) serão mais uma das armas do postulantes a cargos eletivos.


Portanto vimos que trata-se de um terreno muito fértil, principalmente para aqueles que buscam o voto da juventude e analisando através da óptica dos candidatos realmente não podem deixar de explorar este meio, mas que se deve saber utilizar. 

Portanto muito cuidado, senão a campanha por busca de votos na internet torna-se um Cavalo de Troia.

3 comentários:

  1. Funcionarios da Camara de CANDIOTA, estão indignados com o TP de sabado 14/7 que detonou o plano trenzinho da alegria, e a divulgação de que ganham os melhores salarios publicos de Candiota.

    ResponderExcluir
  2. Intenet é de gratis...
    O Pitbull divulgações, cobra R$ 65,00 por hora de divulgação de som de campanha pelas ruas da Sede de Candiota.
    A chapa da situação o contratou por cinco horas diarias, ou seja a cada dois dias vai aí tranquilos o valor de 1 salario minimo!
    É mole ou que mais?
    Tudo pelo poder, e qualquer preço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nooosa!! De onde vem tanto dinheiro para esse partido?
      Quemsão os doadores?
      Tem como a gente saber, seu Taylor ou Pablo?
      obrigado.
      Tchau!

      Excluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.