segunda-feira, 2 de maio de 2011

CRM e IFSUL farão estudo técnico para utilização da argila da Mina de Candiota

Na sexta-feira (29), o diretor-administrativo da Companhia Riograndense de Mineração Marcio Cairuga recebeu o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Riograndense - IFSUL Antônio Carlos Brod, o pró-reitor de Pesquisa Lúcio Hecktheuer e a presidente da Fundação de Apoio ao Centro de Educação Tecnológica de Pelotas - Funcefet Verônica Silveira.Na ocasião, foi entregue ao diretor da CRM um documento que manifesta o interesse das instituições em desenvolver estudos de viabilidade técnica e econômica para utilização da argila da Mina de Candiota e das cinzas resultantes da queima do mineral. 

A argila é sobreposta à camada de carvão e a sua utilização no mercado industrial pode fomentar, inclusive, a formação de um pólo cerâmico na Metade Sul. Entre os anos de 1997 e 2001, estudos realizados pela CRM e o instituto de Pesquisa Cerâmica de Shigaraki, no Japão, atestaram a possibilidade de fabricação de telhas, tijolos e azulejos a partir destes materiais.

Um comentário:

  1. Num passado recente, quando o prefeito era Senhor Odilo Dalmolin, tentou se instalar uma ceramica em candiota, usando a argila que é retirada na exploração do carvão e que ja havia sido testada e aprovada para fabricação de produtos ceramicos, e inclusive dando incentivos financeiros, se não estou enganado na época foi para votação na camara de vereadores e um dos vereadores que votaram contra junto com os do PT foi o senhor anselmo camillo.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.